quinta-feira, 17 de abril de 2008

Fantástico! Empolgante! Heróico! Inesquecível!



Não há adjectivos suficientes para qualificar a noite de ontem! Acho que quem seguiu pela rádio, pela televisão nunca imaginará, o que foi ver ao vivo este jogo! Simplesmente para mim, o mais emociante e glorioso - gostaram do trocadilho? - jogo que vi ao vivo!
.
O dia estava chuvoso. Tive de ir de autocarro para o estádio e quando cheguei ao Campo Grande, parece que de propósito ainda mais ela caía! Apanhei uma molha daquelas, passei num cafézinho ali perto do metro para comer qualquer coisa e lá fui eu para o estádio. O meu Pai, habitual companheiro de todas as tristezas e alegrias com o nosso Sporting, não pode estar presente devido a trabalho, então, lá aguardei eu pelos "sempre fieís", os meus dois primos e o meu tio. Antes de sair de casa, já aqui tinha comentado no post do nosso amigo Nuno Caetano, que por mais mal que as equipas andem, neste dia, nestes 90 minutos, todas as desilusões de uma época se esquecem. O ambiente é mágico, a adrenalina sobe ao máximo e só pensamos em vencer o eterno rival.
.
Ainda dentro do estádio mas não nas bancadas, falávamos e relembráva-mos um dia chuvoso, que há cerca de 15 anos, nos fez penar muito. Sim, aquele dia dos 6-3, em que nunca mais esqueço a molha e desilusão que apanhei. Depois de algum tempo na conversa e de se aligeirar o ambiente com a lembrança de que os 7-1 também ocorreu em dia de chuva, lá entrámos para a bancada. O estádio estava cheio, o nervoso miúdinho antes do apito inicial ia aumentando e o derby "estava já mesmo ali ao virar da esquina".
.
Foi um jogo de contrastes. A primeira parte foi uma autêntica nulidade, o Sporting estava sem garra, amorfo, sem motivação e parecia amordaçado num jogo que só ao Benfica convinha. Convenhamos que o Benfica nada joga, mas contra o Sporting agiganta-se, cresce e fazem desses jogos os jogos da vida deles. Mais uma vez, voltámos a "dar uma parte de avanço" e o que é certo é que aos 30 minutos já perdíamos 0-2 e a coisa não augurava nada de bom, mesmo nada de bom. Habitualmente sou daqueles que acredita sempre na equipa, que acredita até ao fim, mas sinceramente ontem, ao intervalo estava completamente desmoralizado. Já me mandavam mensagens: "Porque é que eu sou do Sporting?" entre outras, à excepção de uma pessoa, que até mesmo comigo a nada acreditar sempre disse que íamos ganhar... Patrícia tinhas toda a razão!
.
De qualquer forma estava realmente desiludido e confesso que comentei com o meu primo, que estava a meu lado: "Só espero que não venhamos a levar 4 ou 5", porque às vezes há aqueles jogos em que estamos a perder, mas vê-se ali algo, vê-se vontade, querer, crença e ontem nos primeiros 45 minutos não se via nada disso. Via-se um Sporting enrolado num deserto de ideias e para mais, numa desmotivação total. A segunda parte estava para começar e os benfiquistas regozijavam, já tinham dado "olés" na primeira parte e uma miúda perto de onde estava sentado, já dizia para outro benfiquista se iam dar mais ou não, enfim... era uma gozação. Mas às vezes "cantar vitória antes do tempo" dá no que dá.
.
A 2ª parte lá começou e viu-se que o Sporting vinha concentrado em dar a volta às coisas. Mesmo assim, os primeiros minutos foram de alguma acalmia e acho que o "momento do jogo" é o pontapé do João Moutinho à barra. O Sporting aí galvanizou-se, mesmo a perder por dois golos acreditou que era possível, o público acreditou também - e diga-se que esteve com a equipa de príncipio a fim ontem - e começámos a crescer. Paulo Bento já na primeira parte tinha tirado Adrien e colocado Izmailov logo a seguir ao 2º golo do Benfica e o russo viria também ele a ser determinante. Quando aos 67 minutos Yannick Djaló reduziu para 1-2, não me perguntem porquê, mas enchi-me de fé e disse para o lado: "Vamos ganhar!!!". O que é certo é que depois desse golo, o Sporting aos 75 empatou a partida. Estava tudo «a zeros» novamente e a crença sempre a crescer! Olhei para o marcador que na altura ainda funcionava e pensei para mim, vamos dar cabo deles antes dos 90 minutos! Aos 79, Derlei, sim o «Ninja», de volta à competição passados 7 meses pôs-nos à frente do marcador, era o delírio! Estava consumada a reviravolta! Mas a coisa não ficaria por aqui...
.
Como é seu apanágio, aquela equipazinha ali do Colombo, sem ter feito um remate à baliza na 2ª parte e sem nada o merecer, empata a partida 3 minutos depois. Mas a fé era inabalável! Não tremi nem um pouco e disse para o meu primo: "Não há hipótese! Hoje ninguém nos pára!", bem dito bem feito. Bola ao centro e Yannick Djaló na jogada seguinte, encara Luisão, passa o pé duas vezes por cima da bola e decide ser feliz! Estava feito o 4-3 aos 83 minutos! Era a loucura! O delírio! Por esta altura já nem a porra do marcador electrónico funcionava! Já ninguém sabia quanto tempo faltava. Lá fui ao meu MP4 e ouvi que faltavam cerca de 1, 2 minutos para os 90. Passado pouco tempo lá deram a compensação e estávamos ali só a 4 minutos de uma noite fantástica! Já ninguém nos segurava! As bancadas deliravam! O ambiente era fantástico! Lindo! Simplesmente lindo! O Benfica tentava desesperadamente o 4-4 e já ninguém conseguia estar sentado, já não havia táctica que valesse! O coração ditava leis! Quando num contra-ataque, Derlei avançou, soube segurar a bola, endossou a Miguel Veloso na direita (!), que com o pé direito (!) fez um cruzamento para a área e Vukcevic com um espectacular pontapé dá a machadada final, com um fantástico golo! O estádio veio abaixo! Fantástico! Empolgante! Heróico! Inesquecível!
.
Os minutos finais da compensação foram de "vingança", os olés foram muitos mais saborosos e todo o estádio gritava: "Até morrer Sporting allez!", Lindo! Lindo! Lindo! Estava consumada uma das maiores noites do nosso novo estádio, uma vitória super saborosa sobre o eterno rival, uma daquelas noites... que daqui a 30, 40 anos vamos poder contar aos nossos netos! Daí até ao caminho para a casa foi a festa! Ainda encontrei o Dias Ferreira e pedi-lhe para ele não "bater" muito no Seara no próximo "O Dia Seguinte". Não digo que as coisas tenham mudado, continuamos a ter as nossas limitações, a época foi frustrante e temos que mudar muito no futuro, mas ontem à noite, estes jogadores foram verdadeiros leões! Ontem honraram aquela camisola sagrada! Ontem sim foram o Sporting! Ontem personificaram o Esforço, Dedicação, Devoção e atingiram a Glória! Ontem, como hoje e sempre... Obrigado Pai por me teres feito sportinguista!
.
PS - Ah! E é verdade, quem me mandou a mensagem a perguntar porque era do Sporting, no fim mandou-me outra a dizer: "Já sei! É por isto que sou sportinguista!"

Sem comentários: