quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Um nome a fixar...



Dá pelo nome de Rabiu Ibrahim, tem apenas 16 anos e o Sporting investiu nele 800 mil euros. Médio-ofensivo Ibrahim é visto na Nigéria como sucessor do mítico Jay-Jay Okocha, tendo na velocidade, técnica e remate os principais argumentos para sustentar a alcunha de “wonder kid” (miúdo maravilha). Foi no último campeonato africano de Sub-17 considerado o melhor jogador, assim como o melhor marcador, apesar de não ser um avançado.

A referência no site da FIFA, a que este jovem talento ainda “pertencia” ao modesto Gateway da Nigéria, suscitou a maior curiosidade pelos “tubarões” europeus, como por exemplo Real Madrid, Liverpool ou Arsenal. No entanto o Sporting já se tinha adiantado e numa operação que poucos conheciam, Ibrahim já tinha estado 2 semanas à experiência na Academia e a sua qualidade levou o Sporting a garantir esta “pérola” por 6 épocas.

No Mundial Sub-17, actualmente a decorrer na Coreia, a Nigéria no Grupo D, acompanhada de França, Japão e Haiti leva 2 vitórias em 2 jogos e está a ser uma das agradáveis surpresas da prova. No primeiro jogo frente à França (vitória 2-1), Ibrahim apontou o 2º golo, o da vitória aos 64 minutos. Podem neste vídeo, ver um resumo da partida e ver esta descoberta leonina em acção (é o número 10).

Hoje, no FIFA Free Live Video (O site da FIFA transmite pela net, os jogos do Mundial) estive a acompanhar em directo, parte da partida frente ao Japão. Ibrahim, canhoto, habilidoso, com visão de jogo, é o homem dos livres e das bolas paradas dos africanos. Nos cerca de 20 minutos que vi de jogo, este jovem teve promenores sinceramente fantásticos. O comentador de serviço ao jogo teve palavras como: “Tem sido uma verdadeira delícia, ver Rabiu Ibrahim esta noite em acção, este número 10 nigeriano é um dos grandes candidatos a melhor jogador do torneio”.

Nesta vitória sobre o Japão por 3-0 e que já garantiu a qualificação da Nigéria para a fase seguinte, Ibrahim não marcou, mas mais uma vez jogou muito. Tive ainda a chance de ver uma jogada sua sobre a linha de fundo e um promenor sobre um defesa japonês, num um para um, que me deixou com “água na boca”.

Atenção, fixem este nome... Rabiu Ibrahim!

Sem comentários: