segunda-feira, 31 de março de 2008

Já que estamos numa de emblemas...


.
Seguindo o mote, do nosso amigo "blogueiro" Afiando Garras, não podia deixar de partilhar convosco, quando recebi o emblema de 25 anos de sócio do Sporting Clube de Portugal. Apesar de já ter sido há sensivelmente 7 anos, tinha menos cabelo - estava rapado - mas andava mais sorridente, pois ainda no Verão anterior tínhamos sido campeões e estávamos a meio de uma época de "intervalo", pois em 2001/02, voltaríamos a conquistar o título e a Taça de Portugal.
.
Sinceramente já não me recordo, quem era o senhor à esquerda na foto, e que me entregou o emblema de 25 anos, mas recordo-me que foi no dia 27 de Janeiro de 2001, dia em que o Rodrigo Tello à noite, se estreou frente ao V. Guimarães. Tenho alguma "queda para datas com jogadores", pois foi no meu dia de anos, a 24 de Setembro de 2003, que o "Levezinho" marcou o seu primeiro golo, com a camisola do Sporting, frente ao Malmo, em jogo a contar para a Taça UEFA. E claro, mesmo sendo o meu dia de anos... estava lá.
.
Recebi também hoje, o meu novo cartão de sócio. Realmente é uma tristeza. Já perdi a conta aos cartões de sócio que já tive, mas este deve ser sem dúvida o pior. Nem o emblema é verde! Para mim nem está em questão o design, que até nem é feio, mas realmente ser todo preto... só mesmo se for por estarmos de luto, pela "morte" de um Sporting que nós aprendemos a amar... e que hoje, definitivamente, cada vez menos existe.

25 Anos de Prata

Apesar de tudo, neste sábado, ainda me consegui sentir - por momentos - feliz.

Gostaria de partilhar isso com vocês.
Analogia:

Estes 25 anos de Prata, podiam ter sido de Ouro ou até de Platina, mas em termos médios acho que é o metal que mais se ajusta. Podemos ainda dizer que o Sporting é muito mais do que e apenas o Futebol (não fora, acho que desceríamos de "patamar") - por muito que isso não seja a visão de muita gente.

Saudações leoninas, mas acima de tudo desportivas,

Afiando Garras

sábado, 29 de março de 2008

Corrida pelo lugar de Paulo Bento?

Muito se tem falado sobre a possível substituição de Paulo Bento no final desta época...As últimas declarações do "mister" vieram ainda deixar mais poeira no ar...


Vamos fazer um pequeno exercicio de futurologia (não confundir com o Oráculo de Bellini da Maya...ehehehe)...Partindo do princípio que P.Bento abandona o barco no final de época, quem é que vocês gostariam de ver no lugar, mas vamos tentar manter os pés na terra e não fazer como os nossas vizinhas galinhas que disseram logo que era o Mourinho que vinha, ok!?

Um português? Se sim...um jovem ou um mais experiente? Um pseudo-intelectual ou um mais terra-a-terra? Um estrangeiro? Europeu ou Sul Americano? Jovem ou mais Experiente?Mais teórico ou mais prático? Há várias decisões a tomar quando se contrata um treinador...actualmente está muito em voga utilizar o termo perfil...perfil de treinador definido...perfil de jogador...perfil do clube...etc...para mim isso são BALELAS! O que interessa é se ganhamos ou perdemos...

Made in Portugal

Se calhar neste momento não existem muitos treinadores portugueses, com competência para treinar um clube como o nosso...mas... Há quem goste do nome de Manuel José, defendendo que agora está mais experiente e isso é um trunfo importante quando falamos de treinadores de clubes grandes...há os mais saudosistas que acham que o A.Inácio vai emergir do Nevoeiro (qual d.Sebastião!) e fazer regressar a mistica ao balneário, e os triunfos. Também Manuel Fernandes está constantemente a ser ligado ao clube em diversas funções... Depois existem aqueles que defendem (e bem!) que o Sporting jogou o futebol mais atractivo dos ultimos 15 anos, com Peseiro ao comando...mas não nos podemos esquecer da falta de "pulso firme" dele no balneário! Carvalhal está na moda! É bom treinador e não me escandalizava vê-lo ao comando da nossa "Nau"! Mas afinal...qual seria a:

A escolha Czariana?

JORGE JESUS...treinador "terra-a-terra", carismático e competente, que nunca escondeu o seu Sportinguismo fanático. Desde há muito que é um treinador destacado em Portugal e na minha modesta opinião merece ter uma chance num clube com maior prestigio!

Not-Made in Portugal

Nesta altura a escolha pode de facto passar pelo estrangeiro. Mas de onde? Itália? São muito defensivos...e caros...Franceses? Espanhóis?Britânicos?Da Europa de Leste? Sul Americanos?

Há quem diga:" o Böloni é que era bom...porque não vão outra vez buscá-lo?"...ao que eu respondo: "Esqueçam lá isso!" ... Depois lembram que Zico, se tem andado a oferecer ao Sporting já ha alguns anos...mas a questão é que Zico está segurissimo no Fenerbahce e ganha muito dinheiro, o que o torna impossivel para o nosso bolso!

Vendo rapidamente o mercado internacional de treinadores disponiveis, alguns nomes saltam á vista. De entre eles destaco Carlos Bianchi, Javier Irureta, Quique Flores, Arrigo Sacchi, J.A.Camacho, Serra Ferrer, Sam Allardyce,Steve McLaren, David O´Leary, Bryan Robson, G.Houllier, Martin Jol, Jacques Santini,Jean Tigana, Emerson Leão ou Alberto Zaccheroni!

E muitos se interrogam: Pq não...Balakov? Bem...depois das juras de amor eterno ao clube, muita gente ficou tocada pela entrevista do MAGO da Bulgária...mas isso são aquelas pessoas que decidem mais baseados no coração do que na razão...e esta escolha deve ser feita calmamente, ponderando todas os prós e contras, com a razão a prevalecer.


Escolha Czariana?

Por todas as razões da fantástica “cantera” que temos, e mais algumas…sem dúvida José Pekerman !


Actualmente é treinador do Toluca (México), mas de certo que não recusaria uma proposta de ambiciosa, dum clube com nome na Europa! Foi convidado a visitar as nossas instalações e desde logo criou grande confusão. Qual a razão que levaria o Sporting Clube de Portugal, um clube sem ligação sentimental directa a Pekerman, a convidá-lo para visitar as instalções da Academia de Alcochete?

No seu curriculum pela Azul-Celeste, Pekerman conta com 3 titulos mundias de sub-20 (1995,1997 e 2001), 2 campeonatos sul-americanos de sub-20 (1997 e 1999),um 2ºlugar na Taça das Confederações (2005) e a qualificação e consequente eliminação nos quartos de final, do Mundial 2006, frente aos anfitriões...em Penalties!

Pelas suas mãos passaram entre outros, Riquelme, Saviola, Aimar, Véron, Tévez, Mascherano, Lucho, Farias, Cambiasso,Cavenaghi,DeMichellis, Scaloni, D´Alessandro, Zanetti, Ayala, Crespo,Solari, Walter Samuel,Palermo,Bernardo Romeo, M.Santana,Ortega, Gallardo, Gago, Messi, Juan Sorin,Maxi Rodriguez, os irmãos Barros-Schelloto, os irmãso Milito,Quiroga, Duscher e...Romagnoli!

Sendo um formador por natureza, José Pekerman encaixaria como uma luva na ideologia estratégica e nas politicas de desenvolvimento, pensadas pela SAD!


As ultimas declarações de P.Bento fizeram me recordar a velha máxima, dita por este senhor aqui em cima: " Só sei...que nada sei!"...a unica coisa que não quero é que se force uma situação como a de Peseiro, que se arrastou e durou pouco tempo na época seguinte, hipotecando todo a planificação da época!

sexta-feira, 28 de março de 2008

Orgulho ou Tristeza?

Recebi hoje o meu novo cartão de sócio do Sporting. Mais de 25 anos de dedicação ao clube (um grande obrigado ao meu querido pai, por tal) mais propriamente desde 1970.

No entanto, não sei explicar se me senti orgulhoso ou triste ao recebê-lo.

Fiquei orgulhoso por receber um cartão de sócio onde pela primeira vez vem identificado o ano em que nos tornámos sócios;

Fiquei orgulhoso por ver que foi feito um esforço pelo clube para tentar arranjar parceiros que irão ajudar (ou não) a rentabilizar a quota que os sócios pagam;

Mas sinto-me também triste. Triste porque este cartão estranhamente tem o leão em prateado (25 anos de sócio); mas o resto é em preto. Tudo é preto, até o emblema. Até parece que somos sócios da Académica (sem qualquer menosprezo pela Briosa).

Estranhamente também, quando se podia aproveitar agora para fazer a actualização dos sócios e o número de sócio baixava, tal não foi feito e o número permanece o mesmo.

Junto com o cartão vem também uma oferta de vouchers Sporting, que deixo à vossa consideração mas que pela minha parte considero ridículos.

E tudo isto me deixa triste, mais até do que orgulhoso.

Ao olhar melhor o cartão vejo que diz que é propriedade do Banco Espirito Santo, S.A. Afinal este não é um cartão do Sporting, nem me pertence a mim, nem irá pertencer a vocês. Pertence ao BES. Até aqui estamos reféns deste Banco.

E já não é tristeza o sentimento que me invade. Já é angústia!

quarta-feira, 26 de março de 2008

A lenga lenga do orçamento...


.
Já começo a ficar um bocado farto, da chamada "lenga lenga" que a SAD do Sporting, nos continua a mandar para cima, em relação ao curto orçamento. Em parte sim, claro, têm toda a razão, os tempos não estão para luxos e o Sporting não tem muito dinheiro. Mas apenas um dos muitos exemplos: Só o que se dispendeu na compra de Purovic, é o orçamento da época no Vitória de Setúbal. Vou aqui falar, apenas no plano do futebol, da equipa, e não de tudo o resto.
.
Eu não percebo nada de futebol, quer dizer, pelos vistos acho não percebo. E claro, temos a prova de muitos jogadores que já passaram por Alvalade e que na altura, a camisola "pesa", basta ver até recentemente, casos como Luís Filipe ou João Alves. Mas agora também pergunto eu... certas contratações não são sempre um risco? Vale mais gastar 2 milhões num Purovic e não saber no que vai dar? (agora já sabemos) ou gastar 200 mil num jogador mais acessível, do nosso campeonato, adaptado ao nosso futebol e que possa vir a dar ou não frutos? Acho que seria uma política a pensar seriamente.
.
Vai daí, decidi lançar, assim de cabeça, 16 nomes de jogadores, que estão presentemente no nosso campeonato e que não serão assim tão caros como isso. Não estou a contabilizar, sequer casos de jogadores já nossos, como o Tiago Pinto, o Varela ou até o Saleiro, estou só assim a dar uma vista de olhos, pelo que temos assim "à mão de semear" e não quer dizer que sejam jogadores para serem titulares "de caras", mas pelo menos mais valias, tantas são as competições, em que estamos envolvidos habitualmente.
.
Ora vejamos... Até temos 2 bons centrais, mas se calhar ter mais um de qualidade, seria o indicado, que tal se ir buscar o Geromel ao Vitória? Poderá ser neste momento um bocadinho caro, mas não valeria o risco e o investimento? Tem qualidade, velocidade e só tem 22 anos.
.
Ainda na defesa, mas nas laterais. Ainda ninguém viu o Janício? Tem 28 anos, mas não duvido que faria 3, 4, 5 épocas de bom nível. Um que ninguém nada por ele, e que para mim até é um belo lateral esquerdo, o Chico Silva do Paços de Ferreira. Isto, para não falar, do Jorge Ribeiro que se anda a "perder" no Boavista, um bom lateral que até o meio-campo também faz.
.
No meio-campo, poderíamos sempre ter mais soluções. Algo mais central, porque não o Elias do V. Setúbal? Ou para até descaír para as laterais um Mossoró do Marítimo ou um Desmarets do Vitória, este que até a lateral defensiva, também faz. Ainda no meio-campo, uma alternativa a Romagnoli... o Marcinho do Marítimo? Até o Wesley do Paços de Ferreira? Bons jogadores.
.
Mais para a frente, com Liedson e Derlei (recuperado e que acho que devíamos manter) tendo ainda Djaló e até Vukcevic, porque não apostar em extremos rápidos? Daqueles que também jogam como 2º ponta-de-lança até, se assim for preciso. Estou-me a lembrar de alguns nomes: O João Ribeiro da Naval? É um jovem promissor e uma boa aposta. Voltando a Guimarães, porque não o Ghilas? Na Madeira temos ainda o Kanu e no Leixões um Jorge Gonçalves e até mesmo em Leiria, que vai descer e vender jogadores ao desbarato, um Serge N'Gal e um Sougou.
.
Enfim, é como disse... eu não percebo nada "de bola", mas aqui em 5 minutos lancei 16 nomes. Podem vir com a história de que depois são jogadores, que no Sporting não rendem o mesmo que nos clubes onde estão, mas com o "cinto tão apertado", não seriam soluções válidas? Ou pelo menos, não seriam riscos muito menores, financeiramente?

segunda-feira, 24 de março de 2008

domingo, 23 de março de 2008

Na Lotaria dos Penalties Saiu-nos o Bilhete em Branco

Quando após o jogo ter terminado se recorreu à marcação de grandes penalidades, a muitos sportinguistas, tal como a mim próprio, deve ter-se apoderado um sentimento de tristeza, frustração e desespero por duas razões principais.

A primeira razão deveu-se ao facto de termos jogado, mais uma vez, muito pouco durante os 90 minutos para tentar ganhar o jogo, evitando assim a marcação de grandes penalidades. O nosso futebol foi lento, sem chama, com medo dos contra-ataques do V.Setúbal. Há jogadores nesta equipa que estão descrentes e sem ritmo que jogam a passo e de preferência para o lado e para trás. E assim é claro que não vamos a lado nenhum, pois como o plantel é muito curto e limitado e com pedras nucleares fora de forma, só por grande sorte ganharemos alguma coisa.

A segunda razão deveu-se a esta “aversão” que temos tido a marcar penalties, a esta falta de convicção que já nos custou para além de alguns pontos no campeonato, também esta taça.

Paulo Bento referiu após o jogo que os penalties são uma lotaria e que os níveis de ansiedade são diferentes em marcar penalties nos treinos e nos jogos.

Pergunto eu, não caberá ao treinador escolher os jogadores mentalmente mais fortes, que não se deixem influenciar pelo ambiente nem dominar pela responsabilidade que têm? Porquê apostar nas 5 penalidades em 4 jogadores que já falharam em jogos anteriores? Viram a falta de convicção com que Polga e Liedson partiram para a bola? Repararam que o João Moutinho nem se apercebeu logo que tinha marcado o penalty? O treinador não é um condutor de homens? Não conhece os níveis de ansiedade dos seus jogadores? Parece que andamos a brincar aos futebóis.

Eu sei que agora é muito fácil tecer considerações, dizer quem é que devia ou não marcar grandes penalidades. Mas o que podemos constatar é que na Academia os jogadores devem passar umas belas férias. Não sabem marcar cantos, livres, não há jogadas estudadas, nem os penalities que é o mais básico se consegue fazer em condições. Em suma, uma tristeza!

Uma palavra final para dar os parabéns ao Vitória Setúbal que como é óbvio não tem nada a ver que em Alvalade se brinque ao futebol.

sexta-feira, 21 de março de 2008

Um dia com... Manuel Marques


.
Há dias, a RTP no seu canal "Memória", retransmitiu este programa dedicado a Manuel Marques. Aproveitei para o passar para a internet e dessa forma o disponibilizar aqui no blogue.
.
Manuel Marques, esteve ao serviço do Sporting durante mais de meio século, granjeando respeito e admiração de todos os adeptos, assim como das centenas de jogadores que vestiram a nossa camisola e da Selecção Nacional. O "homem das mãos de ouro", como será para sempre recordado, manifestou sempre uma grande disponibilidade para ajudar graciosa e desinteressadamente todos os que procuravam, pela sua generosidade, competência e reputação.
.
Devido ao tamanho da reportagem (aprox. 20m), esta foi dividida em duas partes.
.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Tragam o caneco! (ou será a caneca?)


.
Confesso que nunca pensei que o Sporting chegasse à final da Taça da Liga (dita Carlsberg Cup). Nunca fomos de nos atirar à primeira taça que aparecia e esta, pelo seu nome e pelo troféu em si (que mais parece uma imperial), parecia-me estar talhada para outros clubes, que pudessem expor o troféu numa cervejaria, p.ex.
.
Agora, pelo que sei, já todos desvalorizam o torneio. Apesar de ser o primeiro ano do dito, não se trata de uma novidade: o ano passado aconteceu o mesmo com a Taça de Portugal. Este ano ainda há probabilidades de voltar a acontecer.
.
Porém, estas vicissitudes não me impedem de achar que a competição que quero muito que o Sporting ganhe a Taça da Liga.

Para isso, os jogadores do Sporting têm de interiorizar umas pequenas noções:
.
1) Já sabem quais as regras no que toca a atrasos ao guarda-redes com este árbitro.
2) Não obstante irem jogar de preto, já sabem que NUNCA serão da equipa de quem usualmente deveria equipar assim (apesar de ultimamente até já trajarem de encarnado e tudo!).
3) Apesar de irem para o Algarve, como grande parte dos portugueses nesta altura, não vão em férias. Aliás, muitos dos jogadores do Sporting andaram em férias até agora.
4) Não obstante irem jogar de preto, honrem a camisola...verde-e-branca, o emblema que ostentam ao peito e o orgulho em representar o Sporting Clube de Portugal, com muito esforço e dedicação, para a devoção de muitos e a glória de todos os sportinguistas.
5) É a última vez que defrontam o Setúbal, pelo que é a última oportunidade para lhes ganhar!
6) Mesmo que empatem, têm mais uma oportunidade para mostrarem que até conseguem marcar 5 penalties de seguida.
.
Em suma: tragam o caneco...ou a caneca...ou a imperial. GANHEM ISSO PORRA!

quarta-feira, 19 de março de 2008

V. Setúbal vence Taça da Liga


"93 minutos, Sandro controla a bola, lança o ataque, Tonel corta de cabeça, Miguel Veloso tenta o alívio, a bola bate em Anderson Polga e faz ricochete em direcção à área, onde Rui Patrício agarra a bola... livre indirecto dentro da área, golo do Vitória. Final da partida, 1-0."

Pedro Proença, árbitro da Associação de Futebol de Lisboa, foi designado esta quarta-feira para dirigir a final da Carlsberg Cup, no próximo sábado, no Estádio do Algarve, entre V. Setúbal e Sporting.

terça-feira, 18 de março de 2008

«Corrida» pela Europa... o que falta


.
Aproveitando esta paragem da Liga e em que o Sporting vai disputar a primeira Final da Taça da Liga, vamos a contas e ver, o que ainda falta para disputar de campeonato, nesta «corrida» pela Europa. Começando pelo no Sporting, incluímos ainda, além dos 4 clubes que disputam o 2º lugar, o SC Braga e o CF Belenenses.
.
SPORTING - 37 pontos (Naval fora, Sp. Braga em casa, Leixões em casa, U. Leiria fora, Marítimo em casa, P. Ferreira fora, Boavista em casa)

Benfica - 41 pontos (P. Ferreira em casa, Boavista fora, Académica em casa, F.C. Porto fora, Belenenses em casa, E. Amadora fora e V. Setúbal em casa)
.
V. Guimarães - 41 pontos (Marítimo em casa, P. Ferreira fora, Boavista em casa, Académica fora, F.C. Porto em casa, Belenenses fora e E. Amadora em casa)
.
V. Setúbal - 37 pontos (Boavista em casa, Académica fora, F.C. Porto em casa, Belenenses fora, E. Amadora em casa, Leixões em casa, Benfica fora)
.
SC Braga - 33 pontos (Leixões em casa, Sporting fora, U. Leiria em casa, Marítimo fora, P. Ferreira em casa, Boavista fora, Académica em casa)
.
CF Belenenses - 33 pontos (F.C. Porto em casa, Leixões fora, E. Amadora fora, V. Setúbal em casa, Benfica fora, V. Guimarães em casa e Nacional fora) (*)
.
(*) - O CF Belenenses, pode ainda vir a perder 6 pontos, devido ao "caso Meyong".

sábado, 15 de março de 2008

Balada para Paulo Bento

Não se desvenda o mistério
Do guarda-redes escolhido
O mais estranho critério
Em mais um caso perdido

Mas afastou um jogador
Que brilhou em Alkmar
No seu lugar de favor
Pôs um suplente a jogar

Se o melhor fica sentado
Põe na baliza o aprendiz
Logo aparece o resultado
Mais uma defesa infeliz

Se opta por um estranho
A equipa joga com dez
O erro não tem tamanho
O preterido é português

Os jovens da Formação
Jogam longe de Alvalade
Chega do Leste o camião
De gente sem qualidade

O Paulo Bento é pecado
É Bento e não tem altar
Mete água por todo o lado
Mas é incapaz de mudar

Ele continua e insiste
Com jogadores de ficção
Quem vê o jogo sai triste
Porque ele não tem razão

Campeão da teimosia
Paulo confunde a malta
Queixa-se da bufaria
Não fala do que faz falta
.
José do Carmo Francisco

sexta-feira, 14 de março de 2008

Glasgow Rangers nos «quartos»



O Sporting vai defrontar os escoceses do Rangers nos quartos-de-final da Taça UEFA, dtiou o sorteio realizado em Nyon, Suíça. Os jogos realizarão-se a 3 e 10 de Abril.

A equipa escocesa afastou o Werder Bremen, de Hugo Almeida, na ronda anterior da competição, com uma vitória por 2-0 na Escócia e uma derrota na Alemanha por 0-1.

Quartos-de-final:

Rangers - SPORTING
Bayern - Getafe
Leverkusen - Zenit
Fiorentina - PSV

Meias-finais:
.
Rangers/SPORTING – Fiorentina/PSV
Bayern/Getafe – Leverkusen/Zenit

quinta-feira, 13 de março de 2008

Que marquem presença nos «quartos»


.
Depos de há uma semana, ter colocado aqui uma vitória do Sporting em Amesterdão, antes do empate 1-1 frente ao Bolton, hoje, coloco aqui um golo, que nos deu igualmente um empate a um golo, marcado pelo brasileiro Lusinho, em Bolonha. Na 2ª mão vencemos 2-0 e "carimbámos" a presença nas meias-finais da Taça UEFA 90/91.
.
Numa época em que tantas desilusões nos têm dado, hoje deêm-nos uma vitória sobre os ingleses e garantam a presença nos quartos-de-final da Taça UEFA. Nós, os verdadeiros sportinguistas merecemos isso!
.
Não deixem de relembrar o golo, de um dos melhores centrais que passou pelo nosso clube, narrado pelo inimitável Gabriel Alves.
.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Dias Ferreira em "O Dia Seguinte"

.
A pedido do nosso amigo "blogueiro" Afiando Garras, disponibiliza-se então aqui, um excerto das palavras de Dias Ferreira, no programa "O Dia Seguinte" da passada 2ª feira.
.
Obviamente não foi possível colocar tudo o que Dias Ferreira disse, de qualquer forma, fica aqui disponível, um excerto de cerca de 7 minutos, do foi proferido na SIC Notícias.
.
Veja o vídeo, aqui.

terça-feira, 11 de março de 2008

O Dia Seguinte

Sportinguistas,

Gostava de ler a vossa opinião sobre as palavras "finais" do Dias Ferreira, no programa de ontem à noite.

Mais uma vez, sobre a forma, nada de novo, mas desta feita sobre o conteúdo, parece existir ali uma predesposição que vai ao encontro de análises que eu e nós já temos feito por aqui.

Saudações leoninas, mas acima de tudo desportivas,

Afiando Garras

domingo, 9 de março de 2008

Para finalizar, para este...e para a SAD!



Não tens soluções? Não tens plantel? Tudo bem... Então e porque inventas? Poupança de jogadores? Para quê? Para perderes o campeonato? Acabares por perderes a UEFA, a Taça da Liga e a de Portugal? Estou farto das desculpas esfarrapadas, estou farto do "sacudir a água do capote". Não defendes os teus jogadores, não te insurges contras as arbitragens, nada, nada, nada! Se tens olhos na cara... faz como o teu "vizinho" e demite-te!
.
Quanto à Direcção... tenham vergonha e peguem nas malas e ponham-se a andar também! Ainda mais que os jogadores, ainda mais que o treinador, são vocês os grandes culpados desta época miserável! Final da Taça da Liga? Mas isso é algo que me deixe contente? Meias-Finais da Taça de Portugal... e? UEFA até quando? Não me gozem... estar atrás de Benfica, V. Guimarães, V. Setúbal, se calhar amanhã até de Belenenses, na que é para mim a prova mais importante, o campeonato! Uma vergonha!
.
E eu não sou sócio de "ocasião"! Sou sócio do Sporting Clube de Portugal desde que tenho dois, dois dias de vida! Vou fazer 33 anos de sócio! O meu Sporting não é este! Isto é uma vergonha!

Agora para estes...


.
Que porcaria para não dizer outra palavra de exibição foi esta? Roubados ou não que andam vocês ali a fazer dentro de campo? Tenham vergonha! Essa camisola vale mais do que qualquer um de vocês! Abram os olhos! Lutem! Esforcem-se! Contra adversários, árbitros, contra tudo e contra todos!
.
Às vezes - para não dizer a maior parte das vezes - não merecem nem um bocadinho adeptos como nós!

Primeiro para este...



Escrevo isto a "quente" propositadamente! Parabéns Lucícilo! És habilidoso! Prepotente! Mal formado! Um árbitro de 3ª categoria! E não és mais do que um "vendido" com a maioria da corja que paira no futebol que dá pelo nome de "árbtiros"! Conseguiste levar a "àgua ao teu moínho" mais uma vez! Estás feliz? Contente? De certeza que sim! SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER! ESTA PALHAÇADA TEM DE ACABAR!

Parabéns Naide!


Porque o Sporting é muito mais, do que simplesmente um clube de futebol, não podíamos deixar de destacar, mais um excelente resultado de um dos nossos atletas.

Naide Gomes sagrou-se campeã do Mundo do salto em comprimento, ao ter alcançado a marca de sete metros. A atleta «leonina», com este resultado, atingiu a melhor marca mundial do ano e estabeleceu novo recorde nacional de pista coberta.

A atleta «leonina», na final do comprimento, nos Mundiais que decorreram em Valência, fez o primeiro salto nulo, no segundo saltou 6,82, o terceiro e o sexto voltaram a ser nulos, sendo que o quarto foi de 6,87 e foi no quinto que Naide Gomes alcançou a marca dos sete metros, que lhe deu o título de campeã mundial.

Parabéns Naide!

sexta-feira, 7 de março de 2008

Para rir dos outros é preciso conseguirmos rir de nós próprios primeiro...


.
Sempre fui da filosofia, de que para rirmo-nos dos outros é preciso conseguirmos rir de nós proprios primeiro.
.
José Sousa Cintra, é como todos sabemos, um empresário algarvio, que foi Presidente do Sporting, entre 1989 e 1995. É aquilo que se chama uma "verdadeira personagem", figura caricata, que dentro da simplicidade de alguém que subiu a pulso na vida, tinha por vezes, saídas completamente despropositadas e hilariantes.
.
Há uns anos atrás em entrevista à TSF sobre a saída de Carlos Xavier e Oceano para a Real Sociedad, Sousa Cintra respondia a algumas questões enquanto conduzia. Ao mesmo tempo bebia uma garrafa de água. De forma simplesmente hilariante, decidiu atirar a garrafa... de vidro pela janela fora e claro, deu no que deu!
.
É só ouvir, relembrar e apreciar... hilariante!
.
Oiça esta "genial" entrevista à TSF, aqui!

quinta-feira, 6 de março de 2008

Que se inspirem...

.
Poucos minutos antes de começar a partida Bolton-Sporting para a Taça UEFA, acrescento mais um vídeo do passado ao nosso blogue. Que se inspirem e tragam uma vitória de Inglaterra!
.
A 5 de Outubro de 1988, ou seja vai fazer 20 anos, o Sporting deslocou-se à Holanda para defrontar o Ajax, na 2ª mão da 1ª eliminatória da Taça UEFA. Na 1ª mão, o Sporting tinha ganho por 4-2 e confirmou a sua superioridade na Holanda, com uma vitória sobre o Ajax. Silas abriu o activo com um espectacular chapéu a Menzo, Maside viria a confirmar a vitória.
.
Ajax: Menzo, Vink (Scholten 58), Larsson, Verkuyl, Winter, Wouters (c), Richard Witschge, Jonk (Weroekker 45), Van Schip, Petersson e Rob Witschge.

Sporting: Damas; João Luís, Morato (c), Venâncio e Fernando Mendes; Douglas (Maside 50) e Oceano; Silas, Carlos Xavier e Litos; Forbs.
.
Golos: Silas 21 (0-1), Verkuyl 81 (1-1), Maside 85 (1-2)
.
PS - A qualidade de imagem não é a melhor, mas tendo em conta que é de uma VHS com 20 anos, até nem está mau e acho que qualquer sportinguista gosta de rever.
.
Veja o vídeo, aqui!

terça-feira, 4 de março de 2008

A Subida ao Calvário!

Apesar de a Páscoa só se comemorar este ano no final do mês, a subida ao calvário do Sporting já começou há muito tempo.

Este tem sido um dos piores campeonatos que o Sporting já fez, a que não é alheio como é óbvio para além de outras situações, o fraco plantel que o clube tem.

Há que ser claro a dizer as coisas, não podemos dizer no inicio da época que vamos lutar pelo título e ter uma equipa que está em 5º lugar, que já há muito hipotecou a luta pelo título de campeão, que cada vez mais está mais distante do 2º lugar e que tem agora como preocupação na classificação não os eternos rivais F.C.Porto e Benfica, mas sim o V.Guimarães e o V. Setúbal.

Os dirigentes leoninos não podem dizer que querem ser campeões e olharmos para o nosso plantel e vermos lá jogadores que ficariam bem num U.Leiria, numa Naval, ou num Paços Ferreira, sem desprimor para estas equipas.

Os dirigentes leoninos não podem dizer no inicio da época que lutamos pelo título, e olharmos para o banco de suplentes durante os jogos, quando é necessário mudar algo e não vermos soluções para tal, porque temos um plantel fraco.

Os dirigentes leoninos não podem dizer que o clube precisa de receitas e esbanjarmos também a hipótese de chegar ao segundo lugar que dá acesso directo à Liga dos Campeões.

Há que tomar opções, um plantel como este não enche estádios, não vende gameboxes, não gera receitas. É assim que querem chegar aos 100 mil sócios?

Não brinquem connosco, podemos ser “os melhores adeptos do mundo”, como eles dizem quando lhes interessa, mas de certeza não somos parvos.


segunda-feira, 3 de março de 2008

Meias-Finais da Taça de Portugal


.
O Sporting, actual detentor do troféu, vai tentar nova presença na final, dia 18 de Maio, no Estádio Nacional, tendo para isso que ultrapassar em casa o Benfica, que levantou o troféu pela última vez em 2003/ 04. Depois do «derby» deste fim-de-semana para a Liga, que terminou empatado 1-1, os dois «grandes» lisboetas voltam a encontra-se em Alvalade, desta vez para a Taça de Portugal.
.
O Vit. Setúbal, finalista vencido da edição do ano passado e vencedor na época 2004/ 05, vai receber o bicampeão nacional FC Porto, que conquistou a Taça de Portugal na temporada de 2005/ 06.
.
Jogos:
SPORTING - Benfica
Vit. Setúbal - FC Porto