quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Douglas, o falso lento...



A partir de agora e regularmente irei lançar esta pequena "rúbrica" de nome: Memórias Leoninas. Não pretendo nesta rúbrica, aprofundar em demasia a figura destacada, pois para isso temos a nossa secção Figuras. Serão escolhas pessoais, de antigos jogadores, jogos ou momentos, que de uma forma ou outra, marcaram etapas na vida do Sporting.
.
------------------------------------------

William Douglas é talvez, um dos primeiros "trincos" do Sporting, que mais admirei. Feito nas escolas do Cruzeiro, chegou ao Sporting na época de 1988/89 proveniente da Portuguesa dos Desportos. Este "falso lento", tinha um posicionamento em campo irrepreensível e uma visão de jogo acima do comum. Nos dias de hoje, Miguel Veloso faz-me lembrar muito o Douglas, pois também ele era um jogador "calmo", seguro e com uma técnica evoluída.

Fez parte, da muitas vezes relembrada, "equipa de Marinho Peres", que juntamente com outros, como Luisinho, Fernando Gomes ou Jorge Cadete, chegou às meias-finais da Taça UEFA em 90/91. Lembro ainda um curioso promenor: Na entrada em campo, Douglas era sempre o último dos 11. Recordo muito bem a sua imagem, ao entrar em campo, no seu estilo peculiar, com as meias em baixo e em último lugar, atrás de todos os seus outros colegas. Esteve 4 épocas no Sporting, efectuando 124 partidas e apontando 14 golos.

Sem comentários: