domingo, 9 de dezembro de 2007

A sul do paraíso...


.
Desde já começo por dizer que nada tenho contra as claques organizadas. Acho que a existência das mesmas, pode ter trazido por vezes algumas situações menos boas aos nossos estádios, mas uma coisa é certa, com elas, a "cor", a "vida" de um jogo é outra. Estão sempre presentes, faça chuva ou faça sol, são sempre fieis no apoio ao clube e seguem a equipa para todo o lado.
.
Com o momento menos bom do nosso clube, a claque mais antiga e significativa do Sporting, decidiu efectuar um protesto, antes da partida frente ao Louletano. Ao invés da habitual presença no topo sul do Estádio de Alvalade, à hora do ínicio do jogo, a claque fez uma hora de silêncio em protesto contra a situação actual. Eram cerca de 18h10, quando a respectiva claque entrou de rompante pelo estádio.
.
Estamos numa democracia (ou deveríamos estar) e cada um é livre de pensar, expressar e marcar a sua posição, mas entrar em Alvalade a meio do jogo com insultos à equipa, não sei se terá sido o melhor dos protestos. Eu próprio estava presente na bancada sul e assisti. Pelo que percebi, os insultos dirigiram-se a tudo e todos, só escapando Paulo Bento às "críticas". Os restantes adeptos não gostaram, a equipa no final deslocou-se ao topo contrário e como que desaprovando a atitude, ofereceu camisolas às duas outras claques (Torcida Verde e Directivo XXI), que desde o ínicio marcaram presença no estádio. A situação ficou "negra" e pelo que me apercebi, só Pedro Barbosa apelou que os jogadores voltassem a meio campo e aplaudissem e Juventude Leonina, para resfriar os ânimos. No fim da partida, pelo que a comunicação social informa, muitos deles foram esperar dirigentes e jogadores e com Romagnoli que saíu do carro, a situação piorou.
.
Concordo em absoluto que o Sporting está a ser dirigido de uma forma que em nada nos agrada, os resultados desportivos são os que se vêem e eu próprio fico desiludido com a atitude, que a equipa muitas vezes põe em campo, mas acho que o insulto, a violência a nada leva. Ofender os jogadores, assobiar a equipa, acho que ainda pior, só destabiliza e os resultados de maus vão ser ainda piores.
.
Mas mais que tudo isto, o que me deixou ontem bastante triste, foi a divisão entre sportinguistas. Sempre considerei o Sporting diferente, sempre considerei que os nossos adeptos viam o nosso clube, como poucos vêem o seu e se já temos de "lutar" contra tanta adversidades, termos agora divisões entre sportinguistas, é sem dúvida muito triste.
.
Não tenho solução para o caso, não vou eu dizer que tenho uma ideia muito melhor, para "atingir" os dirigentes e jogadores e eles saberem o que vai na alma dos adeptos, mas uma coisa sei, ofensas, assobios, insultos e violência gratuita... não é definitivamente a solução.
.
Estamos todos do mesmo lado... Força Sporting!

Sem comentários: