terça-feira, 1 de julho de 2008

Um postal de parabéns ao Sporting



Querido Sporting,

Parabéns pelos teus 102 anos!

Caramba, 102 anos! Parece que foi ontem que um dos teus fundadores fez uma "birra" e foi pedir dinheiro emprestado ao avô para te fundar...

Com mais de 100 anos é natural que tenhas vivido muitos episódios, que tenhas conhecido muitas glórias, vividas por todos aqueles que te amam verdadeiramente, e que tenhas também saboreado o travo amargo das desilusões. E como essas custam...mas fazem parte da vida!

Mas, Sporting, hoje que te escrevo este postal para te dar os parabéns, quero dar-te um conselho (e perdoa-me, Sporting, por achar que, com cerca dum terço da tua idade, tenho autoridade para te dar conselhos). Queria dizer-te, Sporting, que estás muito diferente daquele Sporting que conheci quando tinhas "apenas" 74 anos.

Nessa altura, no dia 1 de Junho de 1980, fui com a minha família assistir ao jogo que te consagraria campeão nacional de futebol. À torreira do sol, na superior norte da tua antiga casa, vi-te, pela primeira vez que me lembro, com as tuas camisolas listadas de verde e branco, mostrar a toda aquela gente que sobrelotou o teu humilde lar que eras o GRANDE Sporting Clube de Portugal.

Nesse dia, Sporting, fiquei com a certeza que a nossa ligação seria para sempre. E que nunca te abandonaria. Fiquei, nesse dia, fascinado com o Manuel Fernandes, com o Jordão, dos quais só conhecia as fotos que me mandavas. Mais tarde, pude apreciar muitos e muitos outros talentos que souberam honrar o teu lema de «Esforço, Dedicação, Devoção e Glória».

Também por essa altura, pude visitar o teu pavilhão e ver jogos de Basquetebol, Andebol e da mítica equipa de Hóquei em Patins de Ramalhete, Rendeiro, Sobrinho, Chana e Livramento que se sagrou campeã europeia. Mais tarde, quando decidiste aumentar a tua casa, vi ainda muitos jogos debaixo da Bancada Nova, naquilo que chamaste de «Nave» e que nos deixou, muitas vezes, "nas nuvens"...

Pude ainda ver, Sporting, atletas que envergavam a tua camisola ou a camisola do nosso país, cujo nome tens no teu próprio nome - SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.

Porque, Sporting, (agora entro na parte do tal conselho) andas a esquecer-te muitas vezes que és um Clube de Portugal. Agora com esta idade, Sporting, pensas que és apenas um clube de futebol. Vendeste quase tudo o que tinhas. Não posso ver as equipas que ainda restam de Andebol e Futsal na tua casa. Na nossa casa.

Andas a apresentar-te sem o "mítico" SCP no teu "bilhete de identidade", como que renegando este teu percurso centenário, ganhando tiques de "novo-riquismo" e desprezando aqueles que te seguiam para todo o lado e que pensavam que o nosso amor era eterno.

Agora, Sporting, dizes que os tempos são outros. Que nós preferimos as novas tecnologias e as "playstations", que queremos divertir-nos noutros sítios que não na tua casa. Que preferimos ficar até na nossa própria casa...

Queria dizer-te, Sporting, que te enganas. Tu, Sporting, é que mudaste. Não fomos nós. Tu é que passaste a receber visitas só à noite. Tu é que foste acabando com aquilo que nos ligava, tu é que foste acabando com a possibilidade de quem te ama poder honrar a tua camisola. Tu é que não ligas, não cuidas e não gostas de quem nunca te abandonou!

Desculpa a franqueza Sporting (ainda para mais num dia festivo como este!), mas estás diferente. Agora com mais de 100 anos é que achas que tens de retomar a tua génese de "clube selecto", as tuas raízes aristocráticas...

Enganas-te Sporting! Tu és de todos, Sporting. Deves retribuir condignamente quem te demonstra todo o seu carinho e afecto!

Acorda Sporting. Nunca é tarde demais para mudar; nunca se é velho demais para mudar!

Com afecto, deste que só te quer bem.

Sem comentários: