sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Dois fantásticos jogadores, apenas um grande sportinguista.



Já era para ter falado sobre isto e depois de o meu companheiro de blogue João Caetano, ter escrito o seu último post, até era para nem estar a "bater na mesma tecla". De qualquer forma, como fizemos este blogue para opinar, vou então deixar aqui o que penso.
.
Há uns meses, no meu blogue pessoal, referi que desde 1991 admirava Figo, que mesmo naqueles tempos em que em Alvalade, se dizia que ele só caía e arrastava o cabelo no chão (aquela farta cabeleira, lembram-se?) eu sempre o admirei e desde então sempre foi o meu jogador preferido, mas também disse, que a nível de "sentimentalista" pouco ou nada tinha.
.
Sinceramente quando se realizou o sorteio da Liga dos Campeões e nos calhou o Manchester United, não pensei no caso do Ronaldo marcar um golo, pensei sim que era "lixado" ficar no grupo deles, porque têm uma grande equipa, porque Ronaldo é actualmente um dos melhores do mundo e porque seriam um opositor muito difícil. Quando agora mais sobre o jogo, se começou a falar disso, quando inclusivamente perguntaram a Ronaldo como reagiria se marcasse um golo e ele disse que não sabia, aí sim, confesso que sinceramente pensei, que Ronaldo não fosse ligar nenhuma "ao sentimentalismo" caso marcasse.
.
Pois é, mas o "puto" acabou por me surpreender. Para já, porque como já disse, não esperava que ele não festejasse e depois, porque a forma como o fez, a cara com que ficou, os gestos que teve, foram atitudes em nada falsas ou premeditadas, viu-se que "veio de lá de dentro". Às vezes sou um pouco como o Nuno Caetano, eu sportinguista como sou, se um dia tivesse a sorte de vestir aquela camisola verde e branca e se por acaso saísse, se calhar antes de um jogo contra o Sporting "lesionava-me", se não tivesse uma "lesão de última hora" acho que ia ter um daqueles dias mesmo muito maus, em que tudo me saía mal dentro de campo e muito menos teria atitudes, como certo palhacinho teve, a dizer que nunca jogaria noutro clube em Portugal e depois ir para o nosso maior rival. Mas compreendo que eles são profissionais, compreendo que Ronaldo tinha que fazer o seu jogo, mas a sua atitude, mostrou que tem tanto de profissional, como tem de humilde e agradecido a quem o "fez crescer".
.
É curioso, nunca pensei que Figo tivesse a atitude triste que teve aquele dia em Milão, ele um jogador experiente, que passou pelo Sporting, até mais tempo que Cristiano, que nem sequer estava em campo, que nem sequer foi ele a marcar o golo, foi realmente muito feio, para quem se diz sportinguista. Aliás, desde esse dia, muitos dos sportinguistas que conheço, eu incluído, ficámos como uma ideia, muito "menos boa" sobre Figo.
.
Esta quarta-feira, Ronaldo surpreendeu-me, se já gostava dele, se já o achava um "puto" humilde, hoje, ganhou todo o meu respeito e admiração. Não aplaudi o golo, porque nunca na vida aplaudirei um golo contra o meu Sporting, mas aplaudi de pé quando foi substituído.
.
Por muito que custe a alguns frustrados, que não conseguem formar um jogador de topo, há mais de dez anos, Cristiano... tu és um dos nossos!

Sem comentários: