segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Futeguia – um barranco de cegos às portas do estádio

Sob o lema «consigo jogo a jogo» a Futeguia apresenta-se como uma revista destinada aos amantes do futebol com uma tiragem média de 50.000 exemplares e que pretende ser mais do que um simples guia sobre os jogos dos três grandes.
Minutos antes de começar o Sporting-Trofense veio para a minha mão este exemplar dedicado ao Sporting Clube de Portugal e aos seus adeptos como os quais a revista pretende construir uma relação duradoura.
O seu director é Miguel Sousa Cabral e a redacção integra Pedro Vasco Oliveira, Rui Rios e José Túlio. A morada é na cidade do Porto e, talvez por isso, a constituição da equipa do Sporting aparece assim na página 12: Rui Patrício, Abel, Tonel, Polga e Fucile; João Moutinho, Rochemback, Izmailov e Romagnoli; Djaló e Derlei.
Repare-se bem: para estes senhores o defesa esquerdo «leonino» não é Grimi mas sim Fucile que não é jogador do Sporting Clube de Portugal. Graficamente está tudo muito bem organizado com um campo verde desenhado na página mas o conteúdo estraga tudo. Não sabemos se é por incompetência se é por má fé mas a verdade é que o produto final é isto, uma desgraça. Pode ser uma brincadeira de mau gosto ou uma provocação estúpida mas foi uma surpresa muito desagradável receber na porta do estádio esta revista com esta mentira estrondosa.
Prometem uma caixa arquivadora «para mais tarde recordar» mas recordar uma mentira estrondosa como esta será que merece uma caixa arquivadora? Claro que não. A única caixa arquivadora que isto merece é o caixote do lixo. Fucile jogador do Sporting? Lixo!
.
José do Carmo Francisco

Sem comentários: