quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Porque não aplaudi Cristiano Ronaldo



O motivo é simples e óbvio: porque ele estava a jogar num clube adversário e eu não tenho por hábito aplaudir quem marca golos ao Sporting. Podia até ser o meu pai, o meu irmão, o meu primo, o meu melhor amigo ou, até, o meu filho.

Quem marca golos ao Sporting não me está a fazer bem ao espírito. Eu não gosto que o Sporting sofra golos, nem que esteja a ganhar por 6 a 0 e o adversário marque no período de descontos e o jogo seja para o Torneio do INATEL.

Já sei o que se pode argumentar: os aplausos foram para o gesto de Ronaldo que não comemorou o golo e fez o que se pode ver na foto.

Eu sei que foi uma atitude para os adeptos do clube que lhe proporcionou jogar no Manchester United e...fazer um golo contra esse mesmo clube! E este é o problema maior - o Sporting perdeu o jogo por causa desse golo que sofreu do Ronaldo.

Do mesmo Ronaldo que vi mais vezes jogar nos antigos campos de treinos pelas camadas jovens do Sporting (em especial uma óptima equipa de Iniciados) do que pela equipa principal. Do mesmo Ronaldo que à primeira oportunidade, depois de uma intermitente primeira época, efectuada com idade de júnior, pirou-se para Manchester depois do jogo de inauguração do novo estádio, quando, segundo se diz, eles até queriam que ele ficasse por cá mais uma temporada, deixando o Sporting sem extremos, porque o Quaresma tinha sido vendido para Barcelona, e o Fernando Santos a ter que reformular tudo iniciando esta táctica do "losango" no meio campo...

Eu sei que o Ronaldo é profissional e a vida dele é esta. Sei também que seria pior se ele tivesse comemorado o golo. Mas também não vejo aquilo como sendo uma expressão de "sportinguismo", como vejo muitos ex-jogadores de outros clubes terem pelos ex-clubes deles. Limito-me apenas a registar e ficar com cara de quem sofreu um golo. Acho até que apenas consegui conceder-lhe uns aplausos quando foi substituído por causa do alívio de o ver ir embora.

Isto porque se eu fosse jogador profissional do Sporting como o Ronaldo foi, se, para muita pena minha, tivesse que abandonar o meu clube e, mais tarde, tivesse que jogar contra ele, apanhava uma diarreia um dia antes, uma unha encravada ou até, quem sabe, uma qualquer doença venérea (e todos sabemos que isso para o Ronaldo não seria assim tão difícil), mas nunca iria jogar contra o meu clube e NUNCA iria marcar-lhe um golo!

Sem comentários: