terça-feira, 9 de novembro de 2010

«Não tenho que pedir desculpa a ninguém"



«Não tenho que pedir desculpa a ninguém", é isto que se apraz dizer, por um treinador que há 15 minutos do fim está a vencer uma partida em casa, por dois golos de diferença e, consegue ir perder o jogo.
.
O Sr. Paulo Sérgio diz que é sério, que trabalha todos os dias... também eu! Também eu o sou e, não sou treinador do Sporting. Isto chegou ao cúmulo que, um treinador de 3ª categoria, que já antes disse que não foi ele a oferecer-se ao Sporting, depois de uma derrota vergonhosa, nem sequer assumir os seus erros.
.
Todo o estádio estava a ver, que o Sporting estava a perder o meio-campo. Todo o estádio estava a ver que o Maniche não estava bem já há muitos e muitos minutos. Só este senhor nada viu! Mas o que é isto? Ao que nós chegámos!
.
Agora, façamos de bode expiatório só o Maniche e limpemos a água do capote! Maniche teve culpa, Maniche foi um dos grandes causadores da derrota, mas não o único. Quem está no banco, tem de estar muito mais esclarecido, tem de ler muito melhor o jogo.
.
Comigo, este senhor quando chegasse ao balneário, já não era treinador do Sporting e o Sr. Maniche, como o povo costuma dizer "já não calçava mais". Com o Presidente que temos... continua tudo na mesma.
.
É A PALHAÇA AUTÊNTICA! Isto não é o meu clube! Isto não é o meu Sporting! Como verdadeiro sportinguista, sócio desde que nasci, a minha "obrigação" é de já no próximo jogo voltar a apoiar a equipa e, de daqui a 15 dias estar no meu lugar em Alvalade. Isso farei, por amor ao Sporting.
.
Mas deixo aqui a minha convicção... este não é o meu Presidente e este não é o meu treinador. Acabou-se o tempo, acabou-se a margem de manobra de minha parte.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Não vale a pena...


.
Já todos sabemos que o plantel não é o melhor, que o treinador escolhido não foi, nem podia ser o acertado, que os exemplos que vêm de cima são péssimos ou, nem sequer existem, mas isto vai de mal a pior.
.
Nem me alargo em mais nada. A culpa não morre solteira, mas enquanto continuarmos a ter um treinador deste calibre e um guarda-redes, que não consigo perceber quem o ainda defenda, não vale a pena, não vamos a lado nenhum.
.
Não vou deixar de apoiar, não vou deixar de marcar a minha presença no estádio, porque o meu amor é ao clube, ao Sporting, e não a x, y ou z, mas... o meu Sporting não é este.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Pouco mudou...

.
Como sempre, continuo a acompanhar o nosso clube e a deslocar-me a Alvalade. Lá estive na quinta-feira no "pesadelo dinamarquês" e ontem, obviamente não faltei.
.
Acho que pouco mudou da época passada para esta e, não sei mesmo se em certos aspectos não piorou. Não sou pessimista, sou mais realista e, a falta de investimento, a falta dum exemplo que vem de cima, a falta de liderança e claro, a falta de qualidade, não nos deixa ir muito mais longe.
.
Continua-se a falar muito da aquisição de mais um médio e de um avançado. Sinceramente acho que mais um médio, só mesmo um verdadeiro "número 10", alguém de qualidade e que pegue de estaca na equipa. Isso sim faz-nos falta, outro médio só para encher, já lá temos os suficientes. Um avançado alto, possante, que faça golos e parceria com o Liedson também concordo. Mas acho que não nos devíamos ficar só por aí. Acho que além da contratação de extremos, devíamos contratar um central de qualidade, um patrão para aquela defesa e um guarda-redes.
.
Ouvia-se pelas bancadas porque o Evaldo não sobe, que no Braga era isto e aquilo. Pois sim, era diferente, tanto ele como o João Pereira. Porquê? Porque no Braga além de não se andar sempre a laterizar, há extremos que acompanham os laterais. Nuno André Coelho ainda não me convence, Carriço não é um central de eleição e Polga, bem esse, está completamente acabado. Na baliza e, apesar de eu não gostar do actual titular e reconhecer, que nos últimos jogos até nos "safou" algumas vezes, também nos "enterrou" em quase tantas outras situações, veja-se o segundo golo do Brondby, veja-se ontem a sua saída que não deu golo ao Marítimo por milagre. Claro que não o culpo de tudo, a defesa também tem quota parte de culpa, mas o rapaz não tem categoria.
.
Enfim, na minha modesta opinião e, eu que vejo que, cada vez menos percebo de futebol, mesmo recorrendo ao mercado interno, acho que poderíamo-nos reforçar com um bom guarda-redes, um bom defesa central, um bom número 10, dois extremos e um avançado. Quanto gastaríamos? Se calhar nem 6 milhões e meio, que demos por um jogador mais que acabado.
.
Como não se prevê nada disto, como a filosofia do nosso clube continua a ser "não hipotecar o futuro", hipotecando já o presente, acho que vamos ter mais uma longa e penosa época, muito aquém dos pergaminhos do nosso clube.
.
PS - Quinta-feira na Dinamarca, incrivelmente quase jogamos o "jogo da época". A fé não é quase nenhuma, mas não vou deixar de ver e apoiar. Só espero é que me surpreendam...

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Aí está o começo da Liga 2010/11

.
Amanhã, começa a Liga 2010/11 para o Sporting, na sua deslocação à Mata Real para defrontar o Paços de Ferreira. Apesar de oficialmente a época já ter começado, com duas vitórias sobre os dinamarqueses na Liga Europa, é importante e motivador, que amanhã começemos desde já a vencer na Liga Portuguesa.
.
Continuo a duvidar de certas situações, acho que algumas das saídas não terão sido totalmente colmatadas e penso que em algumas zonas, continuamos a ter falta de qualidade. De qualquer forma, estou optimista e como sempre estarei a apoiar! Seja fora pela televisão ou em casa no estádio, lá estarei, sempre fiel!
.
Que este seja um ano de sucesso, não só para o nosso clube, como também o nosso blogue possa voltar a ganhar vida!
.
Vamos em frente Sporting!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Uma vitória, um empate e uma derrota...



No estágio de pré-época realizado em França, o Sporting em três jogos realizados, obteve uma vitória, um empate e uma derrota. Estes resultados nesta fase, valem o que valem, pouco importam, mas pouco não quer dizer nada.
.
Desprovido ainda dos jogadores presentes no Mundial, foi tempo para ver em acção alguns dos reforços e confirmar também, alguns dos males antigos. Dos três jogos, apenas não vi o empate frente ao Nice, mas no restante, deu para ver que muita coisa continua na mesma. Longe de ser um derrotista, até porque sempre defendo a equipa, há ali muita coisa que não entra na cabeça de ninguém.
.
Continuo sem perceber, como é possível elogiarem o Rui Patrício. O rapaz não tem culpa, mas menos culpa tenho eu. Não tem qualidade, pode vir a ser num futuro a médio prazo um bom guarda-redes, mas actualmente não tem categoria nem estofo para ser titular do Sporting. Continuamos a ter um guarda-redes que esteve no Mundial, de qualidade e que pelos vistos não será aproveitado e, deixámos fugir a meu ver, uma excelente compra, que era abrir os cordões à bolsa e garantir o Eduardo, que nos dava garantias para 5, 6 épocas. Como o meu Pai diz (e bem) as equipas começam a fazer-se de trás e um grande guarda-redes faz toda a diferença.
.
Mas se todos os males fossem esses, estávamos nós bem. Não quero, nem vou entrar em profundas e demagógicas análises, mas jogadores como Polga, Grimi, Postiga (apesar de toda a sua entrega) e, pelo menos Pongolle, não são jogadores que nos possam levar longe.
.
Na partida com o Young Boys, gostei da entrega da atitude, de rematarmos muito, algo que o Sporting nunca faz, mas no jogo frente ao PSG, foi quase como um déjà vu! Erros atrás de erros, principalmente na defesa. Mesmo num jogo particular, é inadmissível estar a ganhar 2-0 aos 4 minutos e ir perder 2-4, não tem cabimento.
.
Quanto a reforços: O Evaldo é o que se sabe dele, apesar de com o PSG não estar muito bem, é jogador com quem podemos contar para o lado esquerdo da defesa. Maniche, não é o mesmo do passado (nem poderia ser), mas penso que poderá vir a ser muito útil. Diogo Salomão tem alguns pormenores, mas penso que poderia rodar num clube da Liga principal. Nuno André Coelho nunca será um trinco, mas poderá ser útil como 2ª escolha no centro da defesa. Torsiglieri, vi apenas alguns apontamentos no jogo com o PSG mas, parece-me possante, calmo e com boa colocação de bola à distância, algo que ultimamente não se vê nos nossos centrais e, Valdés, do pouco que também vi, parece-me um jogador rápido, inteligente e com bom toque de bola.
.
Bem, esperemos pelo regresso dos "mundialistas", pelas supostas contratações que estão para vir e, veremos no que isto vai dar. Para já, só sei que Paulo Sérgio tem um duro trabalho pela frente, pois há vícios antigos que teimam em não desaparecer.
.
E duma vez por todas... POR FAVOR! CONTRATEM UM GUARDA-REDES EM CONDIÇÕES!
.
PS - Que se passa com o Tonel? Está lesionado? Não estava no estágio? Sinceramente desconheço, por isso pergunto.
.
PS2 - Já se sabe a hora do jogo de apresentação frente ao O. Lyon. É às 20h de Domingo e, é claro lá estarei.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

OFICIAL: Valdés 3 épocas no Sporting

.
O acordo com o Atalanta foi alcançado nesta quinta-feira, com os leões a desembolsarem 2.992 milhões de euros.
.
Jaime Valdés, de 29 anos, é o quinto reforço do Sporting para a nova temporada (exceptuando os regressos de jogadores ligados ao clube leonino) e a sua cláusula de rescisão foi fixada em 25 milhões de euros.
.
Percurso do internacional chileno:
.
- 2009/10 - Atalanta
- 2008/09 - Atalanta
- 2007/08 - Lecce
- 2006/07 - Lecce
- 2005/06 - Lecce
- 2004/05 - Lecce (Fiorentina)
- 2003/04 - Bari
- 2002/03 - Bari
- 2001/02 - Bari
- 2000/01 - Bari
- 1999/00 - Bari
- 1999 - Palestino
- 1998 - Palestino

segunda-feira, 5 de julho de 2010

OFICIAL: João Moutinho vendido ao FC Porto


.
João Moutinho assinou por cinco épocas pelo FC Porto, ficando o Sporting com o direito a receber 25 por cento da mais valia que se venha a verificar numa futura eventual transferência do jogador para outro clube, isto desde que feita por valor superior a 11 milhões. Já quanto a Nuno André Coelho, o jogador assina pelo Sporting por quatro épocas, ou seja, até Junho de 2014, tendo sido fixada cláusula de rescisão em 30 milhões de euros. O FC Porto, porém, fica ainda com 50 por cento dos seus direitos económicos.
.
Opinião de um simples associado com 34 anos de casa (eu):
.
Uma verdadeira palhaçada! Estamos entregues aos bichos e isto não é o meu Sporting. Vender o João Moutinho a um rival directo? Sinceramente, nem falta dele vou sentir. Já desde há muito que acho que o João Moutinho estagnou no tempo, parou de evoluir e, até me arrisco a dizer que, passou a ser um dos "cancros" da equipa, um dos "cancros" do balneário.
.
Todavia, isso não quer dizer que vamos andar em saldos e, a dar de mão beijada activos a um rival. É certo que por 11 milhões não o venderíamos a ninguém, mas se o queriam vender, o FC Porto que pagasse os 22,5 milhões! O menino amuava? O menino não queria jogar pelo Sporting? Simples, tinha mais 4 anos de contrato, ficava até 2014, a treinar sozinho em Alcochete. Não queria? Pagasse do bolso dele e a cláusula de rescisão.
.
Desportivamente sinceramente não estou preocupado, já desde há 2, 3 épocas que não o via como mais valia e, ser capitão, nunca concordei e muito menos comecei a concordar, depois da "novela Everton". Enfim, vem-se provar que apesar de ser uma das melhores escola de futebolistas da Europa, não quer dizer que também seja uma boa escola de homens. O João Moutinho, deveria ter tido mais respeito por quem o fez. Preferiu abandonar o barco... óptimo, prova a sua falta de carácter. Só faz falta quem cá quer estar, agora financeiramente é que não podíamos levar este barrete.
.
Não compreenderia de qualquer forma, mas se ainda fosse 10 milhões e um Rodriguez, e com 4 desses milhões fossemos buscar o Eduardo, ainda "engolia". Agora assim? Como sei que com este dinheiro não vamos buscar nem o Eduardo, nem nenhum jogador conceituado para pegar de estaca na equipa... acho que este foi um óptimo negócio... para o FC Porto.
.
Muito mal vai o nosso clube! Não sou subordinado de niguém muito menos do FC Porto! Não me contento com segundos lugares! No desporto não há inimigos, mas há rivais e amiguinhos... já estou como o outro, só se for na Playstation! 10 milhões e um central que não se afirmou, por quem tem 22,5 milhões de cláusula (utópica claro, mas não interessa, é a que é)... é gozar com os sportinguistas!
.
Não me alargo mais... porque acho que iria começar a descer de nível.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

OFICIAL: Torsiglieri por quatro épocas


José Eduardo Bettencourt apresentou Torsiglieri como o mais recente reforço do Sporting. O jovem central argentino proveniente do Vélez Sarsfield, rubricou um contrato de 4 temporadas com os leões e nas primeiras palavras como jogador leonino agradeceu o empenho do clube fez na sua contratação.

"Agradeço o esforço que fizeram para me trazerem até aqui. Venho com muitas ganas e agora só penso me trabalhar para conquistar um lugar no onze", começou por dizer o jogador de 22 anos.O central argentino que representava o Vélez está há pouco tempo em Portugal, mas já teve oportunidade de conversar com o novo treinador. "Paulo Sérgio é um treinador jovem e cheio de vontade para levar o plantel a bom porto", comentou.

No final da apresentação José Eduardo Bettencourt ofereceu o cartão de sócio número 83.808 a Torsiglieri.

domingo, 20 de junho de 2010

Campeões Nacionais de Futsal!



O Sporting sagrou-se, este domingo, Campeão Nacional de Futsal, depois de bater o Benfica no quarto jogo da final, desta feita por 5-3 (após prolongamento).
.
É o nosso 9º título nacional, nesta modalidade cada vez com mais adeptos. Depois de uma vitória e uma derrota em casa, fomos ao campo do adversário obter duas vitórias e sagrar-nos CAMPEÕES! Nada mau, para quem dizia, que íamos levar 3-0 nos jogos da final...
.
De salientar também este fim-de-semana, o Tricampeonato Nacional, conquistado pelos nossos Juniores, mostrando que continuamos a ser a grande escola de futebol, em Portugal.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

OFICIAL: Três reforços apresentados


.
Maniche foi esta quarta-feira apresentado em Alvalade. Na ocasião, o clube de Alvalade apresentou também o lateral esquerdo Evaldo e André Santos, futebolista da cantera leonina que estava ao serviço da U. Leiria. Ambição foi a nota dominante com Maniche e Evaldo a manifestarem o desejo de serem campeões pelo Sporting.
.
Maniche: "Sempre quis representar o Sporting"
.
Dada a palavra aos jogadores, Maniche salientou que a negociação com o Sporting foi a mais fácil da sua carreira: “Bastou um telefonema do director de futebol a perguntar se tinha interesse em representar o Sporting. Disse de imediato que sim, é o Clube do meu coração e tive uma oportunidade única de representá-lo. Sempre quis representar o Sporting, mas não tinha tido essa oportunidade. Espero triunfar e dar alegrias aos sportinguistas, que tanto o merecem. O meu objectivo e o do Sporting é ser campeão nacional já esta época. Nesta casa só se deve pensar em ganhar. Sempre fui habituado a jogar para ganhar e é para isso que aqui estou.” O médio adiantou ainda que já falou com Paulo Sérgio e que ficou muito satisfeito com o que ouviu: “O mister transmitiu-me muita confiança. É um treinador jovem, que tem muita vontade de ganhar neste grande Clube e a sensação foi boa. Há uma grande vontade em ajudar o Sporting a atingir os seus objectivos.”
.
Evaldo: "Feliz por estar no Sporting"
.
O defesa salientou a importância de representar o Sporting: “Estou muito feliz por estar no Sporting e se espero ser titular ou não, a realidade é que vou integrar um grupo que vai lutar para ser campeão. Independentemente de ser titular ou não, estou aqui para ajudar e para trabalhar diariamente.” Questionado sobre o que pode vir a acrescentar à equipa do Sporting, Evaldo disse: “Experiência. Os laterais do Sporting têm qualidade e venho para ajudar. Vamos aprender uns com os outros.”
.
André Santos: "Sonho tornado realidade"
.
O médio formado nas escolas do Sporting transmitiu o que sente por estar de regresso ao seu Clube: “Sou do Sporting desde que nasci, fiz a minha formação no Clube e regressar a casa é um sonho tornado realidade.” André Santos salientou que ter jogadores ao seu lado como Maniche e Pedro Mendes é bom: “É sempre bom aprender com os jogadores mais velhos, como são os casos de Pedro Mendes e Maniche. Há coisas que me vão ensinar e estou aqui para aprender com eles e para ajudar o Sporting a ser campeão, que é o grande objectivo.” Questionado sobre vai só fazer a pré-época, ou se vai integrar o plantel do Clube para o resto da época, levou o jogador a dizer: “Disseram-me para me apresentar na Academia no dia 21 para trabalhar e é nesse sentido que lá vou estar.”

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Sporting histórico!


.
O Sporting fez história ao vencer a Taça Challenge, perante o MMTS Kwindzyn, por 27-26. O encontro foi realizado no Pavilhão Municipal de Almada e muitos, mas muitos adeptos e sócios sportinguistas se uniram para ir apoiar os «leões».
.
Foi uma maré de verde e branco, de cânticos, de puxar pela equipa. Foi, de facto, uma tarde histórica para todos os que viram ao vivo e a cores o Sporting vencer este troféu, o primeiro ganho por uma equipa portuguesa na Europa.
.
Aproveitamos, para deixar uma lista dos feitos conseguidos pelo nosso clube, ao que se juntará agora, esta vitória na Taça Challenge:

- O Sporting é o único clube no Mundo que neste momento tem dois Museus oficiais, um em Lisboa, outro em Leiria. Em Portugal, actualmente, mais nenhum clube tem Museu e alguns nem sala de troféus têm.

- O primeiro futebolista português a jogar numa selecção da Europa foi José Travassos (o saudoso José da Europa) em 13 de Agosto de 1955, quando a selecção da Europa ganhou à Inglaterra por 4-1.

- O Sporting é neste momento o clube da Europa com mais troféus no seu ecletismo. Tem 20 mil troféus, todos catalogados, arrumados e devidamente estruturados.

- O jornal do Sporting, denominado nos primeiros anos de Boletim do Sporting (primeiro número datado de 31 de Março de 1922) e que na altura saía quinzenalmente, é o jornal mais antigo de todos os clubes do Mundo.

- O Sporting é actualmente o único clube do Mundo que se pode orgulhar de ter dois futebolistas formados em Alvalade e eleitos melhores do Mundo pela FIFA: Luís Figo e Cristiano Ronaldo.

- O Sporting, o Real Madrid e o Barcelona são os clubes na Europa com mais participações nas Taças Europeias de futebol. Os «leões» apenas por uma vez falharam a presença nas competições internacionais.

- O Barcelona tem actualmente 41 títulos europeus em todas as modalidades, o Real Madrid tem 23 e o Sporting tem 21. O Sporting tem 15 títulos em atletismo, 5 em hóquei em patins e um em futebol.

- Em qualquer dos títulos europeus conquistados, o Sporting ainda hoje tem recordes vigentes. No atletismo, o Sporting tem três feitos notáveis: é o único clube europeu que até ao momento ganhou a Taça dos Campeões Europeus de Pista e a Taça dos Campeões Europeus de Crosse. O Sporting ganhou por duas vezes, seis Taças dos Campeões de Crosse (Corta-Mato) consecutivas; É o Clube com mais títulos europeus na modalidade de atletismo: 14 de crosse e 1 de pista.

No hóquei em patins, tem dois feitos ainda vigentes: o Sporting é neste momento único o clube na Europa que ganhou as três competições europeias: uma Taça dos Campeões Europeus, três Taças das Taças e uma Taça CERS.

O Sporting possui ainda o recorde de goleadas nas taças europeias: 33-1 ao H. Gujan, de França, nos quartos-de-final da Taça CERS de 1983/84, que os «leões» haveriam de conquistar frente ao Voltregá.

No futebol o Sporting tem ainda dois recordes vigentes: a maior goleada de sempre nas competições europeias (16-1 ao Apoel); o recorde de golos num só jogo - seis - de Mascarenhas, também no encontro da Taça das Taças de 1963/64 frente ao Apoel de Chipre.

- O Sporting é o clube da Europa que tem mais atletas com títulos de campeão europeu, campeão mundial e medalhados em Jogos Olímpicos.A seguir ao Barcelona, o Sporting é o clube europeu com mais atletas olímpicos: 109 atletas.

- A Academia Sporting é a melhor Academia de futebol do Mundo, seguindo-se a Academia do Ol. Lyon e a do Ajax de Amesterdão.

Agradecimento ao amigo Hugo Amaro, que nos fez chegar esta informação.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Paulo Sérgio apresentado


.
O novo treinador do Sporting Clube de Portugal, Paulo Sérgio falou pela primeira vez enquanto «leão», dizendo que vem para o Clube para ser campeão.
.
"Em primeiro lugar, quero agradecer as palavras do nosso presidente. Muito claramente, quero dizer a toda a gente que venho para o Sporting para procurar coisas grandes, ou seja, vencer, ser campeão e lutar pelos títulos. Digo-o de peito aberto, pois é desta forma que, todos os dias, eu quero o meu grupo de trabalho a pensar, e todos quantos nos rodeiam. Na minha forma de ser, no meu carácter, não existem meias-palavras; quero risco, quero arrojo e quero um grupo – no qual vamos trabalhar seriamente na sua construção – a trabalhar todos os dias, com o claro intuito de chegarmos ao título de campeões nacionais. Esse é o nosso grande objectivo e é para esse grande objectivo que daremos o nosso empenho máximo em cada dia de trabalho.
.
Gostaria de dizer também que compreendo e respeito os mais cépticos sportinguistas que gostariam de outro nome, com mais visibilidade e curriculum; respeito-os e percebo o seu sentimento, mas quero deixar claro que isso não me inibe na confiança que tenho na minha capacidade de trabalho e na minha equipa técnica, no grupo com que irei liderar, como também não me ponho em «bicos de pés» devido àqueles que nos têm elogiado. Tenho forte convicção naquilo que somos capazes de fazer e, todos juntos – e quando digo todos, é todos mesmo – vamos certamente conseguir atingir os objectivos a que nos propomos. E como eu não faço nada sozinho, acho que devo apresentar a minha equipa técnica".
.
Fonte: Site Oficial do Sporting.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Três «leões» nos eleitos de Queiroz para o Mundial


À imagem do Euro '08, o Sporting dá 3 jogadores à Selecção Nacional para o próximo Mundial. Miguel Veloso, Pedro Mendes e Lideson estão incluídos na lista do seleccionador nacional. De salientar - entre outras - as ausências de por exemplo João Moutinho, Nuno Gomes e Quim, que também ficou fora dos eleitos.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo (Sp, Braga), Beto (FC Porto) e Daniel Fernandes (Iraklis).

Defesas: Duda (Málaga), Miguel (Valência), Paulo Ferreira (Chelsea), Ricardo Carvalho (Chelsea), Bruno Alves (FC Porto), Rolando (FC Porto), Pepe (Real Madrid), José Castro (Deportivo), Ricardo Costa (Lille) e Fábio Coentrão (Benfica).

Médios: Tiago (At. Madrid), Deco (Chelsea), PEDRO MENDES (SPORTING), Raul Meireles (FC Porto) e MIGUEL VELOSO (SPORTING).

Avançados: Simão (At. Madrid), Danny (Zenit), LIEDSON (SPORTING), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Nani (Manchester United) e Hugo Almeida (Werder Bremen).

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Iordanov allez allez! Iordanov allez allez!



Não posso deixar de voltar a falar de Iordanov. Bonita festa a de ontem, pena não estar mais público, para saudar este que, apesar de nascido na Bulgária, se tornou um verdadeiro símbolo do Sporting.

Numa partida em que o resultado era o que menos interessava, o marcador ficou em 7 para o Sporting e 6 para os amigos de Iordanov. Muitas foram as estrelas que se juntaram a esta festa, antigos colegas como: Rui Jorge, André Cruz, Naybet, Beto, Oceano, Vidigal, Pedro Barbosa, Sá Pinto, Acosta e Stoichkov e adversários como: Vítor Baía, Fernando Couto, Paulinho Santos, Pauleta, Domingos Paciência e muitos outros. Não posso deixar de salientar, a excelente forma apresentada por Beto Acosta, o nosso "Matador" e André Cruz, que classe mesmo hoje, aos 41 anos.

Iordanov iniciou a partida jogando pelos "adversários" mas no último quarto de hora, entrou com a camisola do Sporring e, depois de muitas tentativas, lá acabou por marcar o último e decisivo golo. No final o "Mochilas", como era carinhosamente tratado pelos sportinguistas, visivelmente emocionado, agradeceu o apoio de todos os presentes e deixou ainda o pedido, de os sportinguistas nunca deixarem de apoiar o clube.
.
De minha parte, que sou sócio desde que nasci, deixo o meu obrigado ao "Iorda" por tudo o que sempre fez pelo Sporting. Um verdadeiro "leão", que não sendo um prodígio, compensava tudo o resto na sua dedicação pelo clube. Um dos jogadores que mais admirei e aprendi a respeitar.
.
Obrigado Iorda! Nunca te esqueceremos!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Uma época que nunca mais acaba!

.
Surreal esta época de 2009/10! Desde 1998/99, quando o Sporting era comandado por Mirko Jozic, que a classificação não era tão má! Um 4º lugar e pior, a quase 30 pontos de atraso do 1º classificado. Mesmo nessa época de Jozic, o Sporting em 4º lugar ficou a "apenas" 16 pontos do campeão FC Porto.
.
O povo diz e bem: "O que nasce torto jamais se endireita". Uma época que começou aos sobressaltos, com um treinador que nunca devia ter ficado, um Presidente que nunca correspondeu às expectativas nele colocadas, um novo treinador que apesar de todo o seu esforço, não é treinador para a grandeza do nosso clube, contratações completamente falhadas, boatos, rumores, fugas de comunicação, agressões, enfim, um verdadeiro fiasco!
.
Pior do que isso tudo é, que para o futuro não se vê melhores perspectivas. Surreal o último jogo de ontem, onde se festejavam mais os golos do FC Porto do que, se apoiava a equipa. Mas ao fim ao cabo, em parte já entendo... como é possível apoiar uma "equipa" que parece ter feito falta de comparência?
.
Não auguro nada de bom para o futuro, porque continuo a ver que a filosofia do clube não vai mudar. Vamos continuar a ter um Presidente passivo, uma equipa sem "rei nem roque" e sem fazer um verdadeiro investimento no futebol, pelo menos assim o indica com o treinador que foi contratado. Espero enganar-me...
.
Para a próxima época lá estarei, aliás como sempre estou consecutivamente todos os anos. A fé, não é muita. Muita coisa tinha de mudar e, pelo que vejo nada vai mudar. Mas não deixo de ter fé e de lá marcar presença, porque o Sporting, o Sporting que eu conheço (ou conhecia) é superior a tudo!
.
Duas notas para finalizar:
.
1) Quarta-feira, Iordanov tem finalmente o jogo de homenagem que bem merece! Espero que todos os verdadeiros sportinguistas compareçam, pois este foi um homem e um atleta que tudo deu ao nosso clube! É triste como o nosso clube, que se diz diferente em tantas coisas, continuar a escorraçar aqueles que foram (e são) verdadeiros símbolos.
.
2) Parabéns ao nosso Andebol. Um clube como o nosso, que em tempos já foi eclético, tem novamente uma equipa das chamadas "modalidades amadoras" num final europeia.

terça-feira, 20 de abril de 2010

OFICIAL: Paulo Sérgio vai treinar o Sporting


.
Fonte: Site Oficial do Sporting
.
Paulo Sérgio vai ser treinador do Sporting a partir da próxima época. O acordo, comunicado hoje à CMVM, foi alcançado com a anuência do Vitória de Guimarães, que sempre esteve informado das negociações.
.
Paulo Sérgio Bento Brito, de 42 anos, iniciará funções depois do final da presente temporada e vai assinar contrato por duas épocas, com mais uma de opção.
.
Carlos Carvalhal permanecerá à frente da equipa até final do campeonato, atitude que o Sporting regista com satisfação. Contratado no decorrer de uma época complicada e com inúmeros imprevistos, Carlos Carvalhal cumpriu o seu ciclo com grande profissionalismo, nunca escondendo o orgulho que sente por representar um clube com a história e a grandeza do Sporting, o que lhe permitiu, também, engrandecer o seu currículo.
.
Comentário:
.
Já há mais de mês e meio que nada comentava. Não por ter mudado de clube, não porque a época é desastrosa, não por ter deixado de ir a Alvalade, mas sim por todo o circo que envolve o meu (nosso) clube. É uma tristeza e plagiando certo "artista" é sem dúvida uma palhaçada!
.
Vou dar o benefício da dúvida, mas só espero me enganar. Então para substituirmos o Carlos Carvalhal vamos buscar o Paulo Sérgio? Não pode ser, não acredito, estas opções têm de ser propositadas! É assim que querem planear uma grande época? É assim que se vai apostar forte? É assim que querem militância e chamar público ao estádio? Já andavam, andam e continuam a "brincar aos futebóis"!
.
Não quero ser pessimista, vou deixar as coisas correrem e Paulo Sérgio a partir do dia que se sentar no banco será o meu treinador, mas sinceramente, será o meu treinador com muita desconfiança no futuro. Só espero estar errado...
.
Uma nota final: Vou normalmente e há mais de 15 anos ao futebol com o meu Pai, o meu Tio e o meus dois primos. Ontem, o meu primo mais novo não foi mas, depois do jogo, ali em frente ao metro, ficámos os quatro restantes a falar de treinadores e, principalmente portugueses. Falámos de Carvalhal, de Domingos, de Manuel José, de Inácio, de Cajuda e de Paulo Sérgio. Há excepção de Cajuda que determinantemente nenhum queria, adivinhem quem foi o outro que nenhum dos quatros achava treinador para o Sporting? Pois é...

segunda-feira, 1 de março de 2010

Vencer e convencer!


.
Antes de saír de casa directo para Alvalade, tinha escrito o meu anterior post onde, referia que um verdadeiro sportinguista só podia querer vencer e não ir numa do "fazer cá favores". Sou a favor das relações instituicionais e do fair-play, mas cá compadrios ainda para mais com rivais, não sou apologista. Inimigos não, rivais, adversários sim.
.
Já no estádio, por muitas bocas se ouvia, que nem se importavam de perder, só para os andrades não se afastarem das galinhas, mas acho que aos 5 minutos tudo isso mudou. Não há quem não queira bater um rival, seja qual for a prova, seja qual for a classificação.
.
O título para os andrades fica mais longe - quase impossível - e começa a escancarar-se para a lampionagem. Como bom sportinguista, odeio o Benfica, mas esta época há que reconhecer, que eles estão com as 3 principais condições para o título: estarem a jogar bem, terem estrelinha e serem levados ao colo, o que nunca foi novidade. Ontem eram todos "sportinguistas", como também eu festejei um golo do Mantorras em 01/02, frente ao Boavista.
.
Quanto ao Sporting e ao jogo de ontem (juntando o frente ao Everton), não foi pelas exibições que deixámos de ter lacunas, de muita coisa estar errada. Continuo a achar que temos que dar uma grande "vassourada" naquele balneário, mas ontem - tal como na 5ª feira - fizeram pelo menos o que sempre os adeptos exigiram: dedicação, esforço, garra, vontade! Quando assim é, mesmo com lacunas, mesmo com notórias faltas de qualidade em certos jogadores, pode-se chegar lá e, mesmo quando não se chega, vendo-se entrega, vendo-se o suar da camisola, não podemos pedir mais. Ontem foi um 3 em 1. Resultado, vitória e exibição. Retribuímos a derrota da Taça de Portugal com um verdadeiro banho de bola.
.
Para finalizar deixo algumas palavras: Para Carvalhal, que sempre deitado abaixo soube reagir à pressão, montar a equipa e, vulgarizar o FCP. A opção de manter Abel a titular (que acho que já não tem qualidade para jogar no Sporting) em detrimento de João Pereira e, deixar Vukcevic fora dos convocados foi de treinador. Assim se ganha uma equipa. Para Yannick Djaló que me convenceu. Não é um prodígio mas não é pior do que alguns que ontem estavam em campo e, que já faziam dele um fenómeno e, para acabar para Izmailov. Que jogador! Que profisssional, que recentemente quase lhe puseram as malas à porta e que ontem, à imagem de muitos outros jogos, mostrou ser um jogador de topo.
.
Muita coisa continua mal. A época tem sido vergonhosa para os pergaminhos do clube. Resta-nos lutar pela melhor classificação possível no campeonato e, ir o mais longe possível na Liga Europa. Não acredito, nem peço milagres. Peço apenas dedicação, esforço, vontade, profissionalismo. Se na semana passada para mim não eram bestas, hoje também não são bestiais mas, estão de parabéns. Excelentes duas exibições... isto sim, isto é o meu Sporting!

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Essa história...


.
Essa história de que os sportinguistas querem perder, para que os andrades não se afastem das galinhas, a mim só me dá vontade de rir! Mas isso é lá ser sportinguista? Isso são os "sportinguistas da treta"! Eu quero ganhar sempre! As galinhas que façam lá o seu campeonato, que nós fazemos o nosso!
.
Os que pensam isso, devem ter sido os inteligentes que aplaudiram o Ruben Micael ou o golo do Ronaldo em Alvalade! Mas andam a brincar comigo ou quê? Um sportinguista, um verdadeiro sportinguista quer ganhar SEMPRE!
.
Hoje, espero é que o Sporting, apesar de todas as limitações que sabemos ter - não foi pela vitória com o Everton que mudo o que penso - lute, jogue bem e que se puder, obviamente ganhe. Se não ganhar que não seja por jogos sujos, arbitragens viciadas, mas sim por uma melhor exibição do opositor.
.
Estamos neste momento em 5º lugar, estamos a vergonhosos 20 pontos do líder, mas como sempre, vou lá estar! Um verdadeiro sportinguista está sempre lá e quer sempre ganhar!

Costinha é o novo Director do Futebol


Numa sessão de especial significado para todos os sportinguistas, José Eduardo Bettencourt, acompanhado pelo team-manager Miguel Salema Garção, apresentou oficialmente Costinha como novo director do futebol «leonino».

Francisco da Costa é o sócio número 38402 do Sporting e, recentemente, fez crescer a família do Clube de Alvalade ao inscrever os seus dois filhos como sócios, a quem foram atribuídos os números 97018 e 97019.

Ao longo da sua carreira, Costinha não vestiu a camisola verde e branca, mas nunca escondeu o seu amor ao Clube do leão.

Se a decisão é a mais acertada, isso logo se verá. Só espero que o Costinha ponha o profissionalismo que sempre demonstrou como jogador, agora nas suas novas funções e que de uma vez por todas, possamos ter alguém que vê o mesmo que nós adeptos, que este plantel tem que levar uma enorme vassourada!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Para animar a malta...


.
Em tempo de "crise futebolística" nada como apelar a outros interesses do universo leonino.
.
Um dia, Sousa Cintra disse que o Sporting tinha as mulheres mais bonitas do Mundo. Não sei se é assim tão "preto no branco" mas, o que é certo, é que estas são umas verdadeiras "leoas"!
.
Vá lá pessoal, animem-se! Animem-se que ainda que estamos na luta pelo 4ª lugar! JEB dixit!
.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Que palhaçada!


.
Sinceramente já nem sei que pensar do nosso clube ou pelo menos de quem o gere. Nunca fui apologista de estar a dizer mal por dizer, de fazer críticas só para destruír e nada construír, mas isto não dá para entender.
.
Não bastava termos feito 3 contratações de Inverno em que só uma delas pode jogar na Liga Europa, agora que o mercado fechou, estamos a pensar nos "livrar" de um dos que só é, realmente dos melhores jogadores do nosso plantel.
.
Izmailov pode não ser um fenómeno, pode ter até tendência para a irregularidade e as lesões, mas é assim, num plantel destes, até só mesmo o seu toque de bola é diferente dos outros. Vamos deixar sair um elemento que tanta falta nos fez no primeiro terço da época, por uns míseros 6 milhões e quando ainda para mais, não podemos ir buscar ninguém para compensar a sua saída?
.
Por amor de Deus, realmente ou eu não percebo nada disto, ou realmente andamos a "brincar aos futebóis", só pode!

Não esquecer o passado...

.
Manoel do Ó, como era conhecido pelos companheiros de equipa e amigos, encontra-se a atravessar uma fase muito difícil da sua vida quer a nível financeiro, quer em termos de saúde. Assim, e com vista a ajudar este grande «leão», alguns amigos decidiram organizar um jantar em que a receita reverte a favor de Manoel.
.
À frente da organização estão José Eduardo, ex-companheiro de equipa nos anos 80 – ano em que o Sporting foi campeão nacional –, bem como Mário Casquilho e Graça Nunes de Carvalho.
.
O jantar de apoio a Manoel, está agendado para o dia 22 de Fevereiro, pelas 20h00, no Restaurante Casa XXI, no Estádio José Alvalade. O jantar terá o valor de 35 euros, dos quais 30 serão para o antigo jogador.
.
As inscrições podem ser efectuadas através de Andreia Santos, telefone n.º 21 7512380.
Foi também aberta uma conta no Banco Popular para auxiliar Manoel, cujo NIB é 0046001300600194227.90

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Os verdadeiros cromos da bola


Caros,

Para aliviar um pouco o ambiente pesado, para que se saiba que este blogue está atento, para dar um toque menos futubuleiro e mais alargado em termos culturais:), recomendo-vos a leitura da revista nós, que foi publicada com a edição de sábado passado do jornal i.

Depois "vocês saberão do que vos estou a falar":).

Saudações leoninas (para o ano há mais - mas eu já não esfrego as mãos, aprendi:))

Afiando Garras

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Limpeza geral!


.
Mais um jogo com um rival mais uma goleada! Um árbitro habilidoso que os lampiões choram e choram a dizer que os prejudica, que aos 5 minutos condiciona uma equipa, já condicionada por natureza. Falta de pulso, exemplos que de cima não chegam e falta de brio, profissionalismo e entrega, há excepção de 2 ou 3 jogadores.
.
No final desta época a limpeza tem de ser geral e correr com a cambada de chulos e jogadores sem nível do plantel! Rui Patrício? Continuam a achar que tem desculpa? Que tem futuro? Só se for nas obras! Polga um verdadeiro enterra! Pedro Silva que não faz um passe a 5 metros! Grimi que não consegue colocar uma bola dentro de campo! Pongolle 6 milhões e meio? Nem 6 euros vale! Postiga completamente acabado! Abel sem nível nenhum! Djaló que não domina uma bola, quanto mais correr com ela! Vukcevic que é um egoísta indisciplinado! Um treinador sem pulso! E um presidente... bem, temos presidente?
.
Uma vergonha! Este não é o meu Sporting! O ano passado depois das humilhações com o Bayern tive não sei quantos jogos que não pus os pés em Alvalade, este ano estou a ver que vou pelo mesmo caminho. E não, não é por não estar em 1º, porque tenho 34 anos de sócio e desde que tenho 14, 15 anos que faça chuva, faça sol, estejamos em 1º ou em 4º ou 5º estou lá sempre.
.
É simplesmente porque isto não é o clube que aprendi a amar e respeitar! Isto não é o clube do que sempre me orgulhei em pertencer! ISTO NÃO É O MEU SPORTING!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Estes dois...

.
Estes dois comigo nunca mais vestiam a camisola do Sporting! Pareço radical não é? Pois, mas por isso é que o nosso clube anda como anda.
.
O senhor da esquerda, mais uma vez deu "casas atrás de casas", não bastava a exibição que fez no Porto, decidiu dar logo avanço à Académica no passado sábado. É a primeira vez? Não é! Nem a primeira, nem a segunda, nem a décima! Meu rico Tiago! Depois, ainda tem a lata de vir dizer que os assobios lhe "entram a 100 e saem a 200", mas o que é isto?
.
Eu não sou dos que assobio, nem o assobiei, porque nunca assobio o meu clube, mas quem é ele para dizer o que disse? Quem é que lhe paga? Não quero que fique feliz com assobios, mas só tem é dizer que é a forma de os adeptos mostrarem o descontentamento, que esteve mal e vai trabalhar para melhorar (que não melhora, mas ok). Volto a perguntar, mas quem é este gajo?
.
O da direita. Até gosto dele ou, pelo menos sempre gostei da sua garra, da sua entrega, mas desde que na final da Taça de Portugal frente ao FC Porto amuou, o senhor Vukcevic nunca mais foi o mesmo. Mas este gajo anda a brincar com quem? Não corre, não luta, e pior, ainda goza com os adeptos, como foi quando foi substituido e irónicamente começou a aplaudir quando era assobiado. Mas que é isto? Mas quem são estes gajos ao pé do Sporting?
.
Depois admiram-se que o outro se tenha passado e tenha desatado ao murro! Não concordo com a atitude obviamente, mas é assim, neste plantel tem que haver uma grande, mas grande limpeza!
.
Estes não são os únicos, mas depois das suas últimas performances e, principalmente depois das suas atitudes, comigo nunca mais vestiam a camisola do Sporting! Mas o Sporting é o clube do fair-play, um clube de brandos costumes...

domingo, 31 de janeiro de 2010

OFICIAL: Pedro Mendes no Sporting


Pedro Mendes é o mais recente reforço do Sporting. O médio assinou um contrato válido por duas épocas e meia e vai vestir a camisola dois. Pedro Mendes, ao falar da sua vinda para o Sporting, garantiu: "Acima de tudo estou orgulhoso, porque ingressei num Clube como o Sporting."

Site Sporting: Como se sente por representar o Sporting?

Pedro Mendes: Acima de tudo estou orgulhoso, porque ingressei num Clube como o Sporting. Este é o culminar de um período de tempo em que existiram algumas conversas e estou feliz por tudo ter terminado desta forma. Tenho ideia do que é o Sporting, um grande Clube, mas ainda não o conheço por dentro. Até ao momento fui extremamente bem tratado.

Site Sporting: Quais foram os motivos que o levaram a vir para o Sporting?

Pedro Mendes: Acima de tudo foi ser o Sporting, que é aliciante para qualquer jogador. Há também o desafio para conquistar títulos, o regresso a Portugal, dar alegrias à massa associativa do Sporting. Foi todo um conjunto de factores que me levou a aceitar a proposta do Clube.

sábado, 30 de janeiro de 2010

E Taça da Liga dá «derby»


.
Se na Taça de Portugal o sorteio ditou uma visita ao "Dragão", para a Taça da Liga teremos um «derby», com o Sporting a receber o Benfica.
.
Na outra meia-final, o FC Porto recebe a Académica.
.
O jogo frente ao Benfica, será dia 9 de Fevereiro, uma 3ª feira às 20h15, com transmissão televisiva na SIC.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Taça dá em «clássico»

.
O sorteio dos quartos-de-final da Taça de Portugal, realizado esta segunda-feira na sede da Federação Portuguesa de Futebol, ditou os seguintes encontros:
.
2 de Fevereiro: (*)
F.C. Porto-Sporting
.
3 de Fevereiro:
Sp. Braga-Rio Ave
Pinhalnovense-Naval
P. Ferreira-Chaves
.
(*) - O Sporting pediu a antecipação do seu encontro para 2 de Fevereiro, o que foi aceite pela Federação. O F.C. Porto ainda não se pronunciou, mas a última palavra será dos «leões».

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Pois é...


.
Quando Dias da Cunha falou, falou, falou e voltar a falar do "sistema", todos meteram o "rabinho entre as pernas", ninguém se aliou ao Sporting, todos ficaram calados. Diziam que era maluco, que tinha Alzheimer.
.
Pois é...
.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Palavras para quê?

.
Quando no passado sábado, aos 57 minutos da partida frente ao Nacional, que injustamente marcava um empate a uma bola, o número 31 saltou do banco, integrou-se rapidamente na manobra da equipa e, em apenas 120 segundos, fez aquilo que melhor sabe: o golo.
.
Aos 71 minutos, passados apenas 14 minutos após o primeiro golo, com aquele subtil desvio após cruzamento de Miguel Veloso, o (luso) brasileiro não só colocava o Sporting com uma vantagem de 2 golos na partida, como igualava o argentino Hector Yazalde no 8.º lugar do ranking de goleadores do Sporting de todos os tempos.
.
Com isto, o «Levezinho» passou a ser o 10.º melhor marcador na história do Sporting, ultrapassando João Cruz, que totalizou 149 remates certeiros entre as temporadas de 1936 e 1947.
.
É um fenómeno este homem! Que escrever mais? Que dizer mais sobre ele? Palavras para quê?