quarta-feira, 26 de março de 2008

A lenga lenga do orçamento...


.
Já começo a ficar um bocado farto, da chamada "lenga lenga" que a SAD do Sporting, nos continua a mandar para cima, em relação ao curto orçamento. Em parte sim, claro, têm toda a razão, os tempos não estão para luxos e o Sporting não tem muito dinheiro. Mas apenas um dos muitos exemplos: Só o que se dispendeu na compra de Purovic, é o orçamento da época no Vitória de Setúbal. Vou aqui falar, apenas no plano do futebol, da equipa, e não de tudo o resto.
.
Eu não percebo nada de futebol, quer dizer, pelos vistos acho não percebo. E claro, temos a prova de muitos jogadores que já passaram por Alvalade e que na altura, a camisola "pesa", basta ver até recentemente, casos como Luís Filipe ou João Alves. Mas agora também pergunto eu... certas contratações não são sempre um risco? Vale mais gastar 2 milhões num Purovic e não saber no que vai dar? (agora já sabemos) ou gastar 200 mil num jogador mais acessível, do nosso campeonato, adaptado ao nosso futebol e que possa vir a dar ou não frutos? Acho que seria uma política a pensar seriamente.
.
Vai daí, decidi lançar, assim de cabeça, 16 nomes de jogadores, que estão presentemente no nosso campeonato e que não serão assim tão caros como isso. Não estou a contabilizar, sequer casos de jogadores já nossos, como o Tiago Pinto, o Varela ou até o Saleiro, estou só assim a dar uma vista de olhos, pelo que temos assim "à mão de semear" e não quer dizer que sejam jogadores para serem titulares "de caras", mas pelo menos mais valias, tantas são as competições, em que estamos envolvidos habitualmente.
.
Ora vejamos... Até temos 2 bons centrais, mas se calhar ter mais um de qualidade, seria o indicado, que tal se ir buscar o Geromel ao Vitória? Poderá ser neste momento um bocadinho caro, mas não valeria o risco e o investimento? Tem qualidade, velocidade e só tem 22 anos.
.
Ainda na defesa, mas nas laterais. Ainda ninguém viu o Janício? Tem 28 anos, mas não duvido que faria 3, 4, 5 épocas de bom nível. Um que ninguém nada por ele, e que para mim até é um belo lateral esquerdo, o Chico Silva do Paços de Ferreira. Isto, para não falar, do Jorge Ribeiro que se anda a "perder" no Boavista, um bom lateral que até o meio-campo também faz.
.
No meio-campo, poderíamos sempre ter mais soluções. Algo mais central, porque não o Elias do V. Setúbal? Ou para até descaír para as laterais um Mossoró do Marítimo ou um Desmarets do Vitória, este que até a lateral defensiva, também faz. Ainda no meio-campo, uma alternativa a Romagnoli... o Marcinho do Marítimo? Até o Wesley do Paços de Ferreira? Bons jogadores.
.
Mais para a frente, com Liedson e Derlei (recuperado e que acho que devíamos manter) tendo ainda Djaló e até Vukcevic, porque não apostar em extremos rápidos? Daqueles que também jogam como 2º ponta-de-lança até, se assim for preciso. Estou-me a lembrar de alguns nomes: O João Ribeiro da Naval? É um jovem promissor e uma boa aposta. Voltando a Guimarães, porque não o Ghilas? Na Madeira temos ainda o Kanu e no Leixões um Jorge Gonçalves e até mesmo em Leiria, que vai descer e vender jogadores ao desbarato, um Serge N'Gal e um Sougou.
.
Enfim, é como disse... eu não percebo nada "de bola", mas aqui em 5 minutos lancei 16 nomes. Podem vir com a história de que depois são jogadores, que no Sporting não rendem o mesmo que nos clubes onde estão, mas com o "cinto tão apertado", não seriam soluções válidas? Ou pelo menos, não seriam riscos muito menores, financeiramente?

Sem comentários: