quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Que acharam destas declarações?


.
O técnico do Sporting ficou desagradado com a atitude dos adeptos na vitória diante o Penafiel (3-1) por terem novamente assobiado quando entrou Farnerud em campo. Paulo Bento avisa que está a «ficar cansado» deste tipo de situações dos adeptos e pede mais respeito para com os seus profissionais. «Incomoda o jogador que está para entrar, mas a mim não me afecta em nada. Não cria qualquer tipo de problema. Se calhar está a existir algum cansaço em relação ao treinador. Eu estou a ficar cansado e desagradado com este tipo de situações. Não é justo que façam este tipo de coisas com algum jogador. Farnerud é um excelente profissional.
.
Sobre o jogo o técnico do Sporting ficou satisfeito com o resultado, mas admite que podiam ter feito mais: «estamos satisfeitos com o objectivo alcançado. Não fizemos um grande jogo, apenas o suficiente para vencer. Tivemos possibilidades para acabar mais cedo o jogo, mas o golo do Penafiel acabou por trazer alguma insegurança. Depois, marcamos o terceiro e o jogo ficou decidido. Estamos na final da Taça da Liga e pouco a pouco vamos alcançando alguns dos objectivos estipulados.»

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Mistérios resolvidos, mistérios por resolver...


.
«Os actores de CSI Miami, Jonathan Togo e Eva La Rue, assistiram ao Sporting-FC Porto e tiveram direito a duas camisolas leoninas».
.
Descobri finalmente, o porquê, que muitos analistas, comentadores, jornalistas, pseudo-comentadores e demais adeptos, tanto equacionaram sobre a vitória do Sporting frente ao FC Porto.
.
Pois é, acho que os "detectives" do CSI Miami, não estiveram só no relvado. Acho que andaram pelos bastidores e fizeram um trabalho apurado, de forma a resolver o mistério desta nossa equipa. Inicialmente até me preocupei, pois Miami e lembrando "Godfather III", é mais propício a "fruta" que ao verde e branco, mas pelos vistos a coisa resultou. Segundo o relatório dos americanos, Paulo Bento acabou por entender que Pereirinha é melhor lateral direito do que extremo ou médio. Percebeu que pelo menos para já e à falta de Derlei, ter Purovic na frente com Liedson ou um daqueles bidões dos treinos, o brasileiro fazendo um 1x2 com um bidão, marca mais golos. Penso constar ainda no relatório, que ter Vukcevic "solto" na frente é capaz de até vir a dar frutos, bem não confundir com fruta, será melhor dizer... poderá vir a resultar numa boa dupla e que se os jogadores do Sporting correrem só mais um bocadinho, se esforçarem só um bocadinho, se calhar têm melhores resultados.
.
Enfim, no pouco tempo que estes "detectives" deram ao "caso", até acabou por nem ser mau. Outros problemas ficaram por resolver, como o porquê de termos contratado um guarda-redes de selecção e termos um júnior a titular (não obstante a qualidade do júnior). O porquê do Adrien continuar ao banco, quando o Miguel Veloso já tem quase tantas mamas como a Fátima Lopes. O porquê do Farnerud se manter no plantel. O porquê de não ver desaparecer o passivo e continuar sem pavilhão, sem piscinas, sem condições para as outras modalidades. O porquê da política de contatações de uma SAD, que prometeu uma equipa competitiva em todas as frentes... mas digamos que também, desta vez não foi possível trazer o Horatio Caine.
.
Quem sabe para a próxima...

O menino de Podgorica


.
1986. Estávamos no início de um ano, em que Portugal entrava na União Europeia, em que em Chernobyl se daria um dos maiores desastres nucleares da história da humanidade, em que Maradona viria a dar "show" no Mundial do México e em que a 29 de Janeiro, nascia em Podgorica - na então Jugoslávia - Simon Vukcevic.
.
Vukcevic deu os primeiros passos, no FK Budućnost Podgorica e aos 16 anos foi para a capital servia, rumo ao histórico Partizan. Passou 2 anos nos juniores, antes de entrar para a equipa principal, marcando e criando muitos golos. Quando ascendeu à equipa principal, foi premiado com a camisola número 10 como reconhecimento da sua popularidade para com os adeptos do Partizan.
.
Em Janeiro de 2006 transferiu-se para o modesto FC Saturn (Rússia). As coisas não lhe saíam como pretendia, entrou em choque com o treinador, que chegou a referir publicamente que o montenegrino, não se aplicava nos treinos e que mostrava falta de respeito. Simon a certa altura referiu que a sua ida para o FC Saturn tinha sido um erro e que teria preferido um clube com mais ambições.
.
No iníco desta época, numa transferência a rondar os 2 milhões de euros, por 50% do passe, chegou a Alvalade. Mais uma vez, tinha o número 10 à sua espera. De lá para cá, Simon (como prefere ser tratado) tem-se revelado uma aquisição muito feliz, pela excelente contribuição que tem dado ao clube, com golos e assistências. Figura chave em duas reviravoltas de jogos do Sporting, frente ao Marítimo e Paços de Ferreira, autor do primeiro golo que derrotou o bi-campeão FC Porto e um dos jogadores que no meio de uma "crise de resultados", mais tem remado contra a maré. Apesar de ter iniciado a época como suplente, é actualmente um dos elementos mais importantes da primeira equipa, fruto da sua enorme combatividade em campo e penso que já conquistou a maioria dos sportinguistas.
.
Na Liga Bwin, Vukcevic já participou em 16 jogos, 12 deles a titular num total de 1059 minutos. Mesmo não sendo deliberadamente um avançado, o montenegrino já apontou 5 golos na Liga - e se não estou em erro - mais 1 na Taça de Portugal e 2 na Taça da Liga.
.
Terá sido por ventura, a nossa melhor contratação esta época a par de Izmailov. Se o russo é mais velho (25 anos), mais experiente, será também mais inconstante. Vukcevic será talvez mais individualista, um jogador que por vezes se agarra muito à bola, mas uma força da natureza, que tem apenas 22 anos - feitos hoje - e que se lhe forem dadas oportunidades e for bem acompanhado, muito poderá vir a dar ao nosso clube.

Exercício de memória

Caríssimos “blogueiros”,

Queria deixar-vos aqui um desafio, já que temos andado um pouco desanimados, o que, até parece, nos provoca alguma falta de inspiração para escrever (falo por mim), lembrei-me de vos solicitar que recorram à vossa memória e escrevam aqui sobre, caso se lembrem, aqueles “spots” que existiam antigamente no velhinho estádio de Alvalade, em que os ordenados dos jogadores não eram o que são hoje, em que nós enchíamos os estádios, mesmo estando anos e anos sem ganhar, em que os jogadores teriam eventualmente outro amor à camisola, e por ai fora…

Recordam-se que, no inicio dos jogos, o “speaker” (à antiga) anunciava que, o jogador que marcasse o terceiro golo do Sporting, teria direito a jantar em determinado local, ou teria direito a determinada oferta de determinada marca.

Num exercício de memória eu lanço a primeira marca de que me recordo, aguardando que vocês façam o mesmo:

Boutiques Spazio (não sei é assim que se escreve).

Saudações leoninas, mas acima de tudo desportivas,

Afiando Garras

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Leandro Grimi apresentado



Grimi foi apresentado esta segunda-feira como reforço do Sporting até final da temporada. O lateral argentino vem emprestado pelo Milan e mostra-se bastante confiante na nova etapa na carreira.
.
«Estou muito contente, é um grande oportunidade para mim. Venho para dar o meu melhor», disse, antes de abordar a questão de começar a ajudar já a equipa: «Fisicamente estou muito bem. Sinto-me em boa forma. Sou um típico lateral sul-americano, que gosta de atacar. No entanto, a minha forma de jogar depende do esquema e do que o treinador pretende.»
.
Sobre o chileno Rodrigo Tello, que o antecedeu na posição, Grimi garante que «não há jogadores iguais ou melhores e piores» e que não se identifica com nenhum ídolo, porque tenta ser ele mesmo: «Idolatro Maldini, com quem aprendi muito, mas mais por ter trabalhado com ele do que por ser alguém com quem me idenfico.»
.
A experiência no Milan, a aposta no Siena e o actual plantel do Sporting foram outros temas abordados pelo novo dono da camisola 18 dos leões. «Não sinto que tenha falhado no Milan. Vim para cá para ter mais minutos em campo, para evoluir», atirou. O ingresso no Siena, no início da época, quando se falava no interesse do Sporting, também foi explicado por Grimi: «Não dependeu de mim. O importante é que agora estou cá e estou contente por estar aqui.» Do actual plantel, é que só conhece mesmo Romagnoli.
.
Fonte: maisfutebol.iol.pt

Marcar, sofrer, vencer...


.
Para já e antes que tudo, não é pela vitória de ontem no "clássico" frente ao FC Porto, que acho que tudo é um "mar de rosas" e que o Sporting está completamente diferente. Não está, continuo a achar que há ali elementos que não apresentam qualquer mais valia no plantel, continuo a achar o mesmo do Paulo Bento, continuo a achar o mesmo da SAD e da sua política, mas que foi uma vitória saborosa, lá isso foi.
.
De seguida, uma palavra para os sportinguistas. Têm momentos em que são capazes de desmoralizar e até assobiar jogadores como um Moutinho, um Miguel Veloso ou outro qualquer. Mas ontem, antes do início de jogo e a 14 pontos do líder, ter um estádio cheio, uma grande festa, um grande apoio à equipa, é fantástico. Claro que os dois golos madrugadores do Sporting, em muito ajudaram para a "não desmoralização" dos adeptos. Mas o antes, o durante e o depois, mostrou a "massa" que são os nossos adeptos. Fantásticos!
.
Quanto ao jogo em si, não me vou alargar em promenores. Acho que o Sporting ontem teve tudo, o que esta época quase nunca tem tido: A sorte do jogo, a eficácia, a capacidade de sofrimento, a humildade e a total entrega dos seus jogadores. Ainda antes da partida, comentava com o meu Pai, o mau momento que estamos a atravessar, mas que até estava confiante. Acho que esta equipa transcende-se nos jogos com os grandes, basta ver as exibições com o Manchester United, com a AS Roma e até mesmo com o Dínamo Kiev na Liga dos Campeões. O grande mal é depois nos jogos com os "pequenos" e que nesses é que se ganham taças, campeoantos, etc, a equipa baixar muito o rendimento, a vontade, a entrega ao jogo.
.
Jesualdo para mim, uma vez mais demonstrou que não tem capacidade para ser treinador de um clube de topo. Vem a Alvalade com 14 pontos de avanço, mudando a sua tática, colocando mais um homem no meio-campo e deixando Quaresma com Lisandro na frente. Não me venham dizer que é a falta de Tarik, por amor de Deus! Tarik é um "ex-dispensado" que este ano lhe têm saído bem as coisas. Como já disse em cima, o Sporting foi eficaz, teve duas oportunidades antes dos 15 minutos e soube muito bem aproveitá-las. Lisandro estava mais que fora-de-jogo no golo invalidado ao FC Porto, assim como Vukcevic estava adiantado na jogada do 2º golo do Sporting. Temos ainda a possível expulsão de Bruno Alves, que os portistas querem comparar à jogada disputada entre Liedson e Helton.. ridículo. Se calhar muitos também não viram, que mal acabou o jogo e ainda dentro das quatro linhas, Pedro Emanuel agrediu Celsinho com um estalo.
.
Enfim, só digo, que se em "eras" como a de Peseiro, diziam que não interessava jogar muito e não ganhar o jogo, acho que agora aplica-se a mesma coisa ou isso só funciona quando é o Sporting? Quando o Sporting ganha mesmo não sendo melhor, não tem mérito? Ou só o FC Porto quando vem a Alvalade, marcar um golo aos 5 minutos e estarem 85 "na toca" e ganharem é que é espírito de luta, de sacrifício, estofo de campeão?
.
Para finalizar, digo o que já disse em outros sítios da blogosfera. Acho que o Sporting ontem teve a sorte e a eficácia, que por vezes tem faltado e o FC Porto esteve muito perdulário e "anormalmente melindroso" na defesa. Destaco a entrega e capacidade de sofrimento dos jogadores do Sporting como uma das principais razões da vitória. Acho que a "lenga lenga" do Jesualdo no final, só "manda areia" para os olhos de quem não quer ver. Não é treinador para o FC Porto na minha opinião.
.
Destaco individualmente no Sporting: Pereirinha que me surpreendeu, pensei que se fosse "tremer", Izmailov, Vukcevic e Liedson. Tonel e e Polga deram muitas habébias e só o desacerto portista não deu golo. Há quem destaque M. Veloso, mas continua a achar que está pesado e lento. O talento está lá, mas tem que se focar mais no futebol. João Moutinho foi dos piores do Sporting e não compreendi porque não saiu a certa altura da 2ª parte, quando simplesmente se arrastava em campo. Não está em causa o seu valor, mas ontem fisicamente não podia mais, devia ter saído.
.
Esta vitória em pouco "belisca" a carreira do FC Porto, se bem que não é como Jesualdo quer fazer parecer. Uma derrota é sempre uma derrota, para mais contra um rival. E o "Porto de Jesualdo" já tremeu em outras alturas. Vamos ver como reage.
.
O Sporting está longe de estar bem, mas esta vitória só veio provar uma coisa. A sorte procura-se e quando há entrega, luta, vontade por parte dos jogadores, muitas adversidades são superadas.

sábado, 26 de janeiro de 2008

Quando estive no relvado antes do clássico


.
Aproveitando a deixa dos meus companheiros de blogue "Caetano" e a propósito do Sporting-FC Porto, partilho convosco esta foto exclusiva, tirada por mim, minutos antes de começar esse mesmo "clássico", na época de 2002/03, curiosamente também ele jogado em Janeiro. O resultado não foi o melhor, pois perdemos 0-1 (golo de Costinha), com os "azuis e brancos" a serem dirigidos por José Mourinho.
.
De qualquer forma e à parte do resultado, tenho boas recordações, pois andei pelo relvado de Alvalade, minutos antes de começar a partida, ali perto de todos os craques e tirei a foto do Jardel com a Bota de Ouro que tinha alcançado na época anterior. A situação deveu-se, a eu na altura, trabalhar em parceria com a Assessoria de Imprensa do brasileiro, no projecto do Site Oficial dele.
.
Recordo-me de ver diversos avançados com a nossa camisola, desde os míticos "Manel" e Jordão, a Fernando Gomes, Cadete, Iordanov, Acosta e porque não... Liedson. Mas sinceramente, Jardel era bestial e foi um dos melhores que vi ao vivo. Aquela época de 2001/02, com João Pinto a "servi-lo", foi fantástica. Quem ia a Alvalade ou a qualquer outro campo onde o Sporting jogasse, às vezes quase já nem precisava olhar, João Pinto centrava... Jardel marcava.
.
Privei de perto com o Mário e é realmente pena o rumo que a sua carreira/vida tomou. O Mário é uma óptima pessoa, generoso, amigo, brincalhão, mas muito criança. Tinha tanto de instinto de goleador, como fora de campo tinha de meninice e enquanto Karen esteve a seu lado, as coisas ainda se foram compondo, quando deixou de estar, foi a derrocada. Como todos nós tem defeitos e alguns dos seus vícios prejudicaram-no. Não teve personalidade suficiente para saber gerir a fama, o dinheiro e como o João Caetano também referiu, foi mal aconselhado e enquanto esteve no topo, muitos "amigos da onça" o rodearam. Quando deixou de ser "o maior", conta-se pelos dedos, os que ficaram perto dele.
.
Enfim é triste, muito triste. De qualquer forma, tenho todo o orgulho em ter privado com ele, de o ter conhecido, de ter estado em casa dele. Deu-me uma camisola dele, da época em que fomos campeões e que ele marcou 42 golos. Só não a guardei religiosamente, porque um dia, a dei ao meu primo mais novo - e não me arrependo - quando este estava no hospital.
.
Para mim lembrarei sempre Jardel, como um dos grandes goleadores que vi jogar e nunca deixarei de cantar: Mário Jardel! Mário Jardel! Super Mário! Mário Jardel!

O Ocaso de um Goleador!

A propósito do Sporting – F.C. Porto de amanhã, o meu irmão lembrou no último post o nome desse magnífico jogador que foi Rui Jordão, a propósito também desse jogo vou lembrar aqui o nome de Mário Jardel.

Se Jordão sempre soube e bem gerir a sua carreira, acabando a mesma com grande dignidade e retirando-se a seguir do mundo futebolístico, talvez farto da mentira, hipocrisia e cinismo que abundam no futebol português.

Já Jardel, nunca soube gerir a dele. Desde que saiu do Sporting em 2003, já esteve em Itália, Inglaterra, Brasil, Argentina, Espanha, Chipre e Austrália, vestindo as camisolas de clubes como o Ancona, Alavés, Bolton, Goiás, Newells Old Boys, no Beira-Mar, no Anorthosis e no Newcastle Jets. Nalguns estando apenas poucos meses, pulando de clube para clube sem rumo certo.

Em todos estes clubes prometeu que iria relançar a sua carreira, em todos estes clubes fracassou. Em todos estes clubes prometeu muitos golos, em todos estes clubes falhou, acabando até por ter saído este mês do Newcastle Jets, da Austrália.

Mal aconselhado, cercado de “falsos amigos” que o ajudaram a gastar o dinheiro em farras, jogo, mulheres, e outros vícios. Jardel foi-se degradando, definhando e é agora uma sombra do grande jogador que foi. Parece-me difícil Jardel conseguir aos 34 anos relançar a sua carreira quando até nem nas equipas australianas tem lugar. Teve "o mundo a seus pés", agora arrasta-se no futebol, sem destino, à procura de um clube que ainda acredite no grande goleador que outrora foi.

Dois grandes goleadores, dois destinos diferentes! Dois lados opostos da vida de futebolista!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

O verdadeiro artista



Ele é como a estória da pescada: antes de o ser já o era.

Rui Manuel Trindade Jordão é hoje artista. Pintor. Mas antes de se dedicar à pintura já era artista e pintava dos mais bonitos quadros na “tela” de relva de um hectare.

Movia-se com a graciosidade de uma gazela correndo de uma forma que parecia que fugia de um predador. A diferença é que, no caso, era ele o “predador”.

Formou um dos trios de ataque mais temíveis do Sporting, juntamente com Manuel Fernandes e Oliveira e, apesar de Malcolm Allison ter dito que teve muitas vezes de gerir o “choque” dos egos de Jordão e Oliveira, quando eles estavam em “acção” ninguém se lembrava disso.

Vem isto a propósito do adversário próximo jogo do Sporting, o Porto, e de um jogo que teve lugar numa tarde de sol a 30 de Janeiro de 1983.

O treinador-jogador já era Oliveira que substituíra “Big Mal” e o Sporting começaria nessa época, defendendo o escudo de campeão, uma longa “travessia do deserto”. Mas a magia ainda existia, com o “perfume” africano do futebol da estrela de Benguela.

O FC Porto havia “dado a volta” ao marcador, quando, num centro da direita de Oliveira, Jordão, em posição muito pouco ortodoxa, no ar, à entrada da área e de costas voltadas para a baliza, toca de calcanhar na bola, talvez da única forma possível, fazendo, aos 36 minutos, o empate.

E após este momento sublime, magistral, magnífico, enquanto os locutores da rádio gritavam “É gooooooooolooo do Sporting. Foi Jordão, camisola 11”, no campo Rui Jordão levanta o braço e estica o indicador em direcção ao céu.

Era a assinatura no final de mais uma obra-prima do artista.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Em dia de jogo...



Em dia de jogo da Taça da Liga frente ao SC Beira Mar partilho aqui, uma equipa do Sporting CP, da década de 60, que hoje em dia, muito jeito nos daria.
.
Em cima: Pedro Gomes, Gonçalves, José Carlos, Alex. Baptista, Hilário e Carvalho.
Em baixo: José Morais, Leitão, Lourenço, Marinho e Peres.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Assembleia Municipal aprovou loteamento de terrenos


.
Em reunião da Assembleia Municipal de Lisboa, no dia 22 de Janeiro de 2008, foram aprovadas as propostas da Câmara Municipal de Lisboa sobre as permutas que viabilizam o projecto do Interface do Campo Grande – construção de quatro torres de escritórios, que equivalem a 29 mil metros quadrados de construção.
.
Nesta mesma data, o Sporting recebeu da Câmara Municipal de Lisboa o alvará de construção para os 80 mil metros quadrados do loteamento dos terrenos do antigo Estádio José Alvalade, que já tinha sido aprovado pela edilidade.
.
De todo o processo de loteamento dos terrenos do antigo Estádio José Alvalade fica apenas a faltar a decisão do Tribunal Arbitral sobre os 29 mil metros quadrados remanescentes.

Sporting vs Marítimo para a Taça


.
Depois de eliminar o GD Lagoa, o Sporting actual detentor do troféu, joga novamente em casa, ao receber em Alvalade o Marítimo. O sorteio dos oitavos-de-final da Taça de Portugal ditou que o FC Porto vai jogar no campo da equipa sensação (Sertanense), enquanto o Benfica joga em casa diante o Paços de Ferreira. Esta eliminatória está marcada para 10 de Fevereiro.
.
Nos restantes jogos dos oitavos-de-final, de salientar ainda o jogo entre o Vitória de Setúbal e o Vitória de Guimarães, duas das melhores equipas do campeonato. O Estrela da Amadora ficou isento e está qualificado para os quartos-de-final da Taça de Portugal.
.
Sorteio:
.
Sporting (L) - Marítimo (L)
Sertanense (III) – FC Porto (L)
Vitória de Setúbal (L) – Vitória de Guimarães (L)
Benfica (L) - Paços de Ferreira (L)
Naval (L) - Rio Ave (LH)
Gil Vicente (LH) - Leixões (L)
Valdevez (II) - Moreirense (II)
.
Isento: Estrela da Amadora (L)

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

O futebol na TVI


.
Que eles não percebiam nada de futebol, lá isso não é novidade. Principalmente o comentador principal, que nos jogos da TVI, está sistematicamente a trocar os nomes dos jogadores - Pior só mesmo aquele que chamou Cadete ao Oceano - Agora, ficamos também a saber as suas preferências clubísticas e as suas opiniões sobre o estado do nosso futebol.
.
Futurologia, também não é o forte deles, pois achavam que o V. Guimarães ia levar mais 4 e acabou por vencer no Bonfim. Algumas opiniões até têm fundamento, principalmente relativamente aos Estádios do Euro... mas estão a cuspir um bocadinho no prato onde comem, não?
.
De qualquer maneira, um bom apanhado, dos comentadores da TVI, no intervalo do Académica-Sporting.
.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Aí está...

Chegou o tão desejado avançado do Sporting. Rodrigo Bonifácio da Rocha "Tiuí"(alcunha relacionada com um pássaro tipico da terra onde nasceu) ex-jogador do Fluminense(onde foi formado) e Santos (onde rendeu bem com Wanderlei Luxemburgo)... 1,77 cm por 64 kg demonstram a "leveza" deste pseudo-artilheiro...que acabámos de contratar.

No Santos a "torcida" costumava chamar-lhe em tom jocoso Tiuí Henry...o que não dá grande consolo...É bom? É fraco? Só o tempo dirá!
.

Mas também nesta altura...é só mais um "passarinho" num plantel cheio deles!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Ao vivo...



...Meus caros...ainda bem que não fui a Coimbra ontem... até pq...



...ao vivo é outra coisa...sim...é mais deprimente e mais doloroso...e dp de levar 3 na pá de manha em Águeda (nota: Beira-Mar-0 Vizela-3) era mau demais ir a Coimbra empatar no último de 4 minutos de compensação!!!

domingo, 13 de janeiro de 2008

Ainda não acham que chegou a hora?



Há cerca de um mês e pouco, falava eu do "fim de um ciclo" e agora só venho reforçar a minha ideia. Mais uma vez volto a dizer, que a culpa não morre solteira e que não é o Paulo Bento o culpado de tudo, é um acumular de situações, que vai desde a SAD, ao departamento de futebol, à equipa técnica e aos jogadores.
.
A equipa está desligada, não há motivação, não há garra, jogadores com relativa experiência e batidos cometem erros de principiante, não há vontade, não se vê nada. Apesar de nunca ter sido grande adepto do "estalar do chicote" ao mínimo problema, acho que está mais que na hora, porque se ainda não batemos no fundo, não deve faltar muito. Até nem acho o Paulo Bento um incompetente, sei das limitações da equipa, dos azares das lesões, mas um clube como o Sporting não se pode estar a "defender" com azares e lesões, porque podem dizer que o título já era e que é mais uma época sem ganhar nada, mas não pode ser assim! O Sporting tem uma história a manter, um nome a defender! Não podemos andar a perder e a perder e tudo se manter na mesma. Não somos um clube regional qualquer! Somos o Sporting Clube de Portugal!
.
Para mim Paulo Bento não faz mais nada desta equipa e se ele não "sai pelo próprio pé" só tem é que ser afastado. Deixemo-nos das tretas do passivo que nunca deixa de ser passivo, peguemos em dinheiro a sério e primeiro que comprar jogadores - que nesta altura só um tiro de sorte pode trazer quem acrescente algo - e contratemos um treinador decente! Não um Waseige ou um Peseiro, um treinador que chegue agora, que recupere esta equipa e que comece já a preparar a próxima. Tem cerca de meia época, não só para fazer com que pelo menos o Sporting lute pelo 2º lugar, como também começar já a pensar no futuro.
.
É preciso algo que agite as águas, não podemos continuar todas as semanas com polémicas, ora é o Liedson, ora é o Stojkovic, ora é o Paredes. As coisas têm de mudar. Para mim já estou farto! É contagiante a desmotivação que é esta equipa nos passa! Chega! Está na altura de dar um murro na mesa e rolarem cabeças!
.
Abram os olhos! Somos o Sporting! Isto não pode continuar!
.
PS - Abram os cordões à bolsa e vão buscar o Manuel Cajuda ao Vitória.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Acordem Sportinguistas!


.
Acordem Sportinguistas!

Chega desta letargia que nos adormece e faz resignar-nos constantemente ao fado do azar, do sistema, da falta de dinheiro ou de jogadores com nível para envergar a camisola listada de verde e branco.

Chega de nos conformarmos com a mediocridade que reina no nosso clube. Toda esta resignação quase que me faz ter saudades do tempo em que havia agitações e tumultos na Porta 10-A e na Bancada Central...

Chega!

Estamos a bater no fundo e ninguém dá por nada. Ou, pior, dá por isso e não se interessa...

Temos de apoiar a nossa equipa e pedir contas aos responsáveis na altura própria.

Hoje vamos jogar uma partida importante de uma nova competição que é para ganhar como se exige num clube como o nosso. Basta de entradas e de saídas de "intrigas e guerras palacianas"! Vamos jogar à bola!

Como me disseram há algum tempo atrás após o empate com o Leiria: «Todos somos poucos para ajudar o Sporting».

Por isso...acordem Sportinguistas!

Força Sporting!

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Carlos Freitas apresentou demissão


.
Carlos Freitas, como já por aqui foi falado, nos comentários ao anterior post, apresentou ontem a demissão do cargo de administrador da Sporting, SAD, numa reunião com Filipe Soares Franco.
.
Carlos Freitas chegou ao Sporting em 1999 como assessor da SAD leonina e ocupava agora o cargo de responsável de todo o futebol leonino.
.
Contratações de Carlos Freitas:
.
1999/00: André Cruz, Mpenza, César Prates e Spehar.
.
2000/01: Tello, Rodrigo Fabri, João Pinto, Paulo Bento, Dimas, Mahon, Babb, Horvath, Kirovski, Bruno Caires, Cáceres e Sá Pinto.
.
2001/02: Jardel, Hugo, Diogo, Rui Bento, Niculae, Luís Filipe e Nalitzis.
.
2002/03: Contreras, Danny, Kutuzov, Marcos Paulo, João Paulo e Ricardo Fernandes.
.
2003/04: Liedson, A. Polga, Rochemback, Ricardo, Mário Sérgio, Tinga, Clayton e Silva.
.
2004/05: Douala, Enakharire, Hugo Viana, Pinilla, Mota, Rogério, Caneira, Romagnoli, Abel e Koke.
.
2005/06: Carlos Freitas não esteve no Sporting.
.
2006/07: Paredes, Farnerud, Alecsandro e Bueno.
.
2007/08: Stojkovic, Marían Had, Gladstone, Izmailov, Vukcevic, Celsinho, Pedro Silva, Derlei e Purovic.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Rescisão com Paredes oficializada



A Sporting, SAD anunciou, esta tarde, a rescisão do contrato com o internacional paraguaio Carlos Paredes, de forma amigável e sem o pagamento de qualquer remuneração. Em comunicado divulgado no site oficial do clube, a SAD leonina explica que as partes «puseram termo, de forma amigável», ao contrato que expirava em Junho de 2009, «não tendo havido lugar ao pagamento de quaisquer remunerações vincendas».
.
A revogação do contrato, assinada esta segunda-feira, «produz efeitos imediatos», pelo que Paredes deixa de constituir opção para Paulo Bento. A revogação do contrato de Carlos Paredes foi o fim anunciado de uma relação pouco frutuosa. Sem apresentar qualquer justificação ao clube, o médio paraguaio, de 31 anos, regressou das férias de Natal com quatro dias de atraso em relação ao previsto, atitude que caiu mal em Alvalade.
.
Pouco utilizado por Paulo Bento, Paredes acaba por sair pela porta pequena do Sporting e do futebol português. O futebol paraguaio, onde é cobiçado pelo campeão Libertad, perfila-se como o destino mais provável, não sendo de descartar o eventual regresso ao Calcio.

domingo, 6 de janeiro de 2008

Mercado...De quem se fala...

Saudações meus caros. Este artigo foi escrito originariamente no dia 04...mas como não consegui acabar...aproveitei e esperei pelo jogo de ontem...acabou por não alterar em nada...

Chegou Janeiro... Abriu o mercado ... e até agora... NADA!!!! Ou temos um plantel muito forte e equilibrado...ou então andamos a dormir! E eu acho que é mais isso!

De quem se fala para...Lateral Esquerdo

Pois é. Pedro Silva lesionado. Ronny sem evoluir. Had sem conseguir agarrar o lugar... É necessário arranjar um lateral esquerdo. Alguns nomes sairam a publico...Gustavo Nery mais uma vez aproveitou o nome dum clube português para se valorizar (já antes o fizera com o Benfica). Lorenzo Silva foi mais um que se chegou à frente, de modo a ficar conhecido na Europa. E agora fala-se (em alguns circulos) de China, lateral da Naval formado em Alvalade. Sem ter nada contra o China, penso que não é jogador para o Sporting. Conheço um empresario a quem lhe garantiram a pés juntos que o novo Lateral Esquerdo do Sporting vai mesmo ser o China!Para mim isto é mais um passo para a vulgarização do Sporting. Mas essa fonte...foi a mesma que me garantiu que o Nuno Valente para o ano está outra vez no Sporting. Agora pergunto eu...com 24 anos não servia...aos 34 anos serve?

Solução Czariana: E porque não...



Jorge Ribeiro. O pessoal anda a dormir de certeza. Como é possivel um jogador desta valia estar no Boavista e ninguém o ir buscar. Parece-me um desperdicio. É jogador de selecção e pode jogar como médio-interior esquerdo. Especialista em bolas paradas. Filho de um sportinguista ferrenho...festejou um golo na luz de maneira mais que insultuosa para os Benfiquistas...Não serve?
(e ainda por cima ontem marcou-nos 1 golo...e festejou a dançar!)

De quem se fala para ... Avançado

Nomes há muitos. Jogadores...poucos. Com a lesão de Derlei...Apareceram muitos nomes ligados a uma possivel mudança para o Sporting em Janeiro. Falou-se em John Aloisi (eu tb o referi aqui no SS!)...mas foram vários os nomes associados...desde Johan Elmander (para quem não há dinheiro dado que ele vale mais ou menos 10Milhoes de Euros!!!!), passando por Leandro Amaral (esse mesmo que foi para o Fluminense e que chegou a ser jogador do Porto, durante meia-hora !), até Henrik Larsson (que tem mais do que fazer do que trocar a calma da reforma na Suécia, pela pressão de jogar de Leão ao Peito), e até mesmo Bruno Moraes (que se não tivesse tido 3 operações aos joelhos nos ultimos anos, até podia ser uma boa hipótese!)...Até parece que andam a apressar a recuperação do Derlei, devido a mais uma lesão (para aí a 7ª!!!) de Yannick Djaló (que quando tem jogado...não tem rendido NADA!)...Mas não me parece que venha nenhuma "máquina goleadora"...quanto muito um Grandalhão qualquer da Bósnia, Noruega ou Guatemala...

Solução Czariana: E porque não...

Albert Zé Meyong



(agora já sei que não pode vir!!!!) Encostado e descontente em Levante foi cedido contra a sua vontade para o Albacete e recentemente afirmou ter sido um erro ter ido para Espanha. Nunca se pode saber se dava certo ou não, num clube maior...mas o Sporting actualmente não joga como uma equipa grande portanto não teria grandes dificuldades em se afirmar.

(mas... como este não pode pq já ssinou com o Belém...pq não...)

Francileudo Santos


Ponta de Lança móvel, com grande capacidade criativa e olfacto pelo golo, este Brasileiro naturalizado Tunisino poderia ser uma grande mais valia para o nosso frágil plantel. Apesar de ter apenas 1,72cm, faz muitos golos de cabeça, mas tem na velocidade a maior arma. Para quem não conhece basta dizer que cada vez que o vejo a actuar me lembro de outro brasileiro que fez furor em Portugal, Artur (ex-Boavista e FCPorto). Actualmente é jogador do Toulouse mas na 2a parte da época passada esteve cedido ao FC Zurich da Suiça.
Podem concordar ou discordar...mas não faziam pior dos que cá estão!

O Pesadelo de Alvalade!

Já vejo jogos do Sporting há mais de 35 anos. Ao longo de todos estes anos, já tive o privilégio de ter visto jogar grandes avançados como Yazalde, Lourenço, Manuel Fernandes, Jordão, Cascavel, Cadete, Gomes, Acosta, Jardel e Liedson. Vi também alguns razoáveis como Juskowiak, Eldon, Saucedo, Manoel, Leandro, Iordanov, Paulo Alves, Meade, Sealy, Alecsandro e outros maus como Rodger Wilde, Ouattara, McDonald, Eskilsson ,Jason, Nalitzis, Pinilla e Bueno. Houve até outros que nem sei se eram bons ou maus, como Misé-Misé, Motta, Koke, Dilson, N’Wokocha. Agora nunca vi nestes anos todos um avançado como Purovic.

Purovic pode ser bom a fazer outra coisa qualquer, agora a jogar futebol é péssimo. Provavelmente podia ter sido um bom advogado, um óptimo economista ou um excelente carpinteiro. Mas infelizmente, Purovic é futebolista e o que piora a situação é que joga no Sporting.

Purovic é tosco a jogar com os pés, falha golos com a baliza aberta (Marítimo, Paços Ferreira), joga sempre de costas para a baliza adversária, não tem mobilidade, não tem técnica, não tem sentido de oportunidade, sendo alto, ganha poucas bolas de cabeça, porque habitualmente falha o tempo de salto. Falta-lhe arte e engenho.

A culpa de estar a jogar no Sporting não é dele. É de quem o trouxe para Alvalade. E como é que esta compra foi feita? Pela net? Por catálogo, por vídeo? E de quem é a culpa? Do sistema de jogo do Sporting? De Carlos Freitas? De Paulo Bento? De Soares Franco? De todos?

Quando jogamos com Purovic, jogamos invariavelmente com 10 jogadores. Acho que ele já contaminou o Liedson com o seu péssimo futebol.

Houve avançados no Sporting que foram um total pesadelo para as equipas adversárias, Purovic pelo contrário é um pesadelo para a própria equipa.

Liedson foi no Brasil repositor de stocks num supermercado, hoje é o jogador que todos conhecemos. Purovic diz que é jogador. Eu pergunto: “será que o Pingo Doce ou o Minipreço, não estão a precisar de um repositor de stocks”? Pelo menos para as prateleiras mais altas Purovic dava-lhes jeito.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

«Não renovar pelo Sporting em 2004, foi o maior erro da minha carreira»


.
Depois daquele volte face no Verão de 93 e daquele famigerado jogo em 93-94, que para mim ficaste a ser o "inimigo número 1", pelo menos até ao dia em que entraste em Alvalade para vestir a nossa camisola.
.
Impossível esquecer as 4 épocas que João Pinto teve de "leão ao peito", principalmente aquela em que fez a fantástica dupla com Mário Jardel e que deu a dobradinha, em 2001/02. Terá sido dos jogadores que mais gostei de ver com a camisola do Sporting e acho que desde o dia 1, que foi sempre um super-profissional. Mais de 140 jogos e mais de 30 golos apontados, marcaram uma passagem por Alvalade, que terá sido se calhar a melhor fase da sua carreira.
.
Agora em entrevista ao "Público" refere que terá sido o seu maior erro não ter renovado em 2004. Também penso que sim, porque acho que pelo menos mais 2, 3 épocas faria e muito jeito nos daria.
.
De qualquer forma acho que foi dos jogadores mais fantásticos que já vi no nosso clube e apesar de todos o tentarem "queimar" depois do Mundial Coreia/Japão, mostrou que além de um grande futebolista, é um grande senhor.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Paredes continua sem aparecer...


O médio paraguaio continua sem aparecer em Alcochete e sem apresentar qualquer justificação para o atraso no regresso do período de mini-férias.

Daqui envio uma mensagem para o Carlos Paredes: "Estejas onde estiveres, deixa-te lá estar! Era o melhor reforço de Inverno que poderíamos ter. Abrires um lugar no plantel".

Que pena o Farnerud também não ter desaparecido.

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

A paranóia das Ligas já chegou ao Boavista

Apareceu há pouco tempo nos jornais desportivos uma curiosa notícia sobre os 2000 golos do Boavista na I Divisão. Nada mais falso. De facto entre 1935 e 1938 realizou-se em Portugal uma prova experimental, um torneio particular intitulado Liga no qual as equipas entravam por convite. Assim aconteceu por exemplo com a Académica que em 1934/35 ficou em último com 3 pontos e voltou a jogar em 1935/36 ficando de novo em último. Voltou a jogar em 1936/37 e em 1937/38. O campeonato nacional da I Divisão só começou a ser disputado em 1938/39. Até essa época existiu sempre o Campeonato de Portugal. Nos anos das Ligas os vencedores do Campeonato de Portugal foram o Benfica (1934/35), o Sporting (1935/36), o Porto (1936/37) e o Sporting (1937/38). Ora acontece que como o Benfica ganhou 3 Ligas e o Porto 1 delas alguns jornalistas tentaram apagar o Campeonato de Portugal desses anos. Ou seja fingem que não existiu Campeonato de Portugal entre 1934 e 1938. Depois escrevem burrices como esta: «O Boavista em 1936 desce de Divisão» Nada mais falso pois a II Divisão só surgiu em 1938/39 tendo o vencedor desse ano sido o Carcavelinhos. O que aconteceu de facto ao Boavista em 1936 foi que não foi convidado. No seu lugar apareceu o Académico do Porto. Essa é que é a verdade e como dizia o «outro» a verdade é só uma. Não pode haver duas verdades. Na época de 1935/36 o campeão de Portugal foi o Sporting Clube de Portugal que venceu o Belenenses por 3-1 na final em 5-7-36 depois de ter vencido o Salgueiros, o Carcavelinhos e o Marítimo. O Boavista não desceu de divisão em 1936 porque não havia descidas de divisão. Isso só começou a acontecer em 1938/39. Pese embora a boa vontade dos jornalistas sem memória que tentam apagar os Campeonatos de Portugal de 1934 a 1938 como se eles não tivessem existido.

José do Carmo Francisco