sexta-feira, 21 de setembro de 2007

MERCADO A CUSTO...ZERO?!

Caro Nuno, (isto não é só para ti mas…)
O prometido é devido…e como não quero que te falte nada…cá vai mais uma … vinda do baú da minha base de dados! Como sabem actualmente a única forma de inscrever atletas até Janeiro de 2008, é se eles estiverem desempregados. Ou seja…por vezes pensamos que neste momento só não têm clube jogadores fracos… o refugo…aqueles que mais ninguém quer…e se formos a ver bem as coisas…talvez não seja bem assim.

De laterais internacionais…a centrais com tarimba…Médios experientes… e avançados recordistas…de tudo há um pouco…Só não há Guarda - Redes em condições! Dividi-os em 2 categorias: as Pérolas (que eram excelentes contratações) e os Mais-ou-Menos Preciosos (que faziam jeito!)

Pérolas
Analisando o nosso plantel e as recentes lesões que nos afectaram, defini 4 potenciais alvos, actualmente desempregados e que seriam excelentes contratações!

1- Hatem Trabelsi (nascido em 1977)



A lesão de Pedro Silva abriu uma vaga na defesa do Sporting. Hatem Trabelsi é um antigo capitão de equipa da selecção Tunisina, que tal como P.Silva pode fazer as duas laterais. Forte fisicamente e veloz, deu nas vistas no Ajax (entre 2001 e 2006) e esteve para se transferir para o Barcelona e para o Inter, mas as negociações falharam. Por esse motivo acabou no Man.City.

Em Inglaterra jogou 1 época, onde fez 20 jogos e 1 golo, acabando surpreendentemente dispensado no fim da época. Era uma boa aquisição.

2- Olivier Bernard (nascido em 1979)



Ronny está a melhorar, mas ainda é fraquinho…Had…bem Had é uma incógnita. Por esse motivo parece-me que a aquisição de um defesa-esquerdo não será totalmente descabida. Olivier Bernard foi formado nas escolas do Lyon, mas cedo se transferiu para Inglaterra, mais concretamente para o Newcastle, por quem actuou 102 vezes, apontando 6 golos.

O início de 2005 permitiu uma mudança de ares…foi jogar para o Southampton, onde fez 13 jogos. Em seguida transferiu-se para o Glasgow Rangers, mas na Escócia não foi muito feliz, dado que raramente fez parte dos planos do treinador Paul Le Guen. Actuou apenas 9 vezes. A época passada esteve no plantel do Newcastle mas não jogou nenhuma vez. É internacional sub-21 e “B” pela França e destaca-se pela garra com que actua.

3- Kléberson (nascido em 1979)



Veloso-Moutinho-Izmailov-Vukcevic e Romagnoli…indiscutível a sua qualidade. Adrien é uma grande promessa…mas…Paredes, Farnerud e Pereirinha parece que não convencem ninguém. Kléberson já foi dado como certo no Sporting e no Benfica, acabando por se transferir para o Besiktas. Trata-se de um box-to-box, que tem tido alguns problemas de lesões. Foi a surpresa de Scolari nos convocados (e nos titulares) no mundial de 2002. Foi campeão do mundo e foi pedra fundamental no escrete. Na altura transferiu-se do At.Paranaense para o Man.Utd (com a curiosidade que a foto documenta…foi apresentado no mesmo dia que Cristiano Ronaldo) onde não foi totalmente feliz dado que se lesionou gravemente num tornozelo, no 2º jogo que fez.

Em dois anos em Manchester efectuou 25 jogos e apontou 2 golos. Fergusson não contava com ele e por esse motivo transferiu-se para a Turquia! Em dois anos ao serviço do Besiktas, fez 3 golos em 42 jogos, sendo que chegou a acordo com a agremiação turca para a rescisão amigável, abrindo assim uma vaga para estrangeiro não comunitário. Digam lá…dava jeito ter um médio trabalhador com este nível!

4- Mohamed Kallon (nascido em 1979)



Eis um jogador excelente. Pode actuar como avançado móvel, ponta de lança ou como 10. É o expoente máximo do futebol da Serra Leoa. Aos 15 anos era titular da selecção serra-leonense e transferiu-se para o Lugano via-Inter, ou seja, o Inter tinha um protocolo com esta equipa helvética e contratou este diamante, dando-lhe a conhecer o futebol europeu num campeonato calmo. No ano seguinte foi emprestado ao Bologna (2 jogos) e ao Génova (26 jogos 10 golos), actuando com o número 2 (!) nas costas.

Nos anos seguintes foi cedido a Cagliari , Reggina e Vicenza, consecutivamente, apontando 25 golos nestes 3 clubes. Em 2001 regressou em definitivo ao Inter, onde permaneceu até 2004, apontando 14 golos em 42 jogos. Na época seguinte transferiu-se a título definitivo para o AS Mónaco, sendo que na época seguinte o Al Itthiad (Arábia Saudita) contratou-o por empréstimo, inicialmente para o Mundial de Clubes do Japão, mas acabou por ficar com ele durante a época de 2005-06, onde apontou 12 golos em 26 jogos, vencendo a Champions League da Ásia. Em 2006-07 regressou ao AS Mónaco. Nas 2 épocas que actuou pelo clube do principado actuou em 37 jogos apontando 12 golos. Com a lesão de Derlei, trata-se duma solução barata (custo zero) e que pode trazer golos!

Diz que são Mais-ou-Menos Preciosos
Nesta 2ª parte faço um breve apanhado de alguns jogadores que estando sem contrato, potencialmente poderiam interessar ao Grande Sporting!

LATERAIS DIREITOS


Zé Maria - Internacional brasileiro, ex-Palmeiras, Flamengo, Parma, Perugia, Inter e Levante. Actualmente treina à experiência no Sheffield utd. Foi medalha de bronze nos jogos olímpicos de 96. Um contra: tem 34 anos!



Juan Velasco - Internacional espanhol, ex- Sevilla, Celta de Vigo, Atlético de Madrid e Español, esteve presente no Euro-2000. Um contra: é espanhol ( :lol: ).

LATERAIS ESQUERDOS



Michael Svensson - Internacional Sueco, pode jogar como DE ou DC. Ex-Halmstads, Troyes e Southampton. Tem 1,88cm e 32 anos (1975)


Alessandro Pistone - Internacional sub21 e Olímpico, italiano, ex-Veneza, Inter, Newcastle e Everton. 32anos. Um contra: conseguiu ser suplente do Nuno Valente ( :lol: )

DEFESAS CENTRAIS

Estamos bem servidos nesta posição…mas nunca se sabe se podem ser necessários reajustamentos. Por isso…cá ficam 4 dc que estão disponíveis no mercado.


Roque Júnior - Internacional brasileiro, campeão mundial em 2002, vencedor da liga dos campeões em 2003, ex-Palmeiras, Milan, Leeds Utd, Siena e Leverkussen, 1,86cm e 31 anos. Um contra: Um pouco lento e “duro de rins”


Pierre-Fanfan - Internacional e recordista de internacionalizações, pelas Ilhas de Martinica, defesa central duro (às vezes violento), líder por natureza, ex-capitão de Lens, PSG e Mónaco, actuou também no Dunkerque, Glasgow Rangers, de quem se diz estar a caminho do Bursasport (Turquia). 1,89cm e 32 anos. Um contra: Temperamento demasiado agressivo. Um ponto a favor: Temperamento…demasiado agressivo. Não nos podemos esquecer que estamos a falar de Defesas Centrais!



Frederic Déhu - Internacional Francês, DC ou trinco, Líder por natureza, ex-RC Lens, Barcelona, PSG, OM e Levante. Agressivo q.b. mede 1,86cm. Um contra: 35 anos.
.


Saliou Lassissi - Internacional Costa-Marfinense, 1,85cm, 29 anos, veloz atleta pode jogar a DD ou a DC. Formado no Rennes, actuou no Parma, na Roma, Sampdória, Fiorentina, Nancy e Bellizona (Suiça). Um contra: é um jogador que tem alguma tendência para se lesionar.

MÉDIOS-CENTRO



Igor Biscan - Internacional croata, foi o mais jovem capitão de equipa do Dínamo Zagreb. Pode jogar como DD, DC ou Trinco. Tem 29 anos e mede 1,90. Ex-Dínamo, Liverpool e Panathinaikos. Venceu a Champions League em 2005 e a supertaça europeia em 2001.


.
Seth Johnson - Eis um jogador azarado: Custou 10 milhoes de euros ao Leeds…e esteve quase sempre lesionado (joelho) gravemente. Em 4 anos actuou apenas em 54 jogos apontando 4 golos, pelo Leeds Utd. Trata-se duma promessa adiada do futebol inglês (internacional 1 vez), que pode actuar como Box-to-box ou como trinco. Formado no Crewe Alexandria, deu nas vistas no Derby County. É um jogador tipo “Pittbull”! Um contra: Tendência para se lesionar.



David Thompson - talentoso médio ofensivo (ou extremo direito) formado nas escolas do Liverpool, com 29 anos. Foi convocado 2 vezes (suplente não utilizado contra Eslováquia e Macedónia) por Eriksson. Actuou no Liverpool (48jogos / 5 golos), Coventry (66/15), Blackburn Rovers (64/5), Wigan (10/2) Portsmouth (12/0) e Bolton (8/0). Um contra: Nunca se conseguiu assumir na equipa principal do Liverpool e parece estar na fase descendente da carreira.

AVANÇADOS

Há 2 que não perdíamos nada se os fossemos buscar…



Lampros Choutos - nascido em Atenas no dia 7 de Dezembro de 1979, Lampros (deve-se ler Labros) é um ponta de lança tecnicista e robusto (1,77cm por 76kg). Formado nas escolas do Asteras Polygonou e do Panathinaikos, transferiu-se ainda como juvenil para a AS Roma. Chegado a sénior teve poucas oportunidades e rumou ao Olympiakos (primeiro emprestado e depois a título definitivo), onde apontou 22 golos em 47 jogos. No clube do Piréu, formou um trio ofensivo excelente com Zahovic (so uma época, dp substituído por Castillo) e Giovanni! Em 2000 marcou 15 (!) golos na campanha de qualificação para o Euro-Sub21, e era o capitão de equipa da Selecção Helénica. Em 2002 lesionou-se gravemente num joelho. Apesar da lesão apontou golos decisivos e festejou os campeonatos de 2000, 01, 02 e 03, mudando-se depois para o Inter de Milão. Assinou por 3 épocas mas nunca se impôs. Foi emprestado consecutivamente a Atalanta, Maiorca e Reggina, sendo que nunca convenceu os Interistas que só lhe deram hipótese de jogar 1 vez com a camisola Nerazzuri, na conquista do título de 2006! Um contra: 3 anos em que jogou pouco (20 jogos / 2 golos).



Savo Milosevic - Pouco há a dizer sobre este craque. Recordista de Internacionalizações (101 jogos) e Golos (35 golos) pela Sérvia (ainda apanhou a fase Servia/Montenegro e Jugoslávia), Savo é um Tanque (1,86, 86kg) goleador que fez golos por todo o lado onde passou. Com uma carreira ilustre ( Partizan, Aston Villa, Zaragoza, Parma, Espanyol, Celta e Ossassuna) recheada de golos (PTZ-64, AV-29, ZAR-44, PAR-9, ESP-12, CEL-14 e OSS-24), Savo participou nos Mundiais de 1998 (YUG) e 2006 (Servia/Montenegro), e no Europeu de 2000 (YUG), onde foi o melhor marcador com 5 golos em 4 jogos (Kluivert fez 5 golos em 5 jogos)! Nasceu em Bjélina, na actual Bósnia Herzegovina, mas jurou fidelidade à Jugoslávia e depois da separação à Sérvia! Um contra: 34 anos e o peso duma carreira em fase descendente…será que tem combustível para mais um relançamento de carreira?!

A lista estende-se…mas não me apetecia estar para aí a falar de Marjan Hristov, Jari Litmanen, Roberto Pinto, Ray Parlour, Djétou, Danjou, Flávio Conceição, Matt Jansen, Agathe ou Aidoo...
.
Que tal?

Sem comentários: