segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Profissionalismo ou a falta dele...



Sou sócio do Sporting precisamente desde que nasci, ou seja há 32 anos. Já vi milhares de jogos do Sporting, em Alvalade, na televisão. Já tive grandes desilusões, assim como grandes e memoráveis alegrias. O Sporting por vezes é azarado, por vezes é prejudicado, por vezes joga muito bem e não ganha, como também por vezes joga mal e a sorte lhe sorri, mas nunca, nunca me custa tanto perder um jogo, como foi este com o Fátima. Simplesmente por falta de empenho, por falta de vontade e também digamos alguma falta de qualidade.
.
Se há algo que se aprende na prática desportiva, desde a formação, é que nunca se deve menosprezar o adversário e o que se viu este fim-de-semana no Restelo, foi mais que isso. Foi além da sobranceria, foi a falta de empenho, a falta de garra, a entrega ao jogo. Não vou crucificar o Paulo Bento, como também não crucifico aqueles que criticam a rotatividade de equipa. Já há muito se percebeu que o Sporting (assim como qualquer outros dos chamados grandes) não tem equipa para "rodar". Quando as coisas correm mal, também é mais fácil "atirar a primeira pedra", mas há sem dúvida ali jogadores, que não têm nível para vestir aquela camisola. Gladstone? Paredes? Farnerud? Purovic? Mesmo assim, não deveriam ter estes supostos "suplentes", muito mais qualidade que os jogadores do Fátima? Não são pagos para trabalharem muito mais?
.
Sinceramente até me tou pouco ralando para a Taça da Liga, que acho que é a maior estupidez que ultimamente inventaram. Se poucos adeptos temos nos jogos da Liga, se às vezes, nem os estádios enchem em jogos entre os "grandes", quanto mais numa Taça que só serve para sobrecarregar o calendário. Agora, das duas uma, ou o Sporting logo à partida descarta esta competição e põe os juniores em campo (não faziam pior figura) ou se entra, tem de ser para ganhar e para dignificar aquela camisola, aquele símbolo!
.
Enfim, muito mais se podia falar, desde a qualidade dos jogadores, à sobrecarga (que parece que só em Portugal é que existe) de jogos, agora o que mais me magoa, o que mais custa é a falta de empenho, a falta de entrega! Posso ficar triste por chegar a Roma e perder por 3 ou por 4, mas se os 11, 12, 13, que entrarem em campo, suarem a camisola, lutarem até à exastão, estarei sempre do lado de todos eles.
.
Uma última palavra. Liedson, és o maior! Não és português, não és sportinguista, mas és um profissional a 100%! Deste tudo uma vez mais, deixaste a pele em campo, marcaste um grande golo e no fim ainda foste tu a vir dar a cara, para a comunicação social. Tu sim, vales o que ganhas! Mais que isso... tu sim, mereces vestir aquela camisola!

Sem comentários: