domingo, 19 de agosto de 2007

Bom começo



Depois da vitória sobre o FC Porto na final da Supertaça, interessava não entrar em euforias excessivas e começar a Liga a vencer e assim sucedeu. Acho que o Sporting fez uma bela partida, os reforços estão cada vez mais entrosados e o Sporting começa a voltar a ser aquela equipa, que sabe circular a bola, empreender jogadas e juntar a um futebol bonito, a eficácia. Existiram ali ainda 2 ou 3 falhanços defensivos, algo que não tem sido muito habitual na "era Paulo Bento", mas são situações que podem ser corrigidas em breve (penso eu).

Mais uma vez e à imagem da época transacta, o Sporting entrou no jogo com personalidade, com garra e vontade de resolver cedo as coisas. A Académica até acabou por ter a primeira oportunidade da partida, mas Lito, talvez deslumbrado pelas facilidades chutou muito por cima, da baliza à guarda de Stojkovic (um dos tais falhanços defensivos). Mesmo assim ainda antes disso, aos 10 minutos, o 1º caso do jogo, pois Liedson foi derrubado na área e a grande penalidade não foi assinalada. De qualquer forma, o Sporting começou a "afastar" a ansiedade do 1º jogo da época em Alvalade e aos 26 minutos, Derlei facturou o 1º golo da partida. Ainda antes do intervalo, o inevitável Liedson, marcou o seu 1º golo da temporada, num excelente cabeceamento a cruzamento de Romagnoli.

Na 2ª parte, o Sporting manteve a sua tendência atacante eoas 67 minutos, Tonel num canto fez o 3-1. Aos 70 minutos, queixam-se os "estudantes" de uma suposta grande penalidade de Anderson Polga sobre Lito, seria grande penalidade sim, se antes Lito também não tivesse ajeitado a bola com o braço, o árbitro não marcou nenhuma das infracções. A 8 minutos do fim, a Académica reduziu através de Gyano, com uma falha de Abel, que nas costas deixou o húngaro aparecer isolado frente a Stojkovic. Pouco tempo depois, novamente Gyano poderia ter reduzido para 2-3, mas Stojkovic não permitiu, efectuando uma excelente defesa. Quase de imediato, Liedson, entre 3 defesas da Briosa, puxado, travado e "ensanduichado" sofreu grande penalidade, grande penalidade essa convertida por Moutinho, que fixou o resultado final em 4-1.
.
Como disse no início, o Sporting começa cada vez mais a entrosar-se e a dar-nos uma ideia de que podemos fazer uma boa época. Alguns erros defensivos, que poderão ser corrigidos, pois a qualidade no plantel existe, não me alarmam por aí e além. Gostei mais uma vez do futebol praticado e da atitude ganhadora da equipa e penso que vamos ao Porto, com a moral em alta e para discutir a vitória.
.
Destaques:
.
Derlei: Sou desde o ínicio, um dos que não concordei com a contratação do "Ninja", mas ele começa-me a "calar". Excelente jogo do brasileiro, não só pelo golo marcado, mas pela sua entrega ao jogo e pelo que fez os colegas jogar. Como disse o meu amigo "Czar" antes da partida: "Hoje é dia de Ninja!".
.
Abel: Talvez para mim, uma das melhores exibições deste lateral direito com a camisola do Sporting. Seguro a defender, lutador e sem medo de atacar. Scolari já lhe podia dar uma oportunidade.
.
Alvalade: Foi bom voltar a ver todo o frenesim de Alvalade em dia de jogo, já estava com saudades. Deu ainda para rever 2 dos "blogueiros" aqui do SuperSporting e saímos de lá com uma vitória e uma boa exibição.
.
Para rir:
.
Manuel Machado: O melhor treinador português, com cara de leão marinho (plageando o humorista João Quadros) teve esta genial saída: "Marcar um penalty com um jogador que fica de pé acaba por ser um pouco estranho". Bem, desde já e pela lógica deste senhor, um qualquer jogador, até pode arrancar a cabeça de um adversário na área, que desde que não caia, nunca é penalty. Depois, Manuel Machado, além de péssimo treinador, ainda tem a mania de se fazer de vítima! Quem me conhece sabe que até simpatizo bastante com a Briosa e para mim só desejo que a Académica "corra" com ele bem depressa. Há 3, 4 épocas quando o Moreirense venceu o Sporting em Moreira de Cónegos e o golo surgiu de uma jogada escandalosamente faltosa sobre Polga, não se queixou, disse que o futebol era assim, nesta 6ª feira já se soube queixar, claro que, obviamente se esquecendo, que aos 10 já o árbitro lhe tinha perdoado uma grande penalidade, que o suposto penalty a seu favor, é precedido de uma falta de um seu jogador e já aí o resultado estava "muito equilibrado" ou seja em 0-3... e fico-me por aqui, que para falar de leões marinhos, prefiro pôr a tv no canal Odisseia.

Sem comentários: