quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Época 2008/2009

Estamos a dois dias do início da época 2008/2009.

Penso que a política de contratações deste defeso demonstra uma vontade inequívoca de tornar o plantel mais consistente e com mais soluções para enfrentar uma época longa e desgastante.

O recurso a atletas com mais experiência e com conhecimento aprofundado do futebol português e do clube pareceu-me uma estratégia acertada.

Na defesa, Caneira dará segurança qualquer que seja a posição que venha a ocupar, sendo que a manutenção de Grimi me pareceu uma opção acertada.

No meio campo, a contratação de Rochembach poderá trazer à equipa, entre outras valências, a capacidade de remate a meia e longa distância, o que foi sempre uma limitação nas últimas épocas. O surgimento de Adrien também permitirá uma maior rotatividade e o crescimento de um atleta de potencial elevado.

Na frente, Postiga poderá formar uma dupla muito interessante com Liedson, sendo que Derlei, caso não tenha lesões, também será uma “contratação” importante.

Acho que existem alguns factores que poderão ser determinantes para que o Sporting possa realizar uma boa época, nomeadamente (i) a confirmação que a aposta do Paulo Bento no Rui Patrício é acertada; (ii) o retorno à consistência defensiva de um passado recente, facto que espero seja alcançado com a presença do Caneira e a manutenção do Grimi; (iii) uma maior fluidez de jogo no meio campo, esperando poder voltar a ver o Veloso da primeira época, o Rochembach dos (bons) velhos tempos e uma maior adaptação do Vukcevic e do Izmailov; e (iv) uma maior produtividade da nossa linha avançada, sendo que Derlei (sem lesões e nervosismos excessivos) será um elemento importante, assim como Postiga, caso regresse às exibições do seu início de carreira no FC Porto, quando era fortemente moralizado e acarinhado pelo José Mourinho e restante equipa técnica.

Acho, também, que esta época será fundamental para a continuidade futura do Paulo Bento no comando da equipa. Recordo que nas duas primeiras épocas em que treinou os seniores do Sporting conseguiu manter uma consistência assinalável de resultados, o que se traduziu no facto de lutar pelo título até ao fim (até à última jornada há duas épocas atrás). Na época passada, as exibições e, também por consequência, os resultados começaram por ser negativos para as ambições em termos de campeonato e nunca se conseguiu “dar a volta”, ficando o nosso clube arredado desde muito cedo da luta pelo título. Paulo Bento já demonstrou ser capaz de manter uma “dinâmica de vitória”, mas ainda não provou ser capaz de inverter uma “dinâmica de derrota”, tal como aconteceu na época passada nos jogos fora de Alvalade.

Paulo Bento já demonstrou ser capaz de “espremer” uma equipa com poucas soluções, espero que demonstre sagacidade táctica para fazer o mesmo com um plantel mais rico.

A época de 2008/2009 tem que revelar um Sporting com consistência ganhadora, de modo que possa ambicionar mais do que a conquista de troféus por eliminatórias.

Nesta época o Sporting também terá que ter por objectivo (atingível) a presença na segunda fase da Liga dos Campeões, dado que é nesse mercado que temos que efectuar uma aposta forte não só em termos desportivos, mas também em termos financeiros, visto que é do mercado futebolístico global europeu que surgem as receitas mais significativas, as quais permitem gerir a tesouraria do clube sem alienar os seus activos mais importantes: os seus melhores atletas.

O campeonato de 2008/2009 permitirá o acesso directo à Liga dos Campeões apenas a uma equipa, ou seja ao campeão, a menos que tenhamos o mesmo vencedor da época passada e as resoluções definitivas da UEFA relativas ao Apito Final não lhe concedam o direito de participação em provas europeias.

É muito importante que a performance desportiva nos próximos campeonatos seja marcadamente positiva de forma que possamos aliar à conquista de títulos a “boa forma” financeira (intimamente ligada a boas prestações na Liga dos Campeões), a qual nos permitirá continuar a fazer aquilo que é verdadeiramente a “vantagem competitiva” do Sporting – formar bons jogadores – sem que os vejamos partir cedo de mais.

Venha daí a época 2008/2009!


P.S.: Há uns bons anos atrás, num trabalho que fiz com um dos “notáveis” do nosso rival do outro lado da segunda circular, o Manuel Boto, ele dizia-me que a direcção do Sporting não percebia que os principais activos de um clube de futebol têm que estar dentro do campo. Nos últimos anos, também por força das dificuldades financeiras do Clube, esses passaram realmente a ser quase os nossos únicos activos. Espero que a política de contratações deste defeso demonstre que esses “activos” são bem rentáveis…

Sem comentários: