terça-feira, 29 de janeiro de 2008

O menino de Podgorica


.
1986. Estávamos no início de um ano, em que Portugal entrava na União Europeia, em que em Chernobyl se daria um dos maiores desastres nucleares da história da humanidade, em que Maradona viria a dar "show" no Mundial do México e em que a 29 de Janeiro, nascia em Podgorica - na então Jugoslávia - Simon Vukcevic.
.
Vukcevic deu os primeiros passos, no FK Budućnost Podgorica e aos 16 anos foi para a capital servia, rumo ao histórico Partizan. Passou 2 anos nos juniores, antes de entrar para a equipa principal, marcando e criando muitos golos. Quando ascendeu à equipa principal, foi premiado com a camisola número 10 como reconhecimento da sua popularidade para com os adeptos do Partizan.
.
Em Janeiro de 2006 transferiu-se para o modesto FC Saturn (Rússia). As coisas não lhe saíam como pretendia, entrou em choque com o treinador, que chegou a referir publicamente que o montenegrino, não se aplicava nos treinos e que mostrava falta de respeito. Simon a certa altura referiu que a sua ida para o FC Saturn tinha sido um erro e que teria preferido um clube com mais ambições.
.
No iníco desta época, numa transferência a rondar os 2 milhões de euros, por 50% do passe, chegou a Alvalade. Mais uma vez, tinha o número 10 à sua espera. De lá para cá, Simon (como prefere ser tratado) tem-se revelado uma aquisição muito feliz, pela excelente contribuição que tem dado ao clube, com golos e assistências. Figura chave em duas reviravoltas de jogos do Sporting, frente ao Marítimo e Paços de Ferreira, autor do primeiro golo que derrotou o bi-campeão FC Porto e um dos jogadores que no meio de uma "crise de resultados", mais tem remado contra a maré. Apesar de ter iniciado a época como suplente, é actualmente um dos elementos mais importantes da primeira equipa, fruto da sua enorme combatividade em campo e penso que já conquistou a maioria dos sportinguistas.
.
Na Liga Bwin, Vukcevic já participou em 16 jogos, 12 deles a titular num total de 1059 minutos. Mesmo não sendo deliberadamente um avançado, o montenegrino já apontou 5 golos na Liga - e se não estou em erro - mais 1 na Taça de Portugal e 2 na Taça da Liga.
.
Terá sido por ventura, a nossa melhor contratação esta época a par de Izmailov. Se o russo é mais velho (25 anos), mais experiente, será também mais inconstante. Vukcevic será talvez mais individualista, um jogador que por vezes se agarra muito à bola, mas uma força da natureza, que tem apenas 22 anos - feitos hoje - e que se lhe forem dadas oportunidades e for bem acompanhado, muito poderá vir a dar ao nosso clube.

Sem comentários: