segunda-feira, 19 de maio de 2008

O Jamor tem mais encanto... vestido de verde e branco!


.
Este ano infelizmente não pude estar no Jamor, mas não deixei de ter lá a família representada, pois os meus dois primos e o meu tio marcaram presença. Sinceramente não estava nem confiante nem descrente para esta partida, mas a certa altura antes do jogo pensei: "Depois de uma meia-final como aquela de 16 de Abril... esta Taça de Portugal tem de ser nossa!".
.
Com o começo da partida, comecei a ficar mais confiante do que descrente. Vi um Sporting com vontade de ganhar, um Sporting motivado e um FC Porto que mais parecia estar ali a fazer figura de corpo presente, do que a jogar uma final da Taça de Portugal. Começámos a ter oportunidades, caímos em cima do FC Porto, maneatámos as suas principais figuras a meio-campo e ganhámos o controle da partida. Mas ter mais posse de bola, jogar melhor, não é sinónimo de vitória e começavam-me a preocupar as oportunidades de golo desperdiçadas.
.
O FC Porto pouco mais fazia do que através de Nuno, ir adiando o nosso golo e teve num contra-ataque de Mariano, talvez a sua principal e única oportunidade real de marcar durante todo o jogo, quando Lisandro na cara de Rui Patrício, não conseguiu finalizar. Perto do intervalo, numa boa combinação entre Izmailov e Romagnoli chegámos ao golo... mas foi invalidado, mal invalidado. Comecei a rogar pragas ao "Olarápio" Benquerença e ao seu fiscal de linha, mas nem quero entrar por aí. Tínhamos uma 2ª parte para tentar ganhar e só tínhamos de ter mais vontade que o adversário. Voltámos a entrar bem no recomeço da partida e apesar de o domínio não ser avassalador, continuávamos a dominar a partida.
.
Cerca dos 70 minutos, João Paulo lembrou-se de tentar "ceifar" João Moutinho, Benquerença desta vez não hesitou e expulsou justamente o jogador do FC Porto. As atitudes dos jogadores do FC Porto foram as que se viram, João Paulo mais um bocadinho e pegava em Benquerença ao colo! Mas por acaso, fico curioso de ver qual o seu castigo, depois de em Leiria ter visto Derlei "apanhar" 3 jogos por palavras. Contra 10 esperava que o Sporting fizesse um forcing final e naquele último quarto de hora, caísse em cima do FC Porto, de forma a garantir a vitória no tempo regulamentar. Mas não nos podemos esquecer, que do outro lado não estava uma equipa qualquer e nessa altura tivémos maturidade, algo que muitas vezes tem faltado a esta jovem equipa. Tentámos jogar pelo seguro, controlar os contra-ataques adversários e tentar o golo pela certa. O golo não surgiu e pensei porque Paulo Bento, não tinha já lançado Vukcevic. Aliás, quando começou o prolongamento disse-o ao meu Pai. Não sei que raio se passou, mas algo foi, pois o mais lógico era Vukcevic entrar na partida, mas quando começou o prolongamento foi Tiuí que apareceu.
.
Acabei por não achar despropositado, com o recuo de Pereirinha para a lateral direita, de Yannick mais para a esquerda e Derlei e Tiuí na frente. Ainda na primeira parte do prolongamento, o tão criticado "Ratatiuí" mostrou vontade de marcar, a rematar a poucos centímetros do poste da baliza de Nuno. Mas o raio do golo não aparecia! O FC Porto pouco fazia, mas no contra-ataque com Lisandro e Quaresma na frente, a qualquer momento o perigo podia surgir. Aliás o eclispe do FC Porto na partida, deu-se com um remate sobre a barra de Quaresma, pouco depois de Benquerença ter "terminado" a primeira parte do prolongamento, com apenas 6 minutos de jogo.
.
Foi então que se começou a escrever mais uma página de glória, na história do Sporting e logo através, de um dos mais inesperados heróis... Rodrigo Tiuí. Depois de uma jogada, em que os portistas ficaram a reclamar penalty, que não existiu, pois a falta de Polga é fora da área, num passe de Romagnoli, o brasileiro ficou frente a Pedro Emanuel e - admita-se com bastante sorte - rematou, com a bola a ser desviada pela mão do capitão do FC Porto - não seria penalty? - que ainda tocada por Nuno... viria anichar-se nos fundos das redes! Estava feito o primeiro! Ficavam a faltar 10 minutos para o fim da partida e a adrenalina subia ao máximo! O FC Porto num esforço final começou a bombear bolas para a frente, mas em mais um contra-ataque, Romagnoli serve Yannick na esquerda, este cruza para a área onde Lino tenta aliviar e "Tiuí Henry" - como no Rio de Janeiro, irónicamente o apelidavam - faz um fantástico golo e sela de uma vez por todas a 15ª Taça de Portugal conquistada pelo Sporting!.
.
De casos muito se pode falar, pois se os portistas muito reclamam, que dizer do golo mal anulado ao Sporting? Que dizer de Lisandro a agredir Moutinho ou Fucile a querer levar o nariz do mesmo para casa? Da cotevelada de Bruno Alves sobre Yannick dentro da área? Como um conhecido meu sempre disse: "Só explica quem perde!". O Sporting foi lutou desde o início, foi superior e procurou a sorte que viria a ter - no primeiro golo - e a glória - que o segundo veio a confirmar - sendo um justo vencedor!
.
Uma palavra ainda para os jogadores, que ao exibirem a Taça de Portugal, na tribuna do Jamor, não esqueceram Liedson! Para quem muitas vezes fala do espírito de grupo da nossa equipa, ora aí está uma boa resposta. Não querendo destacar ninguém, não podia deixar de falar de Derlei e voltar a referir, o que aqui há meses já tinha dito, vale a pena renovar com ele. Não marcou, mas foi um dos grandes obreiros desta vitória. Incansável, lutador e mesmo depois de substituído, ainda entrou em campo para se abraçar a Tiuí no 2º golo! Depois de uma época onde novamente o azar lhe bateu à porta, a meia-final frente ao SL Benfica e a final frente ao FC Porto, trouxeram o Ninja de volta!
.
Depois do jogo, bem... depois a festa foi grande! Seja pelas ruas de Lisboa, pelo Marquês de Pombal, seja no estádio, onde cerca de 20 mil pessoas receberam a equipa! Como tantas vezes já disse... sou orgulhosamente Sporting! Somos grandes e nunca o deixaremos de ser! ATÉ MORRER SPORTING ALLEZ!

Sem comentários: