Quem teve o privilégio de assistir ao jogo que teve lugar no dia 18 de Março de 1964 no Estádio José Alvalade de certeza que assistiu a um dos maiores momentos na história do Sporting Clube de Portugal e, arrisco a dizê-lo, do futebol português.
A razão é sobejamente conhecida: o Sporting bateu nessa noite, por 5 a 0, o Manchester United de Sir Matt Busby, que fazia "renascer" os Busby Babes e contava nas suas fileiras, com nomes míticos como Bobby Charlton, Dennis Law e George Best, "virando" o resultado negativo de 4-1 da 1.ª mão dos quartos de final da Taça dos Clubes Vencedores das Taças disputada em Old Trafford.
54 minutos bastaram para marcar 5 golos (e mais um - erradamente - anulado), para alguma sorte (Dennis Law atirou ao poste quando estava isolado depois de ter ultrapassado o guarda-redes Carvalho logo após ter sido anulado o golo que seria o terceiro do Sporting) e para uma exibição de sonho de Osvaldo Silva (autor de 3 dos 5 golos - os outros 2 foram apontados por Geo e pelo célebre João Morais).
Hoje, mais de 43 anos depois, o Manchester mantém-se o mesmo colosso da altura e, apesar dos "Charlton" e "Best" serem "nossos" e chamarem-se Nani e Ronaldo, não somos nenhuns "coitadinhos", não iremos necessitar de "virar" nenhum resultado negativo, mas queremos que nos brindem com uma boa exibição e honrem o nome de Carvalho; Pedro Gomes, Alexandre Batista, José Carlos e Hilário; Fernando Mendes e Geo; Osvaldo Silva, Mascarenhas, Figueiredo e Morais!
Por isso, lembrem-se dessa noite de 18 de Março em que, como titulava o jornal «A Bola» "os diabos vermelhos viram o diabo em Alvalade" e recordemos as palavras de José Manuel Salema no programa do jogo cujo fac-simile aqui se reproduz: «Embora a tarefa pareça quase impossível, futebol é sempre futebol. Confiemos, pois, nos nossos briosos jogadores e apoiemo-los com todo o coração, incitando-os como sempre o temos feito nas grandes competições, gritando todos bem alto e numa só voz: Sporting, Sporting, Sporting!»
Sem comentários:
Enviar um comentário