segunda-feira, 28 de julho de 2008

João, já estás de longe a perder...



Aproveitando o excelente post do Nuno Caetano, não podia deixar de expressar a minha opinião relativamente a esta situação do João Moutinho. Fui criado e cresci a ouvir dizer que temos de ser responsáveis, de que quando assumimos algo temos de cumprir e que temos de respeitar os "contratos" que fazemos na vida. Também sempre me ensinaram que por vezes levamos uma vida a criar um nome, um estatuto e que em 5 minutos tudo isso pode caír por terra. Neste momento para mim o João Moutinho é o espelho disso tudo.
.
O João chegou onde chegou pelo seu valor, pela sua qualidade e o Sporting não é seu dono, mas foi também o Sporting que lhe proporcionou todas as condições para evoluir, para crescer, para aos 21 anos ser um dos jogadores mais acarinhados e respeitados do futebol nacional. De livre vontade o João assumiu um acordo, que agora - ao que parece - por míseros 1,5 milhões de euros (míseros para um futebolista que ganha o que ganha) está a deixar em causa. Para mim nem se trata do valor, para mim trata-se é da atitude verdadeiramente mercenária.
.
Quando lhe foi confiada a braçadeira de capitão, o Sporting não só lhe confiou a liderança de um grupo, como lhe deu o estatuto de "porta estandarte" de um clube centenário, um representante de milhões de sócios, adeptos e simpatizantes espalhados pelo mundo. É isso que por vezes estes jovens parecem não ter noção. Quem é o João Moutinho - para não ir mais longe - ao pé de um Vítor Damas, um Jordão, um Manuel Fernandes? Eu digo-vos... não é nada! Como se costuma dizer, de insubstituíveis estão os cemitérios cheios, os jogadores passam e os clubes continuam e o Sporting é grande demais para se baixar perante seja quem for.
.
Para mim, o que o João conquistou desde que em Dezembro de 2004 passou a fazer parte do plantel principal, foi literalmente por água abaixo. O respeito e carinho que os sportinguistas tinham por ele nunca mais será o mesmo. Sei e não sou inocente de achar que o futebol de hoje em dia é o do "amor à camisola", mas sou um "romântico" e continuo a achar que o amor a um clube, o respeito a uma instituição, é algo bonito de se ver.
.
Estiveste mal João, muito mal. O futuro a Deus pertence e cá estaremos para ver quem perde ou quem ganha com isto. Na minha humilde opinião de sportinguista e sócio desde que nasci... João, já estás de longe a perder.

Sem comentários: