segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Quatro situações em fecho de mercado


.
No último dia de mercado, quatro situações distintas se passam no nosso plantel, com Stojkovic, Purovic, Angulo e Rochemback.
.
Começando pelo "mal amado" (só por Paulo Bento?) guarda-redes sérvio, é o caso com mais díficil resolução, devido a questões salariais. A única proposta até agora visava o empréstimo, do Estrela Vermelha, e foi recusada.
.
Opinião:
Para mim continua a ser o nosso melhor guarda-redes. Se houve problemas disciplinares, tão graves ao ponto do atleta ter de ser afastado, se são verdade os rumores que terá agredido (ou tentado) o técnico e/ou colegas, a situação só tinha que ser posta cá para fora e explicada aos sócios. É um activo, que ainda foi caro, que está a desvalorizar e que não tiramos proveito das suas capacidades.
.
No caso de Milan Purovic, O avançado montenegrino, irá mais uma vez, ser cedido por uma época, desta vez aos húngaros do FC Videoton Fehérvár.
.
Opinião:
Chegou há 2 épocas, rotulado de internacional, bom jogador e goleador. Alto, sempre pensei que jogasse bem de cabeça e fosse uma mais valia, para libertar Liedson e resolver por vezes "questões bicudas". Pouco ou nada fez. Resolveu uma eliminatória da Taça de Portugal, quando marcou um golo... com as costas.
.
Fábio Rochemback está de regresso ao Brasil e a caminho do Grémio. Sai, pelo que se viu nas suas palavras magoado. Sente-se injustiçado e não entende o porquê de não ser titular.
.
Opinião:
Se há duas épocas em relação ao Derlei me enganei pois não concordei com a sua vinda, em relação ao "Roca" também me enganei, mas em sentido contrário. As cerca de duas épocas que esteve cá, quando chegou em 2003/04, emprestado pelo Barcelona, fizeram-no ganhar a minha admiração. Foi peça fundamental na nossa equipa e um dos melhores jogadores do campeonato. À sua ida para Inglaterra deixou saudades. Hoje, à sua ida para o Brasil, o que menos me deixa é saudades. Esperava neste regresso um "Rocha" mais maduro, mas com a mesma vontade, garra e qualidade. Simplesmente, a forma fisíca com que se apresentou neste início de época, é um autêntico acto de mau profissionalismo. Tenho pena, gosto dele como jogador, mas de maus profissionais e jogadores contrariados não precisamos cá nós. A única situação, é que para mim não é o único...
.
Para finalizar, a contratação em cima da meta. Miguel Angel Angulo. Internacional espanhol, que nos habituámos a ver nos melhores anos do Valência, chega a custo zero, com um ano de contrato e outro de opção. Passou nos testes médicos e será supostamente apresentado hoje.
.
Opinião:
Não era o que mais precisávamos, temos posições no plantel que deveríamos com muito mais urgência preencher, mas também, não é o Angulo que tem culpa disso. Tem 32 anos, é um jogador experiente e que na minha opinião, pode jogar a "nº 10", "falso ponta-de-lança" ou até mesmo a médio. Em boa condição física, é um jogador que pode vir a trazer maturidade, qualidade e alguma classe ao plantel. Vamos esperar para ver. De qualquer maneira e desde já, bem-vindo Miguel!
.
Uma opinião final à nossa política de contratações:
.
O nosso companheiro "blogueiro" Czar, é o habitual homem da nossa prospecção de mercado pelo nosso blogue e em breve estou certo que "postará" por aqui as suas opiniões, mas eu, mais uma vez fico desiludido com a nossa direcção. Longe vai o tempo de termos uma equipa recheada de internacionais, tudo bem, os tempos são de crise e prefiro um Sporting sólido amanhã, do que um Sporting falido depois de amanhã.
.
Todavia, a lenga lenga "do não há dinheiro" não me convence. A história prova-nos e em muitas outras décadas, apostámos em jogadores de "equipas menores", que deram frutos. Quem não se lembra de Manuel Fernandes vindo da CUF? Um Fraguito? Um Virgílio, um Marinho ou um Lito? Todos estes que referi e são pequenos exemplos foram Campeões Nacionais.
.
Que fez Mourinho quando foi para o FC Porto? Se queremos imitar, imitemos o que de bem se faz. Não me digam que não tínhamos dinheiro para ir buscar um João Pereira? Pessoalmente nem gosto dele, mas é um belo lateral direito. Era caro? Temos um no Olhanense, nosso e não lhe damos hipóteses e que tem qualidade, o João Gonçalves. Porque não recuperámos Beto ao Leixões e o deixámos fugir para o FC Porto? Nem sendo o Beto, será o Peçanha que foi para o Marítimo pior que o Rui Patrício? O Robson que foi do Vitória também para o Marítimo? O Hugo Morais do Leixões? Quanto pederia o Paços de Ferreira por um Cristiano? Ou até mesmo jogadores que foram a custo zero para outros clubes, como por exemplo o Alonso, que é um belo lateral esquerdo.
.
Cada um tem a sua opinião, e se no passado tivemos boas apostas em jogadores de "equipas menores", sim é certo que também levámos grandes barretes (só para citar alguns, o Wender e João Alves são exemplo), também aceito a opinião de que há jogadores que não têm qualidade para o nosso clube, mas nos dias que correm, há muitos que não dão? Pesa a camisola? Jogar num grande é diferente? Por certo é, mas também pior não ficamos, se formos objectivos e honestos, temos hoje jogadores no plantel, que se calhar nem em Braga eram titulares.
.
Enfim, esperemos para ver. Continuo a achar que temos uma boa escola, uma boa academia, temos "olho" para os jovens, para as promessas, somos excelentes formadores, mas continuamos sem ter olheiros e uma prospecção de qualidade para a nossa equipa principal.
.
PS - Olheiro temos nós aqui um no SuperSporting e se o clube quiser, podemos transferi-lo por uns bons milhões :)

Sem comentários: