segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

A maldição dos penaltys...


.
É o quarto penalty falhado pelo Sporting na Liga, o segundo de Anderson Polga. Em sete oportunidades de aproveitar um castigo máximo, o Sporting apenas converteu três. No jogo contra a U. Leiria foi o "golpe de teatro", pois o 2º golo "matava" o jogo e perto do fim sofremos o empate. Desta vez frente ao Estrela não sucedeu, mas é algo que não se percebe.
.
Em tempos Liedson foi o marcador de grandes penalidades, é certo que o brasileiro nunca teve o seu forte, apontar golos da marca dos 9,15 metros, até concordo. Depois passou a ser João Moutinho, o nº 28 falhou e o marcador voltou a mudar. Hoje sinceramente não dá para perceber, quem treina este tipo de marcação, quem é o nº 1 da equipa a converter grandes penalidades. Ontem Romangnoli - que na última vez tinha convertido com êxito - tinha a bola na mão para marcar, depois - com ou sem ordem de Paulo Bento, que não percebi no estádio - Anderson Polga voltou a marcar e falhou. Será que foi para voltar a dar moral a Polga? Acho que um treinador competente, não dá moral a um jogador com problemas pessoais - segundo consta - a mandá-lo marcar penaltys, acho que faz isso durante a semana, nos treinos, acompanha-o psicologicamente. Além de que o Sporting não é nenhuma colectividade de bairro, uma oportunidade destas pode desiquilibrar um jogo e é algo com que não se pode andar a brincar aos "futebóis".
.
Sinceramente não consigo perceber, como tantas vezes temos desperdiçado estas oportunidades. Não se treina este tipo de situação? Num plantel de 24, 25 jogadores, não há um que saiba marcar um penalty? Será que nunca viram jogadores a fazer a paradinha? A deixar o guarda-redes caír para um dos lados? Nunca viram jogadores a apontar penaltys para o meio da baliza? Está certo que até os melhores falham, mas começa a ser ridículo tanto falhanço.
.
Eu já decidi, a partir do próximo jogo vou começar a levar a minha camisola do Sporting vestida. Pode ser que Paulo Bento pelos écrans me veja e me chame para marcar o penalty!
.
Adenda ao post original:
Curiosamente todas as grandes penalidades que Sporting dispôs foram em Alvalade. João Moutinho marcou duas e falhou duas, Anderson Polga falhou as duas em que foi chamado a marcar e Romagnoli converteu a única que apontou.

Sem comentários: