quarta-feira, 12 de setembro de 2007

O factor Scolari...



Hoje vou ao nosso Alvalade ver o Portugal-Sérvia e espero sinceramente que consigamos uma vitória, que é neste momento crucial, para marcarmos presença no Euro 2008. Estava para escrever depois do jogo, mas vou escrever já, até para independentemente do resultado, falar sobre Scolari.
.
Hoje em dia diz-se que é imperdoável Portugal falhar uma competição deste tipo (Europeu ou Mundial), mas eu ainda sou do tempo, em que ficava triste, por não me saírem cromos da nossa Selecção, nas "carteirinhas" de certames desses, pela simples razão, de que Portugal "nunca lá punha os pés". Lembro-me do França 84, melhor do México 86, mas de 86 a 96 foi um vazio. Só em 96 e com base em alguns dos campeões de Riade 89 e Lisboa 91, lá nos conseguimos apurar para o Euro em Inglaterra. Dois anos depois voltámos a falhar a qualificação para o França 98 e só a partir de 2000, começámos a manter uma assiduidade, no panorama internacional, a nível de selecções.
.
Mas porque falo eu de Scolari? Scolari só chegou em 2004 e Portugal já tinha o apuramento garantido, por ser o país organizador, podem vocês dizer. Sim é uma realidade, mas uma coisa é certa, ainda há dias a rever na RTP Memória, um jogo de Portugal a contar para o apuramento de um Europeu, via-se o Estádio de Alvalade quase vazio e aí é que eu quero chegar. Scolari não é português, nunca o disse ser, muito menos disse, que desde pequeno sonhava com o nosso país, mas "Felipão" desde 2004 e com a "história das bandeiras à janela" (e obviamente os resultados) conseguiu unir Portugal (povo) à sua Selecção (de futebol).
.
Sem qualquer tipo de machismo, qual era a rapariga/mulher que vibrava com os jogos da Selecção Nacional há 5, 6 anos atrás? Quantos jogos da nossa Selecção tinham estádios compleamente cheios, como aconteceu ainda agora frente à Polónia no Estádio da Luz e vai acontecer hoje em Alvalade frente à Servia? Se não fosse um jogo decisivo e onde não andássemos de "calculadora na mão" e a depender de terceiros, para nos apurarmos, nunca Portugal (o povo) acompanhava tanto a sua Selecção Nacional como agora o faz, e aí está o seu mérito.
.
Não vou dizer que concordo com todas as opções de Scolari, não vou dizer que gostei sempre das suas escolhas, mas uma coisa é certa, desde que Scolari assumiu o comando, a disciplina impôs-se no grupo de trabalho, deixaram de haver os "compadrios" e a Selecção Nacional foi começada a levar a sério.
.
Scolari tem o mérito de ter voltado a fazer, com que o povo se unisse à sua Selecção e hoje sim, hoje podemos dizer, esta é a "Selecção de todos nós!"

Sem comentários: