domingo, 12 de agosto de 2007

Uma vitória do querer...



Final da Supertaça, jogo entre "grandes", ainda para mais em início de época, só poderia dar num jogo calculista, disputado a meio-campo e principalmente táctico. Paulo Bento apostou numa equipa inicial, com base no "núcleo duro" da época transacta, onde Stojkovic, Pedro Silva, Izmailov e Derlei foram as novidades.

Gostei da ideia de colocar Pedro Silva na esquerda, apostando na raça deste brasileiro em detrimento da maior lentidão de Ronny, mas Paulo Bento acabou por ter azar, pois logo aos 10 minutos o ex-Cortinthians lesionou-se. Temi que com a entrada de Ronny, Quaresma pudesse a vir a ter mais liberdade, de qualquer forma e ao contrário do que muitos jornalistas disseram, penso que Ronny neste jogo até acabou por cumprir.

O Sporting iniciou a partida, a tentar impor o futebol com muita posse de bola e circulação, como tão bem a época passada fazia, contudo a falta de ritmo e a falta da mecanismos entre os reforços e o "núcleo duro" ainda não permitiu o nível exibicional que se pretende. O FC Porto acabou por a meio da primeira parte, passar a ter mais posse de bola, se bem que as suas oportunidades de golo, foram sempre conseguidas através de bolas paradas (dois livres de Quaresma que embateram no poste, sendo que um deles já estava anulado por prévio fora-de-jogo, de Adriano) e em jogo jogado tudo estava muito equilibrado. O Sporting teve uma das suas melhores oportunidades, através de um canto, quando Derlei sei marcação no centro da área, cabeceou por cima.

Na etapa complementar as duas equipas perfeitamente encaixadas e repartindo o domínio de jogo acabaram por não dar grande espectáculo. O Sporting deu o mote com um remate de longe de Liedson logo nos primeiros minutos, Adriano e Lisandro deram a resposta, assim como João Moutinho também tentou a sua sorte. Aos 75 minutos, o momento do jogo, tabelinha entre Romagnoli e Derlei, passe de Miguel Veloso, e um pontapé fantástico de Izmailov, bateu sem apelo nem agravo Helton.

O FC Porto "mexeu", Paulo Bento também, e fez entrar Gladstone para segurar o ímpeto portista e Yannick Djaló para explorar o contra-ataque. Os portistas ainda tiveram uma grande oportunidade de golo, com um remate de Kaz ao poste, contudo já era tarde. O Sporting segurou o resultado até final e uma vitória, que além de ser sobre um dos grandes rivais, dá moral e ânimo para um complicado início de época. Vitória justa de quem acabou por ser mais eficaz e se em tempos servia de "bandeira" aos outros o "não interessar jogar muito bonito e não ganhar", agora também para nós serve o mesmo lema, vencemos e o resto é conversa. Já vi o FC Porto em Alvalade levar "banhos de bola", bolas ao poste, cortes em cima da linha de golo e no fim vencerem 1-0, e aí, nunca as suas vitórias foram questionadas. A suposta grande penalidade de Tonel, também não serve de desculpa, principalmente para uma equipa que se diz tão forte e que o seu treinador mostra a arrogância que mostra. Para não dizer outra coisa, esta vitória foi... "como limpar os dentes a meninos!"

Destaques:

Miguel Veloso: Apesar de se notar algum cansaço, pelas poucas férias que teve, Miguel continua a ser um esteio no meio-campo. Impressionante a frieza deste jovem. Foi dele o passe para o golo de Izmailov.

Polga: Tornou-se definitivamente o grande patrão da defesa. Jogo imaculado do brasileiro, atencipando-se sempre aos adversários e a não ter problemas em jogar feio e duro quando necessário. Não sei de que mais precisa Dunga, para o levar de volta ao "Escrete".

Izmailov: Algo desaparecido na primeira parte e vendo-se que ainda existe alguma falta de entendimento com os parceiros do meio-campo, acabou por subir de rendimento na 2ª parte. Inteligente, esforçado e lutador, acabou por ser a figura do jogo, ao apontar um fabuloso golo.

Os reforços:

Stojkovic: Ao contrário do esperado, não teve grande trabalho entre os postes. Uma defesa em que poderia ter segurado e no chão socou a bola para a frente e uma saída em falso dos postes, ambas na segunda parte, terão sido as suas principais falhas, a rever no futuro. Se entre os postes já mostrou ser um guarda-redes excepcional, há a reter as saídas dos postes, em futuras partidas.

Pedro Silva: Azarado, saíu aos 10 minutos de jogo por lesão. Já tinha gostado da sua entrega ao jogo na final do Torneio do Guadiana e estava a gostar do seu início de jogo ontem. De futuro poderá até vir a ser uma supresa na lateral esquerda da defesa.

Derlei: Estou a gostar da sua atitude. Nunca poderá ser o "Derlei do FC Porto" como também não será do "Derlei do Benfica", como ele disse será o "Derlei do Sporting" e apesar de ainda não ter facturado (à excepção de um golo frente ao Sintrense) começo definitivamente a pensar, que com mais entrosamento, poderá vir a ser um grande parceiro para Liedson.

Gladstone: Poucos minutos em campo, susteve a "avalanche" final do FC Porto. Cumpriu.

Sem comentários: