terça-feira, 9 de outubro de 2007

Sonhos Czarianos 1

Saudações a todos que perderam 3 minutos para ler este artigo...ehehehe. Começo hoje uma panóplia de artigos (semanais com préquelas e sequelas...), sobre grandes jogadores que eu admiro e que gostava de ter visto um dia de Leão ao Peito! Uns mais impossíveis do que outros...mas todos eles grandes craques!

Fernando Carlos Redondo Neri

Era um grande trinco (talvez o melhor de sempre!). Carismático, técnicamente evoluído, raçudo e líder. Eis Fernando Redondo!

Ficha

Nome: Fernando Carlos Redondo Neri
Data Nascimento: 6 de Julho de 1969
Altura: 1,85cm.

Palmarés
.
.
- Campeonato sul-americano sub-17 em 1985

- Confederations Cup 1992

- Copa América 1993
.
- 2 Ligas Espanholas (1995 e 1997)
.
- Taça Intercontinental 1998
.
- 3 Champions League 1998, 2000 e 2003
.
- Taça de Itália 2003
.
- Jogador Mais Valioso da Champions League em 2000
.
No início...
.
Nascido no bairro de Androgué, em Buenos Aires, Fernando Redondo começou a sua carreira na cantera dos Argentinos Juniors (mesmo clube onde foi formado Diego Maradona), onde apontou apenas um golo em 75 jogos como profissional.
.
.
Destacou-se e a Europa chamou por ele. Entre 1990 e 1994 defedeu (acérrimamente!) a camisola do CD Tenerife. O seu primeiro treinador no clube ilhéu foi Jorge Valdano, outro monstro do Futebol Argentino. Durante estes 4 anos, o CD Tenerife (e a dupla Redondo/Valdano subsequentemente) conseguiu "roubar" por 2 vezes o título ao Real Madrid na última jornada de La Liga, sendo beneficiado o Barcelona, na contenda. Quando Valdano foi contratado pelo Real... o primeiro jogador que pediu a Lorenzo Sanz foi Redondo.
.

.
O Real - o estrelato
.


Depois duma acérrima disputa com o Barcelona e com o Milan, Redondo chegou finalmente a Madrid. Impôs-se rapidamente e fez parte de algumas das melhores equipas da história do Real, coleccionando titulos a nível nacional e internacional. Redondo jogou 6 anos em Madrid, e foi lá que atingiu o apogeu como futebolista. Era um jogador fino (apesar de algum mau feitio!) e explanou todas as suas capacidades em pleno Barnabéu! Lá, ganhou o cognome de o "Principe de Madrid" .

Na época de 99-00 foi o autor de um dos melhores lances de sempre, que prevalece no imaginário de todos os amantes de futebol... em pleno Old Trafford, Fernando Redondo teve uma sensacional jogada individual, fintando H.Berg e oferecendo de bandeja o golo a Raúl...a vêr e revêr...as vezes necessárias!


AC Milan - o final

A sua transferência para Milan em 2000, foi envolta em polémica, sendo que surgiram inclusive desacatos nas ruas de Madrid pela sua partida. Mas em Milão, o Príncipe não foi o mesmo. Arreliadoras lesões nos joelhos nas duas primeiras épocas, retiraram-lhe a possibiliadade de brilhar ao mais alto nivel. Mesmo assim ainda fez parte da equipa que venceu uma Taça de Itália e uma Champions League (companheiro de Rui Costa em 2003). Nesta altura e enquanto esteve lesionado, Redondo teve uma das mais fantásticas atitudes de humildade e profissionalismo. Durante os 18 meses de ausência, recusou-se a receber um cêntimo do Milan. Redondo achava que se não podia jogar não merecia receber, dado que sabia do investimento que o clube havia feito nele! Na época de 2003, Fernando Redondo resolve pendurar as botas depois duma terceira lesao grave no joelho.


Alvi-Celeste

Surpreendentemente, Fernando Redondo não é nem por sombras um dos mais internacionais jogadores argentinos. Na selecção principal actuou apenas 29 vezes, tendo apontado apenas um golo! Em 1990 Redondo não foi ao Mundial. A versão oficial aponta para o facto de se estar a concentrar nos estudos académicos...mas na realidade, Redondo não gostava da formula ultra-defensiva do treinador da altura, Carlos Billardo, e por isso auto-excluiu-se da selecção. O grosso das suas internacionalizações ocorreu durante a era Alfio Basile(1992-1994). Nestas épocas venceu a Copa América e participou no Mundial de 94 (EUA). O treinador seguinte foi o sempre problemático Daniel Passarella. Passarella impôs um rígido regulamento interno que tinha medidas tão absurdas como o facto de jogadores com brincos ou com cabelo grande não puderem ser chamados! Redondo achava Passarella ridiculo e os seus métodos patéticos. Por esse motivo comentou numa entrevista, meio a brincar, meio a sério, que só jogaria na selecção se todo o seu cabelo caísse! Passarella disse que não convocava Redondo porque ele não cumpria funções tácticas à sua maneira! Pois...pois..

Redondo só regressou à Argentina em 1999 já sob o comando de Marcelo Bielsa. Jogou 2 particulares contra o Brasil, tendo posto o craque Rivaldo no bolso, na vitória por 2-0! Depois disso, Redondo disse que não pretendia jogar novamente pela sua selecção, pretendendo apenas concentrar-se no Real Madrid!

Ai como eu queria que tivesses jogado no Sporting...

Sem comentários: