quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Contra benquerenças e milagres, valeu Liedson!



Desde já concordo com Paulo Bento... esta vitória não fez passar o mau momento, mas por vezes as equipas definem-se grandes, quando nos maus momentos acabam por ganhar, seja de que forma for. Vencer é sempre um tónico, principalmente quando se atravessa um mau momento. Todavia, também não sou muito apologista do ganhar a qualquer custo, mas quando melhor não é possível, tenho que me contentar com isso. Ontem, para mim a única razão desta vitória chama-se (uma vez mais), Liedson da Silva Muniz. É impressionante, como este homem de 1.75m e 63 kg corre os 90 minutos de jogo, ataca, defende, luta, marca golos, assiste companheiros até á exaustão!
.
Quanto ao Fátima, penso que é um digno vencido. Não é qualquer formação que elimina o St. Clara, a Académica, o FC Porto (se bem que nos penaltys) e faz a "vida negra" ao Sporting. Fico curioso é como esta equipa, pode estar em 10º lugar na Liga Vitalis e se bem que só com uma derrota, ter apenas duas vitórias em oito jogos, isto frente a equipas supostamente de calibre idêntico ao seu. Também não chego ao exagero de dizer, porque não estão Saleiro ou Marinho no Sporting. Não estão, porque eles não jogam aquilo que mostraram, porque eles seriam mais uns, que dariam em "flops". É tudo muito bonito jogar no Fátima, descomplexados, contra um Sporting "macio" e 3 para 3 no contra-ataque, agora jogar com a camisola listada, com uma permanente pressão de vencer, a atacar contra "onze defesas" metidos no seu meio-campo, a história é outra.
.
Como disse antes, o mau momento não passou, mas esta é uma vitória que pode fazer bem à equipa. Espero que não só os jogadores, como também Paulo Bento, tenham tirado desta eliminatória uma lição (não deviam já saber?) e que vejam de uma vez por todas, que não são as camisolas que vencem jogos. O Sporting tem qualidade (em alguns sectores e alguns jogadores) mas tem de ser mais lutador, menos brando, mais objectivo, se quer vencer os seus compromissos.
.
Quanto ao árbitro, não podia deixar de falar nele. Este senhor (que devia processar desde logo os pais, pelo nome que lhe deram) Olegário Benquerença, é dos juízes mais prepotentes da nossa arbitragem. O senhor treinador do Fátima, apesar de reconhecer o mérito do Sporting, ainda teve a lata de se queixar de uma arbitragem, que num geral foi sempre benevolente para com os "coitadinhos dos pequeninos". Volto uma vez mais a dizer, que não falo das arbitragens apenas quando perdemos, falo quando mesmo assim e apesar de tudo o que fazem contra o Sporting, nós conseguimos ganhar.
.
Este senhor foi desde início benevolente com o anti-jogo do Fátima. Uma vez mais uma grande penalidade ficou por marcar. Na 1ª mão no Restelo, quando Purovic à queima roupa, a bola lhe bateu na mão, foi grande penalidade, quando na 1ª parte deste jogo, Liedson chuta para golo e a bola bateu no braço de um defesa do Fátima, já foi "muito em cima". Só dou mais dois exemplos. Conseguiu (e há imagens disso) dizer ao defesa direito do Fátima, Marco Airosa: "Fizeste uma, duas, três faltas, tem calma, para a próxima levas amarelo", isto numa falta à entrada da área. João Moutinho à primeira falta a meio-campo (e duvidosa) foi imediatamente admoestado. Purovic, depois de ser ostensivamente agarrado com os dois braços, à entrada da área, viu a falta ser marcada ao contrário e ainda ver cartão amarelo, de bradar aos céus! Para não falar, de uma sequência de mais duas/três faltas, sobre Purovic, que marcou sempre ao contrário!
.
Vocês podem-se esquecer, mas eu nunca mais esquecerei, que foi este senhor, que num jogo frente ao V. Guimarães em Alvalade, deu propositadamente um amarelo a Liedson, por ter chutado a bola fora de campo! Mais! Teve que parar o jogo, pois o guarda-redes do Vitória já ia a marcar o pontapé de baliza, para admoestar o brasileiro. Porquê? Porque na jornada seguinte, o Sporting visitava a Luz, no jogo do título e o 5º amarelo, impossibilitava o brasileiro de jogar. Também não me esqueço, da sua manhosa arbitragem no Dragão, quando conseguiu expulsar Caneira, para o FC Porto dar a volta ao jogo e eliminar o Sporting da Taça de Portugal. Pois há quem tenha memória curta, mas eu não esqueço!
.
Para finalizar e chamem-me de louco, fanático, chamem-me do que quiserem, mas aquele rapazola, que por sinal é o primeiro proveta português e dá pelo nome de Saleiro, nunca, mas nunca mais na vida dele, voltava a vestir a camisola do Sporting! Não, não foi pelo golo que apontou, foi pelas constantes aldrabices, pelas constantes percas de tempo que causou, por a certa altura se deixar ficar deitado na área do Sporting, levantar-se e quando viu que o árbitro não ia parar o jogo, voltar a deixar-se caír. Isto frente ao clube que fez a sua formação, frente ao clube com qual tem contrato, frente ao clube que lhe paga! Nunca mais!
.
Domingo e porque sou sportinguista, lá estarei em Alvalade. Faça chuva, faça sol, estejam bem estejam mal, estou sempre lá, sempre com o Sporting!

Sem comentários: