segunda-feira, 21 de julho de 2008

Primeiras impressões...


.
Uma derrota é sempre uma derrota, como Paulo Bento também o disse, mas também são nestes jogos que se tem de fazer experiências e não nos jogos a doer. Ainda sem os "internacionais" Rui Patrício, Miguel Veloso, João Moutinho e Hélder Postiga, Paulo Bento começou o jogo numa variante do 4-4-2, diferente do habitual losango. Tiago na baliza, Abel e Ronny nas laterais, com Polga e Daniel Carriço no centro a completarem o quarteto defensivo. No meio-campo entregou as alas a Izmailov e Pereirinha, jogando com Rochemback e Adrien ao centro. A frente de ataque ficou entregue a Yannick e Derlei.
.
O Sporting teve ali 20, 30 minutos da primeira parte onde apesar de tudo, se conseguiu ver alguma mecanização e alguns bons pormenores fora do losango. Falando dos "novos", Daniel Carriço pareceu-me ser uma boa opção para quando houver necessidade de rodar o plantel, durante a época. Com Caneira a fazer todas as posições da defesa, sobrando ainda Polga e Tonel para a faixa central as hipóteses não serão muitas, de qualquer forma penso que poderá ser uma opção válida em determinados momentos. Rochemback, já perfeitamente conhecido, assumiu-se como o patrão do meio-campo. Vem dar alguma estabilidade à zona central, ganhamos nos lançamentos em profundidade, no poder de remate e na combatividade, mas tem de se soltar mais e soltar mais a bola para não fazer morrer o jogo da equipa.
.
Na 2ª parte, com bastantes alterações, Paulo Bento voltou ao losango. De "caras novas", apenas Caneira jogou e também este já todos conhecemos as sua potencialidades. Curiosamente pareceu-me algo nervoso, com algumas entradas fora de tempo. Uma das prestações que me deixou apreensivo e que desta forma raramente terá hipóteses no onze, foi a de Pedro Silva. Está pesado lento e é perfeitamente ultrapassável por qualquer adversário.
.
Estou agora curioso com a integração dos restantes elementos e principalmente como Paulo Bento encaixará João Moutinho e Miguel Veloso num meio-campo, que este ano tem bastantes soluções. Se o ano passado muitas das vezes pecávamos pela falta de elementos, este ano com "Roca", Adrien, João Moutinho, Miguel Veloso, Izmaliov, Vuckcevic, Pereirinha e Romagnoli, as soluções são muitas e variadas. Resta agora saber se daí se faz um bom meio-campo. Tive pena de não ver em acção Ricardo Baptista e se realmente poderá lutar pela titularidade.
.
Sinceramente não ligo muito a estes jogos de pré-época ou melhor aos resultados dos mesmos. Há muitas mudanças, muitas entradas e saídas durante os 90 minutos, de qualquer forma dá sempre para tirar algumas ilações. Na 2ª parte acabámos por cometer mais erros defensivos e foi curiosamente com mais um homem que acabámos por sofrer 2 golos, nomeadamente pela apatia da equipa defensivamente e pelo cansaço.
.
Vamos ver como a equipa evolui nos próximos jogos de pré-época e como é feita a integração dos "europeus". A meu ver esta época, as soluções são muito maiores e melhores. Resta agora a Paulo Bento conseguir fazer dessas soluções uma equipa.

Sem comentários: