segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Marcar, sofrer, vencer...


.
Para já e antes que tudo, não é pela vitória de ontem no "clássico" frente ao FC Porto, que acho que tudo é um "mar de rosas" e que o Sporting está completamente diferente. Não está, continuo a achar que há ali elementos que não apresentam qualquer mais valia no plantel, continuo a achar o mesmo do Paulo Bento, continuo a achar o mesmo da SAD e da sua política, mas que foi uma vitória saborosa, lá isso foi.
.
De seguida, uma palavra para os sportinguistas. Têm momentos em que são capazes de desmoralizar e até assobiar jogadores como um Moutinho, um Miguel Veloso ou outro qualquer. Mas ontem, antes do início de jogo e a 14 pontos do líder, ter um estádio cheio, uma grande festa, um grande apoio à equipa, é fantástico. Claro que os dois golos madrugadores do Sporting, em muito ajudaram para a "não desmoralização" dos adeptos. Mas o antes, o durante e o depois, mostrou a "massa" que são os nossos adeptos. Fantásticos!
.
Quanto ao jogo em si, não me vou alargar em promenores. Acho que o Sporting ontem teve tudo, o que esta época quase nunca tem tido: A sorte do jogo, a eficácia, a capacidade de sofrimento, a humildade e a total entrega dos seus jogadores. Ainda antes da partida, comentava com o meu Pai, o mau momento que estamos a atravessar, mas que até estava confiante. Acho que esta equipa transcende-se nos jogos com os grandes, basta ver as exibições com o Manchester United, com a AS Roma e até mesmo com o Dínamo Kiev na Liga dos Campeões. O grande mal é depois nos jogos com os "pequenos" e que nesses é que se ganham taças, campeoantos, etc, a equipa baixar muito o rendimento, a vontade, a entrega ao jogo.
.
Jesualdo para mim, uma vez mais demonstrou que não tem capacidade para ser treinador de um clube de topo. Vem a Alvalade com 14 pontos de avanço, mudando a sua tática, colocando mais um homem no meio-campo e deixando Quaresma com Lisandro na frente. Não me venham dizer que é a falta de Tarik, por amor de Deus! Tarik é um "ex-dispensado" que este ano lhe têm saído bem as coisas. Como já disse em cima, o Sporting foi eficaz, teve duas oportunidades antes dos 15 minutos e soube muito bem aproveitá-las. Lisandro estava mais que fora-de-jogo no golo invalidado ao FC Porto, assim como Vukcevic estava adiantado na jogada do 2º golo do Sporting. Temos ainda a possível expulsão de Bruno Alves, que os portistas querem comparar à jogada disputada entre Liedson e Helton.. ridículo. Se calhar muitos também não viram, que mal acabou o jogo e ainda dentro das quatro linhas, Pedro Emanuel agrediu Celsinho com um estalo.
.
Enfim, só digo, que se em "eras" como a de Peseiro, diziam que não interessava jogar muito e não ganhar o jogo, acho que agora aplica-se a mesma coisa ou isso só funciona quando é o Sporting? Quando o Sporting ganha mesmo não sendo melhor, não tem mérito? Ou só o FC Porto quando vem a Alvalade, marcar um golo aos 5 minutos e estarem 85 "na toca" e ganharem é que é espírito de luta, de sacrifício, estofo de campeão?
.
Para finalizar, digo o que já disse em outros sítios da blogosfera. Acho que o Sporting ontem teve a sorte e a eficácia, que por vezes tem faltado e o FC Porto esteve muito perdulário e "anormalmente melindroso" na defesa. Destaco a entrega e capacidade de sofrimento dos jogadores do Sporting como uma das principais razões da vitória. Acho que a "lenga lenga" do Jesualdo no final, só "manda areia" para os olhos de quem não quer ver. Não é treinador para o FC Porto na minha opinião.
.
Destaco individualmente no Sporting: Pereirinha que me surpreendeu, pensei que se fosse "tremer", Izmailov, Vukcevic e Liedson. Tonel e e Polga deram muitas habébias e só o desacerto portista não deu golo. Há quem destaque M. Veloso, mas continua a achar que está pesado e lento. O talento está lá, mas tem que se focar mais no futebol. João Moutinho foi dos piores do Sporting e não compreendi porque não saiu a certa altura da 2ª parte, quando simplesmente se arrastava em campo. Não está em causa o seu valor, mas ontem fisicamente não podia mais, devia ter saído.
.
Esta vitória em pouco "belisca" a carreira do FC Porto, se bem que não é como Jesualdo quer fazer parecer. Uma derrota é sempre uma derrota, para mais contra um rival. E o "Porto de Jesualdo" já tremeu em outras alturas. Vamos ver como reage.
.
O Sporting está longe de estar bem, mas esta vitória só veio provar uma coisa. A sorte procura-se e quando há entrega, luta, vontade por parte dos jogadores, muitas adversidades são superadas.

Sem comentários: