.
sexta-feira, 30 de maio de 2008
Calendários do Passado - Gabriel
.
quinta-feira, 29 de maio de 2008
Derlei renovou por uma época - OFICIAL
A Sporting.SAD e Derlei chegaram, no final da tarde de quarta-feira dia 28 de Maio, a acordo para a renovação do vínculo contratual do avançado brasileiro por mais uma época.
"Estou muito feliz por termos conseguido um consenso. Foi uma temporada difícil para mim e estou orgulhoso pelo reconhecimento, por parte do Clube, de que sempre dei o máximo em defesa do Sporting. No próximo ano, partiremos com a com a ambição renovada para conquistar mais títulos para o Sporting."
terça-feira, 27 de maio de 2008
Na Argentina...????
Há muito que os dias do Stojkovic no Sporting estão contados...não é de agora. Há muito que se sabe que a aposta em R.Patricio é para manter! Decisão polémica mas não é isso que me faz escrever hoje...sendo que a saída do "Escadojtovic" está certa...é necessário contratar alguém... (já há alguns meses pus este tema no Forum do cromodoscromos)... Mas quem é que é o sr. que se segue?
É pra ser segundo…e é! Na próxima temporada as balizas do SCP estão entregues a RP…Tiago ficará como 3º…mas…quem entra para o lugar de Stojkovic? Está desde ontem na Argentina, Ricardo Peres (técnico de GR do Sporting) de forma a fazer um relatório sobre 2 ou 3 nomes que o Sporting equaciona para a próxima temporada! Pessoalmente parece-me que para o lugar de 2º Beto (Leixões), Fernando (UD Leiria), Peçanha (Livre-Paços) ou Marcos (Marítimo) podiam fazer o lugar e já estão ambientados ao país e ao futebol que cá se joga... Mas…(como eu costumo dizer...há sempre um "mas")...
Altos…Baixos…elásticos…estáticos…experientes…jovens…magros…gordos…há de tudo um pouco nas balizas argentinas…desde aqueles com aspecto louco…aos mais arranjadinhos…passando sempre por aqueles que jogam sempre de calças…etc, etc,… tudo isto serve para confirmar 2 coisas: Para ser Guarda-redes (e ainda por cima na América do Sul!!!) é preciso ter uma “pancada”… e cada tolo tem a sua “pancada”!!!! Posto isto…cá fica a análise “Czariana” ás 5 possibilidades mais fortes existentes no mercado Argentino…
Hipótese 1 - Mariano Andujár
Nascido na Capital Federal, a 30-09-83, o gigante (1.94cm por 87kg) Mariano Andújar iniciou a sua carreira no C.A.Hurácan, onde se manteve entre 2003 e 2005 (62 jogos-82 golos sofridos). Nessa época passou pelo Palermo (ITA) onde actuou por 10 vezes no campeonato e 11 noutras competições, sofrendo 21 golos.
Hipótese 2 - Walter Fabián Assman
Hipótese 3 - Marcelo Boravero
Hipótese 4 - Cristian Lucchetti
Um dado curioso…nunca (em toda a sua carreira profissional) defendeu um penaltie!!!! Um contra...fala-se que está a caminho do Napoli por 4,2 milhoes de € !
NOTAS:
À primeira vista, a escolha poderá ainda recair sobre Marcelo Montoya (Titular/Totalista do Vélez Sarsfield), Hilário Navarro (Gigante/Totalista do Racing Club…a caminho do River para o lugar de Carrizzo!) ou Carlos Kletnicki (do Gimnasia Y Esgrima).
Juan Pablo Carrizo (River) está desde há um ano vendido á Lazio. Por motivos de ainda não ter passaporte comunitário, a Lázio cedeu-o por empréstimo ao River. Se os problemas persistirem e a Lazio não tiver vagas para estrangeiros, Carrizo poderá ser emprestado a um clube português…aí poder-se-ia abrir uma janela para o Sporting, mas trata-se dum grande Guarda-Redes, reconhecido como o melhor da Argentina actualmente, que deverá ter muitos clubes interessados (já se falou de Bayern, Fiorentina…para além da detentora do seu passe).
Não é de prever porém que o Boca Jrs permita a saída do seu GR titular nesta fase da época. Por isso Marcelo Caranta fica fora da a minha análise!!!! Outro keeper que poderia fazer parte desta relação mas fica de fora devido ao compromisso com o Valladolid é o paraguaio Justo Villar. Ao mesmo tempo não é de estranhar que Cejas (que se encontra a custo zero e que já jogou na Europa, na Roma e na Fiorentina) esteja na relação de nomes. Está a custo zero…e é da idade do Tiago…portanto acaba por não ser assim tão descabido!
Não me parece que a escolha deva e / ou, possa recair sobre qualquer um destes seguintes “Porteros”: Juan Carrera ou Sebastian Torrico (Argentino Jrs); Mário Cuenca ou Catriel Orcellet (Arsenal de Sarandí); “Seba” Blázquez (Cólon de Santa Fé); Daniel Islas (C.A.Tigre de Buenos Aires);
Data Nascimento: 05/06/1979
Local: Brandsen / Argentina
Altura: 1,90 mPeso: 84 Kg
Clubes: Brescia (Itália) 2003/2004, América (MEX) 2004/2005, Rayo Valecano (ESP) 2004, Córdoba (ESP) 2005, San Lorenzo (ARG) 2001/2003 e 2005/2007,Grêmio (BRA) 2007!
Títulos: Clausura 2001, Copa Mercosul 2001 , Copa Sul Americana 2002,Campeão Gaúcho 2007.
Mas este se viesse...era pra ser TITULAR
Youtube:
http://www.youtube.com/results?search_query=Las+5+Mejores+Atajadas+Clausura&search_type=
Escolham as jornadas… (“fechas”) e divirtam-se a analisar e escolher o “nuevo portero”… se é que ele vem mesmo da Argentina!
Euro 2008: chegou o momento (?!)
Independentemente das pessoas, das opções, das escolhas, das “políticas” e das estratégias seguidas em cada momento, existem alturas em que todos somos poucos para fazer força para o mesmo lado neste “tug of war”.
Espero que os elementos da comitiva portuguesa honrem o brasão que levam no peito e que tenham pelo menos tanta vontade de ganhar (SEMPRE) quanto nós.
Força, jeito, motivação, energia positiva e muita vontade. Boa sorte Portugal.
Viva Portugal.
Saudações leoninas, mas acima de tudo desportivas,
Afiando Garras
segunda-feira, 26 de maio de 2008
Fórum AAS: a utilidade, o contraditório e o equilíbrio
Porque é preciso agitar;
Porque é preciso sugerir;
Porque é preciso debater;
Porque é preciso estimular;
Porque é preciso questionar;
Porque é preciso liberdade e democracia para SEMPRE;
Porque não podemos viver toda à vida de uma forma passiva;
Porque não podemos ficar sempre à espera que os outros resolvam os problemas por nós;
Porque existem coisas que não devemos delegar, como por exemplo a nossa inteligência, o nosso sentido crítico, a nossa opinião e a nossa independência intelectual;
Porque é preciso (…);
Independentemente dos nomes, das pessoas, dos projectos, das épocas, dos tempos, temos de dizer, em todos os momentos da vida do SCP, presente. O nosso clube estará sempre “em causa”.
Obrigado e parabéns AAS: - força para continuarem. As dificuldades tornam as pessoas e as organizações muito mais fortes. Nunca desanimem. Vamos levantar toda a gente do sofá, fazer com que os nossos filhos larguem as "Play-Station" (semi private joke) e fazer com que todos nos sintamos úteis na defesa do futuro do nosso clube.
Lembrem-se que o mais importante são os actos, as acções e as atitudes das pessoas…pois quanto às palavras, essas “leva-os o vento”.
Para a próxima (já) seremos muitos mais…
Nota: Eu não sou fundador nem dirigente da AAS. Apenas um associado anónimo, descomprometido, mas interessado, do SCP.
Viva o Sporting.
Saudações leoninas, mas acima de tudo desportivas,
Afiando Garras
sexta-feira, 23 de maio de 2008
Certezas e incertezas...
quinta-feira, 22 de maio de 2008
Que acham de Pauleta?
.
Calendários do Passado - Fernando Mendes
.
quarta-feira, 21 de maio de 2008
Podium & Saber Ganhar e Perder
Li isto algures mas não me lembro onde, nem tão pouco quem foi o seu autor (original), mas subscrevo e aplaudo tamanho discernimento intelectual :-).
Eu diria apenas o seguinte, ao olharmos para nós próprios com um sentido analítico, “distanciado” e critico é sempre sinal de inteligência e de grande capacidade, nomeadamente, de sermos diferentes dos demais.
É importante que isso nunca nos falte, mesmo quando estivermos noutras "posições" :-).
No desporto como na vida...
Afiando Garras
terça-feira, 20 de maio de 2008
Força «Levezinho»!
.
A varanda de Pilatos
A varanda de Pilatos
(o caso very-light 12 anos depois)
Vinha Rui Mendes em festa
Num bilhete que ele trazia
Uma gente que não presta
Deu-lhe a morte nesse dia
A varanda de Pilatos
É na Praça da Alegria
Visto isso mais os actos
Ninguém faz da noite dia
Ninguém faz a obrigação
Todos fogem dos sarilhos
Há que saber dar a mão
Às mãos frias dos filhos
Ninguém faz o seu dever
Ninguém segue o preceito
As lágrimas duma mulher
Não cabem dentro do peito
Por duas vezes negada
A razão de uma sentença
Eles fingem que não é nada
E dormem na indiferença
Fizeram os jogadores
Das camisolas um leilão
Vieram logo os doutores
À procura duma posição
Como se esta simpatia
Trazida pelos jogadores
Tivesse nascido um dia
Na cabeça dos doutores
Rui já morreu três vezes
Não é uma ideia confusa
Uma viram os portugueses
As outras em cada recusa
Nenhum dinheiro fazia
Um preço da sua vida
Mas na Praça da Alegria
O Zero é regra e medida
E assinam os contratos
No meio duma euforia
A varanda de Pilatos
É na Praça da Alegria
José do Carmo Francisco
segunda-feira, 19 de maio de 2008
O SuperSporting em Coimbra
.
Em cima: Marco Martins e João Brites
Em baixo: JCFrancisco, João Caetano e Nuno Caetano
O Jamor tem mais encanto... vestido de verde e branco!
.
Uma campanha fantástica!
Seis jogos, 18 golos marcados e apenas quatro sofridos. Estes os números do Sporting no percurso rumo à conquista da 15.ª Taça de Portugal do seu historial. Benfica e FC Porto não resistiram ao rugido do «leão», que caminhou triunfal para a revalidação do troféu.
Com efeito, a conquista leonina assume especial relevo tendo em conta que os pupilos de Paulo Bento levaram a melhor sobre os dois eternos rivais. O Benfica «caiu» em Alvalade nas meias-finais, num jogo épico que terminou com o triunfo verde-e-branco por 5-3 (o Sporting perdia por 0-2 aos 65 minutos), enquanto o FC Porto saiu derrotado da final, com dois golos sem resposta. Louletano, Lagoa, Marítimo e Estrela da Amadora foram as outras «presas» do leão.
quinta-feira, 15 de maio de 2008
44 anos sobre a conquista da Taça das Taças
MTK: Kovalik, Keszei, Danski, Kovaks, Jenei, Nagy, Vasas, Sandor (c), Boeder, Kuti e Halapi.
Tiago e Abel renovam pelo Sporting
Terminado o campeonato, a Sporting.SAD continua a preparar a próxima época desportiva, renovando os contratos com o defesa Abel, até 2011, e com o guarda-redes Tiago, por mais uma temporada.
terça-feira, 13 de maio de 2008
Rochemback é novamente «leão» - OFICIAL
Fábio Rochemback está de regresso ao Sporting e desta vez, assegura, é para conquistar títulos. O médio brasileiro, depois de ter passado nos habituais exames médicos, formalizou a sua ligação, para os próximos três anos, com o clube de Alvalade e deu conta da sua satisfação por regressar a uma casa que conhece bem.
«Está confirmado o regresso. Depois de tanto esperar, de tantos comentários, chegámos a acordo e foi bom para ambas as partes», destacou o médio brasileiro à saída do edifício Visconde de Alvalade, onde assinou o novo contrato e antes de dar conta do que mais pesou na sua decisão. «Todas as coisas, o conhecimento que já tenho do clube, as pessoas que trabalham no clube e que já me conhecem e, não o posso negar, a Liga dos Campeões que é muito importante para um futebolista. A vida aqui também é diferente de Inglaterra», acrescentou.
Depois de três anos a jogar na Liga Premier, «Roca» espera voltar, agora, com maior maturidade. «Espero fazer bem, com mais cabeça, experiência e tranquilidade, depois destes três em Inglaterra. Espero ajudar e ficar à disposição do mister», referiu, desvalorizando o corte significativo no salário que representa a mudança. «Isso é indiferente, estou num momento em que penso mais na minha vida», comentou.
O médio brasileiro preferiu destacar o regresso a um clube que conhece bem e do qual guarda boas recordações. «É bom regressar, um lugar com tranquilidade é muito importante, como conheço toda a gente aqui, sinto-me em casa», destacou. Rochemback deixou Alvalade quando Paulo Bento era ainda jogador e vai agora encontrar o antigo companheiro à frente da equipa técnica. «Acho que vai ser bom. É um treinador que me conhece e que já jogou comigo. Como treinador tem experiência boa e vamos tentar montar uma boa equipa», referiu.
Da última passagem por Alvalade, na tal época do «quase», Rochemback lamenta a ausência de títulos, mas promete fazer tudo para, nesta segunda oportunidade, os conseguir. «Faltou um título, queria um e, agora que estou de volta, quero. Vamos em busca disso», contou. Um acordo alcançado em pouco tempo e «Roca» mal teve tempo para falar com os amigos Polga e Liedson. «Ainda não, mas vou dizer-lhes que estou de volta».
Rochemback teve propostas de outros clubes, incluindo uma abordagem do Benfica, mas agora só quer pensar no Sporting. «Houve comentários, não é necessário citar nomes. Não tenho de falar em outros clubes, agora tenho é de pensar no Sporting», comentou. O médio não vai assistir à final da Taça de Portugal, marcada para o próximo domingo, uma vez que vai partir de imediato para o Brasil para preparar o seu casamento que está marcado para o dia 6 do próximo mês. «Vou já amanhã para o Brasil, estou cansado, estive toda a época sem sair de Inglaterra», referiu.
Fonte: MaisFutebol
Calendários do Passado - Carlos Xavier
.
segunda-feira, 12 de maio de 2008
Três «leões» nos eleitos de Scolari para o Euro '08
.
Guarda-redes: Ricardo (Betis), Quim (Benfica) e Rui Patrício (Sporting).
Defesas: Bosingwa (FC Porto), Paulo Ferreira (Chelsea), Miguel (Valência), Ricardo Carvalho (Chelsea), Pepe (Real Madrid), Bruno Alves (FC Porto), Fernando Meira (Estugarda) e Jorge Ribeiro (Boavista).
Médios: Petit (Benfica), Miguel Veloso (Sporting), Raul Meireles (FC Porto), Deco (Barcelona), João Moutinho (Sporting), Cristiano Ronaldo (Manchester United), Nani (Manchester United), Quaresma (FC Porto), Simão (Atlético Madrid).
Avançados: Nuno Gomes (Benfica), Hélder Postiga (Panathinaikos) e Hugo Almeida (Werder Bremen).
Tri...quê?
O Sporting garantiu ontem, pela terceira vez consecutiva, a entrada directa na Liga (dita) de Campeões, devido ao facto de ter terminado estas três últimas épocas em 2º lugar. Motivo de regozijo, mas não tanto...
Não tanto que motive manchetes de «tris» (sejam eles de «Leão» ou de «Champions»). Tri de Leão seria ser tri-campeão. Ou seria vencer campeonato, Taça de Portugal e Taça da Liga. TriChampions seria outra coisa ainda bem melhor, mas mera miragem...
Tri-Vice...não é nada...
Não façamos do 2º lugar do Sporting nada de mais importante do que isso mesmo. Um 2º lugar que dá acesso a um «euromilhões» de 5 milhões de euros, porque prestígio para o clube é «zero».
Todos sabemos que há segundos lugares e segundos lugares. E este foi bem diferente, p.ex., do segundo lugar da época passada...
Este segundo lugar foi mais fruto de demérito alheio do que de mérito nosso, convenhamos.
7 derrotas não é registo digno de um candidato ao título (tantas quanto o Vitória Setúbal, apenas mais uma do que o Belenenses e mais duas que o Braga). Em especial se tivermos em atenção que foram todas sofridas em jogos fora, dos quais ainda temos no registo 4 empates (tantos quantas vitórias). O percurso fora do Sporting, nesta época, contrastou com o de épocas passadas e pouco melhor é do que, p.ex., o do Nacional (3v, 5e e 7d).
Em contraponto, temos o registo em casa (12v, 3e, 0d) em que, apesar de sofrermos 10 golos (mais 3 que o Porto e tantos quantos o Benfica), fomos a equipa mais concretizadora.
Estes números (sem querer entrar em resultados jornada a jornada) espelham aquilo que foi o Sporting 2007/08 - irregularidade, inconsistência e uma época mal preparada.
Não formulando juízos de valor que se prendem com critérios de natureza técnica, táctica e/ou disciplinar (como, p.ex., a opção por Rui Patrício em detrimento de Stojkovic ou porque Pereirinha, não obstante as boas exibições registadas, regressou rapidamente ao banco), chegamos ao final do campeonato com a certeza que apenas duas aquisições efectuadas valeram a pena (Vukcevic e Izmailov) e que não temos, pelo menos, 18 jogadores com capacidade para entrarem e jogarem...«à Sporting».
Se pensarmos nisto e pensarmos no que foi a época 2007/2008 até agora (apenas com a final da Taça de Portugal para disputar e que, na melhor das hipóteses, fará com que esta época traga tantos títulos como a anterior) e verificarmos: a) que perdemos a Taça da Liga, efectuando uma exibição miserável, no desempate por grandes penalidades contra o Setúbal; b) que fomos eliminados da Champions quando, p.ex., uma vitória em casa frente à Roma e um empate no Olímpico da «Cidade Eterna», perfeitamente ao alcance do Sporting, garantiam o segundo lugar no grupo; c) que a equipa do Rangers, que irá estar presente na final da Taça UEFA, não é nada superior ao Sporting; não podemos deixar de sentir um gosto amargo na boca, pois sentimos que, com um pouco mais de equipa, com um pouco mais de experiência e com um pouco mais de trabalho, poderíamos ter conseguido uma época bem mais positiva. E, quiçá, com o mesmo orçamento...
É a velha teoria do copo meio-cheio ou meio-vazio...
Enfim, esta época foi, para contrariar o treinador do Sporting, uma época de pouca...tranquilidade, mas que não se poderá repetir para a época que vem.
A história do futebol português mostra-nos que, no fundo, a alternância no título faz-se a duas equipas. E o Sporting terá de ser uma delas já a partir da próxima época.
Na próxima época, então, ficarei feliz com o acesso automático à Liga dos Campeões...
sábado, 10 de maio de 2008
Deixou-nos há 24 anos...
Já tarde foi reconhecido o seu potencial no ciclismo, numa prova de amadores e pela mão do então corredor do Sporting João Roque. Joaquim Agostinho destacou-se de tal forma que o mesmo João Roque fez todos os possíveis e acabou por levar Agostinho para os "leões". A partir daí nunca mais deixou de obter grandes e gloriosas conquistas. Do seu brilhante palmarés há a destacar: 6 Campeonatos de Portugal, 5 Campeonatos de Portugal em Contra-relógio, 3 Voltas a Portugal e 2 terceiros lugares nas suas 13 participações no Tour de France, onde venceu 5 etapas.
Em 84 na Volta ao Algarve e quando "vestia de amarelo" sofreu uma queda que o deixou em estado crítico. Mesmo assim, voltou a montar a bicicleta e com a ajuda dos seus colegas cortou a meta da sua última etapa. Vítima desse acidente veio a falecer, 10 dias depois, no Hospital da CUF.
Morreu como sempre "correu"... de amarelo vestido.
quarta-feira, 7 de maio de 2008
Possível regresso
Findo o prazo para o Middlesbrough accionar a cláusula de permanência de Rochemback, o médio brasileiro é livre de decidir o futuro. Como tal, e a julgar pelas palavras de um dos seus representantes, tem já marcada para a próxima semana reunião com os responsáveis do Sporting.
A possibilidade de Rochemback regressar a Alvalade ganha assim maior consistência. «Rochemback terá uma reunião na próxima semana para negociar com o Sporting», assumiu Vifran Pompeo, amigo e um dos representantes do médio brasileiro, citado pelo site da cadeia televisiva Sky Sports.O resto há muito que é do conhecimento público. Rochemback gostou muito da passagem pelo Sporting - então por empréstimo do Barcelona -, tendo sempre assumido que encararia de muito bom grado o regresso ao clube.
Fonte: Jornal A Bola
Isto chegou ao cúmulo!
.
terça-feira, 6 de maio de 2008
Vamos encher Alvalade! Sócios 5€!
.
Associação de Adeptos Sportinguistas - Fórum Sporting: Tradição e Evolução
João Moutinho: o pequeno grande jogador
Depois dessa belíssima temporada, em que os leões chegaram às meias-finais da Taça UEFA, nenhum atleta se aproximou da marca de 50 jogos. Até ter aparecido João Moutinho. O capitão de Alvalade disputou, na 26.ª jornada da Liga, 51 jogos com a camisola do Sporting. Nunca, desde a fundação do clube, alguém estivera em mais de 50 encontros oficiais.
Mas como o médio não parou ainda de jogar, o recorde alargou-se tanto que, agora, já não é recorde de Alvalade, mas sim recorde de Portugal: 54 jogos do Sporting, 54 jogos de Moutinho, mais um do que Silvino (Benfica, 1987/88) e Drulovic (FC Porto, 1999/00).
segunda-feira, 5 de maio de 2008
Parabéns Yannick
Ó Zé... põe mas é o boné!
domingo, 4 de maio de 2008
Sporting vence Taça de Portugal em Futsal
O Sporting voltou a levantar este troféu depois de o ter feito na época de 2005/2006, quando venceu na final o Benfica por 9-5.