segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Angulo apresentado

.
Miguel Angel Angulo foi apresentado no auditório do Estádio José Alvalade. O médio espanhol, de 32 anos, assinou por uma temporada e vai envergar a camisola 17 dos «leões».
.
Angulo mostrou-se confiante com a aposta no Sporting e garante que veio para ajudar a equipa a conquistar títulos. "A nível individual as minhas expectativas são as maiores. Vou entrar em campo com o orgulho de vestir uma camisola importante de um clube português, e quero sentir-me como um jogador importante e valoroso. Creio que todos temos de ter na cabeça o pensamento de conquistar um título esta temporada.
.
Felizmente em Valência conquistei muitos títulos e agora no Sporting vou procurar ganhar outro título, pois venho com a ambição de celebrar um título com os sportinguistas", disse, revelando também que os conselhos de Caneira e Paulo Bento pesaram na sua decisão de vir para Alvalade. "Sim, falámos em relação às características e à forma de jogo da equipa, e também sobre a filosofia e ideologia do Clube e isso animou-me muito para vir para o Sporting, independentemente das coisas que tinha em Espanha. Depois, já me disseram que a "afficion" é importante e está sempre com a equipa, por isso acedi em apostar numa experiência nova", exprimiu, considerando depois que já viu o Sporting jogar frente à Fiorentina e que os «leões» foram melhores do que o adversário apesar da eliminação da Champions.
.
José Eduardo Bettencourt, por seu turno, elogiou a contratação do médio espanhol, indicando que Angulo poderá ser uma mais valia tanto em termos desportivos como humanos. "Reforçámos a nossa equipa de futebol com um magnífico jogador que é também um grande homem e que pode acrescentar valor à nossa equipa não só em termos desportivos mas também em termos de qualidade humana. A sua experiência de 14 anos de Valência, a sua capacidade de integração e o seu rendimento, e a vontade de pertencer a esta equipa, fizeram com que fosse possível a contratação do Angulo. Ele vem para somar, para vencer, porque é um vencedor e só depois de se ter inteirado das ambições, da nossa história e prestígio, decidiu fazer esta ligação com o Sporting", disse.
.
Fonte: Site Oficial do Sporting

Quatro situações em fecho de mercado


.
No último dia de mercado, quatro situações distintas se passam no nosso plantel, com Stojkovic, Purovic, Angulo e Rochemback.
.
Começando pelo "mal amado" (só por Paulo Bento?) guarda-redes sérvio, é o caso com mais díficil resolução, devido a questões salariais. A única proposta até agora visava o empréstimo, do Estrela Vermelha, e foi recusada.
.
Opinião:
Para mim continua a ser o nosso melhor guarda-redes. Se houve problemas disciplinares, tão graves ao ponto do atleta ter de ser afastado, se são verdade os rumores que terá agredido (ou tentado) o técnico e/ou colegas, a situação só tinha que ser posta cá para fora e explicada aos sócios. É um activo, que ainda foi caro, que está a desvalorizar e que não tiramos proveito das suas capacidades.
.
No caso de Milan Purovic, O avançado montenegrino, irá mais uma vez, ser cedido por uma época, desta vez aos húngaros do FC Videoton Fehérvár.
.
Opinião:
Chegou há 2 épocas, rotulado de internacional, bom jogador e goleador. Alto, sempre pensei que jogasse bem de cabeça e fosse uma mais valia, para libertar Liedson e resolver por vezes "questões bicudas". Pouco ou nada fez. Resolveu uma eliminatória da Taça de Portugal, quando marcou um golo... com as costas.
.
Fábio Rochemback está de regresso ao Brasil e a caminho do Grémio. Sai, pelo que se viu nas suas palavras magoado. Sente-se injustiçado e não entende o porquê de não ser titular.
.
Opinião:
Se há duas épocas em relação ao Derlei me enganei pois não concordei com a sua vinda, em relação ao "Roca" também me enganei, mas em sentido contrário. As cerca de duas épocas que esteve cá, quando chegou em 2003/04, emprestado pelo Barcelona, fizeram-no ganhar a minha admiração. Foi peça fundamental na nossa equipa e um dos melhores jogadores do campeonato. À sua ida para Inglaterra deixou saudades. Hoje, à sua ida para o Brasil, o que menos me deixa é saudades. Esperava neste regresso um "Rocha" mais maduro, mas com a mesma vontade, garra e qualidade. Simplesmente, a forma fisíca com que se apresentou neste início de época, é um autêntico acto de mau profissionalismo. Tenho pena, gosto dele como jogador, mas de maus profissionais e jogadores contrariados não precisamos cá nós. A única situação, é que para mim não é o único...
.
Para finalizar, a contratação em cima da meta. Miguel Angel Angulo. Internacional espanhol, que nos habituámos a ver nos melhores anos do Valência, chega a custo zero, com um ano de contrato e outro de opção. Passou nos testes médicos e será supostamente apresentado hoje.
.
Opinião:
Não era o que mais precisávamos, temos posições no plantel que deveríamos com muito mais urgência preencher, mas também, não é o Angulo que tem culpa disso. Tem 32 anos, é um jogador experiente e que na minha opinião, pode jogar a "nº 10", "falso ponta-de-lança" ou até mesmo a médio. Em boa condição física, é um jogador que pode vir a trazer maturidade, qualidade e alguma classe ao plantel. Vamos esperar para ver. De qualquer maneira e desde já, bem-vindo Miguel!
.
Uma opinião final à nossa política de contratações:
.
O nosso companheiro "blogueiro" Czar, é o habitual homem da nossa prospecção de mercado pelo nosso blogue e em breve estou certo que "postará" por aqui as suas opiniões, mas eu, mais uma vez fico desiludido com a nossa direcção. Longe vai o tempo de termos uma equipa recheada de internacionais, tudo bem, os tempos são de crise e prefiro um Sporting sólido amanhã, do que um Sporting falido depois de amanhã.
.
Todavia, a lenga lenga "do não há dinheiro" não me convence. A história prova-nos e em muitas outras décadas, apostámos em jogadores de "equipas menores", que deram frutos. Quem não se lembra de Manuel Fernandes vindo da CUF? Um Fraguito? Um Virgílio, um Marinho ou um Lito? Todos estes que referi e são pequenos exemplos foram Campeões Nacionais.
.
Que fez Mourinho quando foi para o FC Porto? Se queremos imitar, imitemos o que de bem se faz. Não me digam que não tínhamos dinheiro para ir buscar um João Pereira? Pessoalmente nem gosto dele, mas é um belo lateral direito. Era caro? Temos um no Olhanense, nosso e não lhe damos hipóteses e que tem qualidade, o João Gonçalves. Porque não recuperámos Beto ao Leixões e o deixámos fugir para o FC Porto? Nem sendo o Beto, será o Peçanha que foi para o Marítimo pior que o Rui Patrício? O Robson que foi do Vitória também para o Marítimo? O Hugo Morais do Leixões? Quanto pederia o Paços de Ferreira por um Cristiano? Ou até mesmo jogadores que foram a custo zero para outros clubes, como por exemplo o Alonso, que é um belo lateral esquerdo.
.
Cada um tem a sua opinião, e se no passado tivemos boas apostas em jogadores de "equipas menores", sim é certo que também levámos grandes barretes (só para citar alguns, o Wender e João Alves são exemplo), também aceito a opinião de que há jogadores que não têm qualidade para o nosso clube, mas nos dias que correm, há muitos que não dão? Pesa a camisola? Jogar num grande é diferente? Por certo é, mas também pior não ficamos, se formos objectivos e honestos, temos hoje jogadores no plantel, que se calhar nem em Braga eram titulares.
.
Enfim, esperemos para ver. Continuo a achar que temos uma boa escola, uma boa academia, temos "olho" para os jovens, para as promessas, somos excelentes formadores, mas continuamos sem ter olheiros e uma prospecção de qualidade para a nossa equipa principal.
.
PS - Olheiro temos nós aqui um no SuperSporting e se o clube quiser, podemos transferi-lo por uns bons milhões :)

domingo, 30 de agosto de 2009

Angulo no Sporting


Segundo o Site Oficial do Sporting:

«O jogador Miguel Angel Angulo chega amanhã, domingo, a Lisboa para realizar exames médicos, tendo em vista a sua contratação pela Sporting, SAD. »

-----------------------------------------------------------------------------------

Miguel Angel Angulo, de 32 anos, foi dispensado do Valencia, de Espanha, no final da temporada passada e estava sem clube, o que significa que se trata de uma contratação a custo zero para o Sporting.

Com 11 jogos pela selecção de Espanha, Angulo, formado no Sporting de Gijon, foi para o Valência com 18 anos e esteve ao serviço do clube "che" durante 13 épocas, tendo sido companheiro de equipa dos portugueses Miguel, Manuel Fernandes e Hugo Viana.

Na época passada, Angulo fez apenas 11 jogos pelo Valência no campeonato, dos quais cinco como titular, e não marcou qualquer golo. Na Taça de Espanha alinhou em três partidas e marcou 2 golos, ficando em branco nos dois encontros em que alinhou na Taça UEFA.

Angulo é o terceiro reforço do Sporting, depois do médio chileno Matias Fernandez (ex-Villarreal) e do avançado equatoriano Caicedo (ex-Manchester City), enquanto Saleiro e André Marques regressaram ao clube, após empréstimos à Académica e ao Vitória de Setúbal.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Sporting no Grupo D da Liga Europa


.
No sorteio de hoje realizado no Mónaco, o Sporting foi a primeira equipa do Pote 1 a ser sorteada no sorteio da Liga Europa, tendo ficado integrado no Grupo D. Os holandeses do Heerenveen, os alemães do Hertha e o Ventspils da Letónia, serão os nossos adversários.
.
No meu Twitter tinha pedido: Heerenveen, Levski e Ventspils, falhei apenas um. Estamos num grupo acessível, se jogarmos ao nosso nível.
.
Actualização:
.
A primeira jornada decorre a 17 de Setembro, com o Sporting a visitar o reduto do Heerenveen. Na segunda ronda, em Alvalade, o Sporting recebe o Hertha de Berlim, a 1 de Outubro, e a 22 de Outubro viajam até à Letónia para defrontar o Ventspils.
.
Na segunda mão do Grupo D, o Sporting começa por receber o Ventspils, a 5 de Novembro, enquanto a 3 de Dezembro voltam a jogar em Alvalade diante do Hereenveen. A 16 de Dezembro, o fecho do grupo será em Berlim frente ao Herta.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A UEFA sabe muito!


.
Howard Webb foi o árbitro nomeado pela UEFA para apitar o Fiorentina-Sporting, jogo da segunda mão do play-off da Liga dos Campeões.
.
Depois do húngaro Viktor Kassai ter feito tudo o que quis em Alvalade, de forma a "fazer a vontade ao dono" e colocar os italianos na Champions, agora sim é que é colocado um árbitro de qualidade, para apitar um jogo decisivo, de apuramento para a maior prova da UEFA.
.
É que mesmo com aquele treinador e aquele guarda-redes, podíamos ter saído de Alvalade com um resultado muito mais positivo, não fosse o húngaro. Agora, bem agora não acredito minimamente na passagem. Espero que me engane, mas duvido...
.
PS - E continuo a perguntar - fazendo o Sporting uma exposição ou não - não sei como é possível a UEFA, que propala tanto o fair-play, não castigar um jogador que dá um soco noutro, quando há imagens disso, a correr mundo. Quer dizer.. saber até sei.

domingo, 23 de agosto de 2009

Só digo isto...


.
Não me vou alargar na quantidade de asneiras feitas, apenas dizer que estou farto! MAIS QUE FARTO!
.
Estou a 100% com a AAS e o pedido de demissão deste senhor. Aliás, ele se tivesse vergonha na cara, era ele próprio a demitir-se.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Acho muito bem!


.
A Associação de Adeptos Sportinguistas já enviou uma exposição à UEFA sobre o que considera ter sido a "vergonhosa arbitragem do árbitro Viktor Kassai". Acho muito bem que isto tenha sido feito e aliás, acho que logo no dia a seguir ao jogo o próprio Sporting devia ter feito o mesmo.
.
Sabemos que somos muito "pequenos" e que à UEFA só convém que seja a Fiorentina a marcar presença na fase de grupos da Champions, mas não temos nada que nos calar!
.
Mais uma vez uma palavra de gratidão para a AAS, que está sempre em cima do acontecimento, a defender o nosso clube.
.
Podem ler o Comunicado Oficial da AAS, aqui.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Não ganharam, mas lutaram e honraram a camisola!

.
Ontem antes da partida frente à Fiorentina, o meu estado de espírito era o que se via no meu post anterior, e se acabámos por ter um resultado menos positivo e não fiquei feliz, por outro lado, a atitude, o empenho, a dedicação dos jogadores em campo fizeram-me voltar a acreditar.
.
Nem me vou alargar em grandes questões técnicas. Acho que à exepcção do Pedro Silva e da estupidez que passou pela cabeça do Vukcevic, toda a equipa esteve bem. Claro que continuamos a ter limitações, claro que não entendo porque Polga tem lugar cativo na equipa, e apesar de por um lado perceber a ideia de Paulo Bento ao colocar Djaló (jogar em contra-ataque) achei que Caicedo teria sido muito mais útil lá na frente, naqueles minutos finais.
.
Do árbitro, bem, isso acho que nem vale a pena falar. Foi uma escandaleira! Então a da agressão ao Liedson é de bradar aos céus. Mas só quem é muito ingénuo é que não sabe, que em comparação com a Itália, numa prova que movimenta milhões, nós teremos sempre que ser o alvo a abater.
.
Desta partida acabo por tirar a "satisfação" de ver entrega, luta, espírito de sacríficio, além de subida de forma e qualidade em alguns dos jogadores, que até agora tinham andado a "leste".
.
Uma palavra ainda para os sportinguistas presentes em Alvalade. Para quem fala de falta de militância, viu-se que ontem cerca de 30 mil espectadores - quando os jogos anteriores tinham sido a tristeza que foram - apoiaram do início ao fim a equipa e mais, ao intervalo a perder 0-1, uma ovação ensurdecedora e um apoio como nunca antes vi. Se a equipa se esforçar e puxar pelo público, apoio nunca lhes faltará!
.
Merecíamos pelo menos a vitória, mas além das nossas limitações, além de erros que não se podem cometer, principalmente contra uma Fiorentina, saímos com um amargo de boca, com a sensação que podia ter sido uma noite muito mais feliz. De qualquer forma, pelo menos para mim, uma coisa já ganharam... acreditar de novo nesta equipa!
.
PS - Aproveitando o comentário do nosso amigo Sloct, só pergunto é: Porque é que a entrega não é sempre esta?

terça-feira, 18 de agosto de 2009

E o lugar deles?


.
O meu lugar é aqui, ou antes, o meu lugar é lá, no Estádio como sempre. Faça chuva ou faça sol, estejamos em primeiro ou em último. E o lugar deles pergunto eu? Bem dentro de campo eles têm andado, mas parece que é mais a fazer figura de corpo presente.
.
As ilusões são poucas. Continuo a achar que o treinador já deu o que tinha a dar, continuo a achar que não temos guarda-redes, que o Polga já ia um tempinho para o banco, que o Pereirinha devia ser o nosso lateral direito titular e continuo sem perceber, porque há jogadores que vão às suas selecções e são considerados dos melhores em campo, e chegam cá e são recambiados para o banco. Bem, mas isto era uma conversa "com pano para mangas" e só mandei assim uns "bitates" para o ar. O que é certo é que não temos jogado nada, zero!
.
Vou lá estár, com pouca fé é certo, mas espero que me engane, sinceramente espero que entrem dentro de campo e me "calem" ou antes... me façam gritar bem alto SPORTING!

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

25 anos depois...


.
Faz hoje 25 anos, que o atleta do Sporting Carlos Lopes, ganhou a primeira medalha de ouro olímpica para Portugal.
.
Carlos Lopes, então com 37 anos, a caminho dos 38, correu mundo com a conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. Foi o mais velho e mais rápido atleta do mundo na maratona durante 24 anos.
.
O presidente do Sporting, José Eduardo Bettencourt, aproveitou para lembrar os atletas do clube que com «esforço, dedicação, coragem e persistência» é possível sonhar.
.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

2º aniversário do SuperSporting!



Foi exactamente há 2 anos, que tive a ideia de convidar uns quantos sportinguistas e fazer renascer na forma de blogue, um projecto que há uma década já tinha tido - supersporting.com - como site não oficial do nosso clube. Tempos em que a net ainda era analógica e eu, todas os jogos do Sporting, colocava online os vídeos dos nossos golos.

Longe de neste blogue, o nosso objectivo serem "os números" e o "top da blogosfera", já tivemos mais de 20 mil visitas, mais de 26 mil páginas vistas e cerca de 450 posts colocados online, neste projecto que tem, única e exclusivamente a razão de falar, pensar e comentar a vida do Sporting Clube de Portugal.
.
A todos aqueles que desde o ínicio me acompanham neste projecto, a todos os "blogueiros", o meu muito obrigado. Obrigado também a todos aqueles que regularmente passam no blogue e que comentam, os posts que vamos lançando. A ideia não é sermos muitos só por o ser, a ideia é sermos sportinguistas, objectivos e que tenham uma palavra a dizer, em prol do nosso clube.
.
Esperamos que esta época seja uma época de sucesso e que o nosso blogue esteja sempre ao nível, do grande nome do Sporting Clube de Portugal.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Sporting já eliminou Fiorentina


.
No único confronto europeu, entre Sporting e Fiorentina, o nosso clube acabou por levar a melhor. Os jogos realizaram-se na época de 67/68, a contar para a já extinta Taça das Cidades com Feira.
.
Depois de na 1ª eliminatória, o Sporting ter afastado os belgas do Club Brugge (0-0 e 2-1), a 13 de Novembro de 1967, o Sporting foi empatar a Florença (1-1). Os viola abriram o marcador por Maraschi (foto em baixo à direita), mas na 2ª parte Peres (foto em baixo ao centro) faria o empate.
.
A 6 de Dezembro do mesmo ano, o Sporting recebeu e venceu (2-1) a Fiorentina em Alvalade. Desta vez o Sporting abriu o marcador, logo aos 5 minutos por Figueiredo (foto em baixo à esquerda) colocando-se em vantagem na eliminatória. Os italianos viriam aos 67 minutos por Magli a colocar tudo empatado, até que a menos de 15 minutos do final, Peres apontaria a grande penalidade, que daria a passagem ao Sporting.
.
Depois de eliminada a Fiorentina, na 3ª eliminatória desta Taça das Cidades com Feira, o Sporting haveria de "caír aos pés" do Zurique (0-3 e 1-0).

Fiorentina para a Champions


O Sporting vai defrontar a Fiorentina no play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, segundo ditou o sorteio realizado esta sexta-feira em Nyon.

Os «leões» jogam primeiro em casa frente à equipa italiana, quarta classificada na última edição da Serie A. Os jogos estão marcados para 18 de Agosto em Alvalade e dia 26 em Florença.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

6º aniversário!


.
Pois é, parece que foi ontem, mas faz hoje 6 anos que o novo Estádio José Alvalade foi inaugurado.
.
Nesse mesmo dia, o Sporting venceu por 3-1 o Manchester United, no jogo em que Cristiano Ronaldo carimbou definitivamente a sua ida para Old Trafford. O nosso Estádio é sem dúvida um dos melhores da Europa, mas na minha opinião continua a deixar a desejar nas infraestruturas circundantes. Temos uma boa loja do clube, umas boas salas de cinema, mas o resto do chamado "Alvaláxia" e o facto de não termos uma pavilhão para as ditas modalidades amadoras, são sem dúvida e na minha humilde opinião, as grandes falhas a assinalar.
.
De qualquer forma, jamais esquecerei o dia 3 de Agosto de 2003 e a sensação que tive, da primeira vez que entrei na bancada e vi, o nosso novíssimo Estádio. Fantástico!

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Afinal os milagres acontecem!


.
Mais uma vez fizemos uma exibição muito pobre. Os jogadores continuam a parecer muito fracos fisicamente, não se vê fio de jogo e o treinador continua a cometer argoladas atrás de argoladas, mas ontem, ontem acabámos por ter uma ponta de sorte, coisa que honestamente é raro termos.
.
A exibição deixou-me muito mas muito a desejar, mas adorei que aqueles holandeses de meia-tigela, que andaram desde os 40 segundos (a juntar aos 90 em Lisboa) a queimar tempo, tivessem tido uma desilusão enorme. Só não digo que fiquei mais contente pela desilusão deles que pela nossa passagem, porque a mim o que me interessa é o bem do Sporting e não o mal alheio. Mas gostei e acho que deviam dedicar a passagem, ao Sr. McClaren que andava a esconder bolas no banco, ao filho do careca que deixou de ser careca e que na baliza, é capaz de ter queimado uns 10 minutos no total da eliminatória e a todos aqueles ranhosos que passaram 2 jogos a fazer anti-jogo, não esquecendo ainda, aquele senhor árbitro Francês.
.
Qualquer sportinguista ontem, se lembrou imediatamente de Alkmaar e é curioso que no fim-de-semana, no casamento dum familiar, tínhamos estado a comentar o mau momento da equipa e relembrámos alguns jogos, os poucos onde tivemos uma ponta de sorte. Para mim e até ontem, tinha sido obviamente aquele de Alkmaar, o jogo com o Nacional na noite de Bueno (este um pouco diferente) e lembrei-me também, daquele jogo frente ao Campomaiorense, no ano em que voltámos a ser campeões e onde com muita sorte acabámos por vencer 1-0, com um golo de Vidigal, após os alentejanos terem uma mão cheia de hipóteses de golo, em Alvalade.
.
A Holanda parece ser abençoada para o Sporting e ontem demos um passo em frente rumo à Champions. Garantimos um pouco mais de 3 milhões e na pior das hipóteses a presença na Liga Europa. Mas para irmos a algum lado, vai ser preciso mais, muito mais mesmo.
.
PS - Ah! E o pior de tudo ontem, é que desta maneira é que o Paulo Bento jamais tira a titularidade ao Rui Patrício. Enfim... não podíamos ter sorte em tudo!

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

SIR Bobby Robson (1933-2009), no coração dos sportinguistas


Eternamente gratos pela elegância, simpatia, simplicidade, carisma, entusiasmo, humildade e (muita) qualidade que trouxe ao nosso clube (SCP).

É justa toda e qualquer homenagem a um grande senhor do Futebol – um homem que marcava pela diferença. Fazem falta pessoas como ele. Um treinador com muito saber e com um grande coração.

Com pequenas e singelas palavras, quero associar-me a este momento de pesar mas de boas lembranças e memórias.

Saudades leoninas,

Afiando Garras


Foto in DN Desporto