sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

«Leões» à solta em Basileia


.
Depois da vitória a semana passada em Alvalade, frente a este mesmo FC Basel - vulgo Basileia - muitas aves raras - e o termo aplica-se bem, pois a maioria eram galináceos ali dos lados do Colombo - falavam e falavam, sobre "noites negras" do Sporting como em Salzburgo ou em Viena, em que com vantagens de 2-0 e 3-0 acabou por ser eliminado. Pois é meus amigos, o FC Basel não é um colosso da Europa e nem sequer chega perto, da qualidade do colosso alemão, antepenúltimo da Bundesliga, que vocês eliminaram a 1 minuto do fim, com todo o tipo de enchidos, ou seja paio, chouriço, etc... mas pronto, lá os conseguimos eliminar.
.
Bem, agora que no primeiro parágrafo já dei resposta a certos inergumenos que me "melgaram", vou passar à minha opinião sobre o jogo. Desde já e antes do "bom", deixo logo uma pergunta a toda a equipa: "Mas porque é que vocês não se entregam ao jogo, sempre assim?!". Para mim no futebol actual, uma das coisas que logo à partida, é metade do caminho para uma vitória, é a entrega ao jogo. É com a motivação e entrega, que os jogadores colocam em campo e aliando isso, à qualidade individual, que muitos jogos se ganham hoje em dia. Num campo difícil - onde a comunicação social durante semana fez questão de dizer, que a equipa da casa era muito forte, que não perdia com ninguém - o Sporting superiorizou-se em todos os capítulos, foi forte, objectivo e claro, venceu. Sinceramente, algumas vezes durante o jogo, perguntei a mim mesmo, se esta era a mesma equipa, que às vezes se arrasta, que anda devagar e devagarinho e que parece desinteressada do jogo. E é isso que às vezes ainda mais me irrita. Saber que têm qualidade, saber que não são assim tão maus como os "querem pintar" e depois deixarem-se levar naquela agonia, naquela lentidão, que nos tem dado derrotas tão estúpidas este ano. Mas enfim, passemos à parte "boa".
.
Se ainda antes de começar o jogo, o Sporting já estava em vantagem, aos 2 minutos o golo de Pereirinha, deitou logo abaixo todas e quaisquer esperanças dos suiços e deixou-nos a nós, sportinguistas, muito mais descansados. Agora, aí é que a equipa não pareceu a mesma e ainda bem! O Sporting ao invés de se remeter, de jogar parado e paradinho por ter larga vantagem na eliminatória, não o fez. Hoje, o Sporting foi uma equipa. Hoje, estiveram unidos, compensaram os colegas, lutaram, jogaram bom futebol e claro, quando assim é, tudo fica mais fácil.
.
Rui Patrício esteve em grande nível. A defesa em algumas desatenções ainda complicou, mas chegou para as encomendas. Pereirinha esteve fantástico e terá feito, talvez um dos melhores jogos pelo Sporting. Miguel Veloso regressa a passos largos ao seu nível e assim sim, assim Miguel Veloso é um dos melhores na sua posição. João Moutinho também está a subir novamente de rendimento. Aquele passe para o primeiro golo.. genial. Rodrigo Tiuí, que muitos ainda ele nem tinha pisado o relvado já o criticavam, fez uma excelente exibição e finalmente Liedson... O «Levezinho» é aquela máquina. Quando todos já agoiravam, quandos todos já falavam tanto da falta de golos, em vez de olharem para outros lados bem piores, voltou uma vez mais a facturar. Desta vez foram só mais 2 golinhos e igualou o recorde de golos, com a camisola do Sporting nas competições europeias, pertença de Manuel Fernandes e João Lourenço (18 golos).
.
Bem, se por vezes esta equipa nos deixa tão desanimados que nem vontade de escrever temos, hoje escreveria 100 páginas, mas acho que já chega. Não interessa embandeirar em arco, se chegarmos ao Bonfim no domingo e voltarem as exibições desgarradas. Mas hoje, hoje sim, hoje o Sporting foi grande! Hoje o Sporting foi aquele Sporting do qual me orgulho!
.
Parabéns rapaziada! Venha agora o Bolton. Se mantiverem esta atitude, não serão os ingleses que nos tirarão dos Quartos-de-Final da Taça UEFA.
.
PS - Tive pena que o Bolton tivesse eliminado o Atlético de Madrid. Queria tanto assobiar e chamar todos os nomes possíves e imaginários, à "Floribella Sabrosa". Fica para uma próxima oportunidade.

Sem comentários: