quinta-feira, 20 de setembro de 2007

De outra galáxia...



Gosto sempre destes jogos da Liga dos Campeões, o burburinho que existe antes dos jogos, as grandes equipas a visitarem o nosso estádio, o hino da "champions" e uma fé inabalável, da qual os sportinguistas se enchem, em torno da sua equipa. Ontem não foi excepção, recebíamos na 1ª jornada, tal como na temporada transacta, um colosso do futebol europeu, desta vez, o Manchester United. Como aqui disse em posts e comentários anteriores, estava confiante, mas também sou realista e sabia, que seria difícil conseguir uma vitória. Ao contrário do Inter, o Manchester é muito mais equipa, muito mais organizado e está muitos patamares acima do nosso futebol. Como se não bastasse tudo isso, têm lá um "puto", que é simplesmente... de outra galáxia.
.
Ao contrário do que muitos amigos meus me disseram, inclusivamente muitos "não sportinguistas", não acho que o Sporting tenha feito assim uma grande 1ª parte, mas atenção, não acho que tenhamos jogado mal ou que não tenhamos sido um digno adversário, acho é que num cômputo geral do jogo, o Manchester sofreu um domínio consentido e daí o Sporting, também "aparecer" mais. Ferguson, Queirós e seus pares, sabiam da valia da nossa equipa e também não vieram a Lisboa "passear". Ganharam, mas tiveram que suar.
.
Quanto ao jogo em si, acho que tivemos certinhos, mas penso que podíamos nos ter solto e arriscado mais, tentando jogar aquele futebol de pé para pé que tão bem sabemos, mas isso poderá também não ter sido, falta de vontade da nossa equipa, mas sim, a qualidade do adversário, que não nos deixou fazer o nosso jogo. Oportunidades flagrantes tivemos duas - grandes defesas de Van der Sar - uma na 1ª parte por Liedson, outra na 2ª por Tonel, não fomos eficazes e com adversários deste gabarito, é a chamada "morte do artista".
.
Num geral, acho que fizemos o que podíamos. Estamos uns quantos patamares abaixo de equipas deste nível e ainda há ali uns quantos jogadores, que não têm "estaleca" para adversários desta dimensão. De qualquer forma, acho que fomos bravos, valentes e só temos que saír de cabeça levantada. Por outro lado, não gostei nada da arbitragem do Sr. Herbert Fandel (Alemanha), não que tenha tido interferência no resultado final, mas porque acho que caiu sempre para o lado do Manchester e acabou por perdoar ali dois ou três cartões amarelos.
.
Para finalizar, gostei do público, que até final esteve com a equipa, encheu Alvalade e foi uma noite de festa, pena que não terminada com um resultado mais positivo. Ainda uma palavra, para Cristiano Ronaldo, como tinha dito antes, se quando Rui Costa visitou Alvalade pelo AC Milan não o assobiei, muito menos assobiaria Nani ou Ronaldo. Nani fez um jogo mais discreto, mas Ronaldo encheu o campo e foi ele o desiquilibrador. Apontou o golo solitário e em sinal de respeito pelo seu clube, não festejou e fez um gesto como que pedindo desculpa, foi bonito.
.
Agora, é manter a cabeça levantada e pensar já, numa vitória no próximo domingo, frente ao complicado V. Setúbal. Eu vou lá estar! Ao vivo é outra coisa!

Sem comentários: