sábado, 29 de março de 2008

Corrida pelo lugar de Paulo Bento?

Muito se tem falado sobre a possível substituição de Paulo Bento no final desta época...As últimas declarações do "mister" vieram ainda deixar mais poeira no ar...


Vamos fazer um pequeno exercicio de futurologia (não confundir com o Oráculo de Bellini da Maya...ehehehe)...Partindo do princípio que P.Bento abandona o barco no final de época, quem é que vocês gostariam de ver no lugar, mas vamos tentar manter os pés na terra e não fazer como os nossas vizinhas galinhas que disseram logo que era o Mourinho que vinha, ok!?

Um português? Se sim...um jovem ou um mais experiente? Um pseudo-intelectual ou um mais terra-a-terra? Um estrangeiro? Europeu ou Sul Americano? Jovem ou mais Experiente?Mais teórico ou mais prático? Há várias decisões a tomar quando se contrata um treinador...actualmente está muito em voga utilizar o termo perfil...perfil de treinador definido...perfil de jogador...perfil do clube...etc...para mim isso são BALELAS! O que interessa é se ganhamos ou perdemos...

Made in Portugal

Se calhar neste momento não existem muitos treinadores portugueses, com competência para treinar um clube como o nosso...mas... Há quem goste do nome de Manuel José, defendendo que agora está mais experiente e isso é um trunfo importante quando falamos de treinadores de clubes grandes...há os mais saudosistas que acham que o A.Inácio vai emergir do Nevoeiro (qual d.Sebastião!) e fazer regressar a mistica ao balneário, e os triunfos. Também Manuel Fernandes está constantemente a ser ligado ao clube em diversas funções... Depois existem aqueles que defendem (e bem!) que o Sporting jogou o futebol mais atractivo dos ultimos 15 anos, com Peseiro ao comando...mas não nos podemos esquecer da falta de "pulso firme" dele no balneário! Carvalhal está na moda! É bom treinador e não me escandalizava vê-lo ao comando da nossa "Nau"! Mas afinal...qual seria a:

A escolha Czariana?

JORGE JESUS...treinador "terra-a-terra", carismático e competente, que nunca escondeu o seu Sportinguismo fanático. Desde há muito que é um treinador destacado em Portugal e na minha modesta opinião merece ter uma chance num clube com maior prestigio!

Not-Made in Portugal

Nesta altura a escolha pode de facto passar pelo estrangeiro. Mas de onde? Itália? São muito defensivos...e caros...Franceses? Espanhóis?Britânicos?Da Europa de Leste? Sul Americanos?

Há quem diga:" o Böloni é que era bom...porque não vão outra vez buscá-lo?"...ao que eu respondo: "Esqueçam lá isso!" ... Depois lembram que Zico, se tem andado a oferecer ao Sporting já ha alguns anos...mas a questão é que Zico está segurissimo no Fenerbahce e ganha muito dinheiro, o que o torna impossivel para o nosso bolso!

Vendo rapidamente o mercado internacional de treinadores disponiveis, alguns nomes saltam á vista. De entre eles destaco Carlos Bianchi, Javier Irureta, Quique Flores, Arrigo Sacchi, J.A.Camacho, Serra Ferrer, Sam Allardyce,Steve McLaren, David O´Leary, Bryan Robson, G.Houllier, Martin Jol, Jacques Santini,Jean Tigana, Emerson Leão ou Alberto Zaccheroni!

E muitos se interrogam: Pq não...Balakov? Bem...depois das juras de amor eterno ao clube, muita gente ficou tocada pela entrevista do MAGO da Bulgária...mas isso são aquelas pessoas que decidem mais baseados no coração do que na razão...e esta escolha deve ser feita calmamente, ponderando todas os prós e contras, com a razão a prevalecer.


Escolha Czariana?

Por todas as razões da fantástica “cantera” que temos, e mais algumas…sem dúvida José Pekerman !


Actualmente é treinador do Toluca (México), mas de certo que não recusaria uma proposta de ambiciosa, dum clube com nome na Europa! Foi convidado a visitar as nossas instalações e desde logo criou grande confusão. Qual a razão que levaria o Sporting Clube de Portugal, um clube sem ligação sentimental directa a Pekerman, a convidá-lo para visitar as instalções da Academia de Alcochete?

No seu curriculum pela Azul-Celeste, Pekerman conta com 3 titulos mundias de sub-20 (1995,1997 e 2001), 2 campeonatos sul-americanos de sub-20 (1997 e 1999),um 2ºlugar na Taça das Confederações (2005) e a qualificação e consequente eliminação nos quartos de final, do Mundial 2006, frente aos anfitriões...em Penalties!

Pelas suas mãos passaram entre outros, Riquelme, Saviola, Aimar, Véron, Tévez, Mascherano, Lucho, Farias, Cambiasso,Cavenaghi,DeMichellis, Scaloni, D´Alessandro, Zanetti, Ayala, Crespo,Solari, Walter Samuel,Palermo,Bernardo Romeo, M.Santana,Ortega, Gallardo, Gago, Messi, Juan Sorin,Maxi Rodriguez, os irmãos Barros-Schelloto, os irmãso Milito,Quiroga, Duscher e...Romagnoli!

Sendo um formador por natureza, José Pekerman encaixaria como uma luva na ideologia estratégica e nas politicas de desenvolvimento, pensadas pela SAD!


As ultimas declarações de P.Bento fizeram me recordar a velha máxima, dita por este senhor aqui em cima: " Só sei...que nada sei!"...a unica coisa que não quero é que se force uma situação como a de Peseiro, que se arrastou e durou pouco tempo na época seguinte, hipotecando todo a planificação da época!

Sem comentários: