terça-feira, 5 de agosto de 2008

Palmas? Assobios? Indiferença? Que atitude tomar?


.
No passado sábado, no (primeiro) jogo de apresentação frente ao PSV, João Moutinho foi brindado com um misto de assobios e palmas pelos adeptos do Sporting. Este ano, não fui a este jogo pois estava fora de Lisboa e por isso fiquei um bocado à parte do que por lá se passou. Pela TV dava para ouvir que cada vez que Moutinho tocava na bola, os assobios surgiam e de seguida eram normalmente abafados pelas palmas. Agora pergunto eu: Qual a atitude a tomar?
.
Nunca fui apologista de assobiar nenhum jogador que veste a camisola do Sporting. A única vez que assobiei alguém ligado à equipa de futebol, e a brincar já vou regularmente ver o Sporting (e quando digo regularmente é a todos os jogos da época em Alvalade) aí há uns 17, 18 anos, foi o José Peseiro naquele empate frente ao V. Setúbal, em que chegou a substituír o Liedson pelo Beto, de forma a segurar um "brilhante" empate a uma bola. Nem sequer quando já vi grandes "casas" dadas por jogadores como o Hugo ou grandes frangos como já Stojkovic e Rui Patrício deram em Alvalade, o fiz. Acho que assobiar um jogador da nossa equipa, não só destabiliza o próprio, como toda a restante equipa e eu quero é que o Sporting ganhe.
.
Agora, mas que forma também têm os adeptos de mostrar a sua insatisfação? Não podemos chegar à fala com o João Moutinho, não temos direito de antena nos media como muitos consagrados, também não vamos partir para a estupidez e esperar pelo jogador à saída e que mesmo isso, muito dificilmente chegamos à fala com ele. Que fazer então? Dias Ferreira no "O Dia Seguinte" de ontem, dizia que os assobios são uma cobardia, pois quem assobia não dava a cara. Dizia para escrevermos, para falarmos... mas onde? Se escrevermos só realmente nos blogues, pois nem todos temos a visibilidade que ele - Dias Ferreira - tem nos media. Mesmo assim dizia que os blogues eram outra forma de cobardia, pois a maioria eram anónimos. Mas Sr. Dias Ferreira, pelo menos o SuperSporting não deve conhecer, pois aqui estamos todos muito bem identificados, com nome verdadeiro e até fotografia.
.
Mas enfim, centrando-me novamente no João Moutinho, acho que se calhar a melhor atitude a tomar é a indiferença. Para mim, depois daquelas declarações ele já ficou a perder o mais sagrado que pode ter em Alvalade ou seja, o carinho e a admiração dos adeptos. Para mim, se ele se estava a tornar num símbolo, não só pela sua qualidade, mas também - principalmente - pela sua humildade e dedicação ao clube, depois das tais declarações entrou num espiral descendente onde para mim, é apenas mais um que faz parte do plantel.
.
Se ele não mais se retratar publicamente - e mesmo fazendo-o não sei - não o vou assobiar, não o vou aplaudir... de mim irá apenas ter total indiferença!

Sem comentários: