quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Faz hoje 5 anos...


.
Pois é, parece que foi ontem, mas faz hoje, dia 6 de Agosto, exactamente 5 anos que foi inaugurado o nosso novo estádio.
.
Inauguração apadrinhada pelo Manchester United e com o simbólico pontapé de saída a ser dado pelo saudoso Jesus Correia. No jogo onde Cristiano Ronaldo começou a despontar para a fama, o Sporting venceu por 3-1, com golos de Luís Filipe e João Pinto (2). A primeira equipa do Sporting a pisar o novo relvado foi: Ricardo, Miguel Garcia, Beto, Hugo, Rui Jorge, Custódio, Rochemback, Luís Filipe, João Pinto, Cristiano Ronaldo e Silva. Jogaram ainda: Lourenço, Paulo Bento, Polga, Toñito e Mário Sérgio. O 1º golo oficial no novo estádio foi apontado por Rochemback, o 1º bis por Toñito, o 1º «hat-trick» por Liedson, o 1º «poker» por Bueno, e na sua 2ª época, em 2004/05, foi atingida a marca de 1 milhão de adeptos.
.
Com 52000 lugares, todos sentados e cobertos, o novo José Alvalade foi desenhado pelo conhecido arquitecto Tomás Taveira. Com uma arquitectura arrojada e moderna, foi considerado um dos 10 Estádios mais bonitos da Europa. Desde a sua inauguração, já recebeu importantes jogos do Euro'2004, a final da Taça UEFA 2004/05 - de má memória para o nosso clube - e foi palco de grandes momentos, como a histórica reviravolta frente ao Newcastle United (2004/05), o Jogo do Centenário, a 1ª vitória - do novo estádio - na Liga dos Campeões frente ao Inter de Figo e a fantástica reviravolta de 16 de Abril de 2008, frente ao sempre rival Benfica, com uma goleada por 5-3, entre outros grandes momentos.
.
PS - Aproveito para dar os parabéns a um amigo meu e habitual leitor/comentador do nosso blogue, o Davis, que faz anos hoje, no mesmo dia da inauguração do nosso estádio.

Sem comentários: