quinta-feira, 14 de agosto de 2008

A propósito da Volta a Portugal em Bicicleta


.
A propósito do começo da 70ª Volta a Portugal em Bicicleta, e da "recente excitação" de alguns com a modalidade, nunca é demais lembrar, a importância do nosso clube, na maior prova do ciclismo nacional.
.
O Sporting é o clube com mais títulos por equipa, na história da Volta, tendo arrebatado 13 títulos, desde a sua primeira edição em 1927. Marco Chagas, atleta do Sporting, foi também o atleta que mais vezes venceu a prova individualmente, ou seja por 4 vezes, sendo que duas delas foram a representar a Mako Jeans e o FC Porto.
.
Não podendo obviamente esquecer, o maior ciclista português de todos os tempos, Joaquim Agostinho venceu a Volta por 3 vezes, nos anos de 1970, 1971 e 1972, assim como o homem que o descobriu, João Roque e que venceu a prova em 1963. O primeiro atleta do Sporting a saír vitorioso da competição, foi Alfredo Trindade em 1933. Para completar o rol de vencedores sportinguistas, em 1940 José Albuquerque acabou de amarelo e Francisco Inácio em 1941, foi o grande vencedor.
.
O Sporting é o segundo clube com mais títulos nas "Metas Volantes" e no "Prémio da Montanha, em 5 e 6 ocasiões respectivamente. É ainda o clube com mais títulos no "Prémio Pontos", ou seja 7 e quem também, mais títulos venceu nos "Prémios Combinados", num total de 7 ocasiões em que terminou a prova no 1º lugar.
.
A história de uma modalidade do nosso clube, que se confunde com a história da Volta a Portugal e do ciclismo nacional. É realmente uma pena, que o ciclismo seja uma das modalides extintas no clube.

Sem comentários: