domingo, 28 de outubro de 2007

Sem chama, sem alegria, sem vontade...



Se no último jogo, ao contrário de alguns dos meus "colegas blogueiros", achei que o Sporting, apesar de ter cometido algumas infantilidades, não tinha merecido perder, sobretudo devido à actuação do árbitro, na partida de ontem frente ao Nacional, acho que até posso dizer, que tivemos sorte em não perder.
.
Esta equipa de Paulo Bento, está transfigurada. Se há algo que gostava na equipa, desde que Paulo Bento tomou o comando, era a atitude, a garra que colocava no jogo. Não é preciso recuar a um passado muito distante, para ver a forma como o Sporting entrava nas partidas e ao intervalo praticamente já as tinha resolvido. Agora é ao contrário, as primeiras partes são sempre sofríveis e parece que andamos sempre a dar de avanço.
.
O Sporting atravessa uma fase má e não é agora que vou virar a cara ao clube, como a maioria faz, sim aqueles que só vão a Alvalade quando estamos bem, mas... assim fica complicado. Não estou a gostar da atitude da equipa e não estou a gostar do fraco futebol que apresentamos. Para mim (principalmente nestes últimos jogos) apresento uma teoria, que poderá não explicar tudo, mas que acho que tem sido, o principal erro e teimosia de Paulo Bento.
.
É certo, que como o povo costuma dizer: "Sem ovos não se fazem omoletes", mas continuo sem perceber algumas das decisões do nosso técnico. Paulo Bento pode até se "queixar" que não tem um plantel com grandes soluções, mas basta dar um exemplo... porque continua Adrien a ser sistematicamente preterido, em detrimento de jogadores como Paredes ou Farnerud? Aí já não se trata de falta de "matéria prima", é uma decisão do treinador.
.
Deixendo isso de lado, vou direito ao fulcral da questão. Na minha opinião e eu que sou apenas um treinador de bancada e que vê futebol, quase desde que nasceu, a grande teimosia de Paulo Bento, o seu grande erro nestas últimas partidas, tem sido o manter o Miguel Veloso a central. Vejamos, com Miguel Veloso a central perdemos o primeiro homem que sai com a bola jogável para começar a construír o ataque e perdemos a primeira barreira que os adversários têm quando atacam a nossa baliza. Mais, com Miguel Veloso recuado, obriga-se a que João Moutinho também recue. Se acho que João Moutinho encostado a uma das alas, também não rende o que pode render, a jogar a trinco também não tem tanta participação no ataque. Não só perdemos poder de ataque, como perdemos alguém a fechar defensivamente, uma das laterais.
.
Podem agora dizer, que com Polga de fora, que poderia o Paulo Bento fazer? Meus amigos, o Gladstone não é tão mau como pareceu frente ao Fátima e logo aí uma substituição de central por central resolvia. Mais uma opção, se quer recuar Miguel Veloso, porque não lançar Adrien a trinco? Esse está na cara que não engana. Não perdíamos meio-campo e tínhamos alguém que sabe destruír, mas que também sabe construír e saír com a bola jogável.
.
Ontem ao intervalo, ainda pensei que Paulo Bento fosse optar por uma 3ª solução com a entrada de Ronny. Ou seja, passar Marian Had para central, colocar Ronny como lateral esquerdo e subir Miguel Veloso para o meio-campo, retirando por exemplo Izmailov. Mas não, para meu espanto acabou por tirar Had e colocar Ronny, que ideia foi aquela? nâo mais que na minha opinião, queimar uma substituição.
.
Enfim, como já disse por aqui muitas vez, é fácil criticar quando as coisas estão mal, mas por outro lado, acho que temos que ser os primeiros a olhar para o nosso umbigo e ver que defeitos temos, para podermos melhorar. Como alguém um dia disse: "Estou convencido das minhas próprias limitações e esta convicção é a minha força."
.
Continuo como sempre a apoiar no nosso clube e a nossa equipa e é nestes momentos que eles precisam de nós, mas temos muito a corrigir, muito a trabalhar, se queremos ter um futuro a curto/médio prazo mais risonho. Espero que na próxima quarta-feira frente ao Fátima, a equipa se encha de garra e ultrapasse a eliminatória. Força Sporting!

Sem comentários: