quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Sporting... onde andas tu?


.
Desde que nasci, que em minha casa, na minha família, se respira Sporting, se vive Sporting, que o Sporting faz parte da própria família. Hoje, sinceramente cada vez menos reconheço o Sporting, a sua identidade, o que sempre achei que fazia a diferença para os restantes rivais e não só. Sinto que os sportinguistas (não todos, mas uma grande maioria) cada vez são mais conformistas e pior, sinto que o clube e quem o dirige, cada vez cai mais nesse conformismo.
.
Ao certo nem me recordo quando comecei a ir ao Sporting, sim, porque desde muito cedo, sempre fui ao Sporting, não fui ao futebol, fui ao basquetebol, ao andebol, ao hóquei patins, fui ao pavilhão antigo, fui à nave, fui ao campo secundário ver as camadas jovens. Aprendi a admirar nomes como Vítor Damas, Manuel Fernandes, António Livramento, Rui Jordão, Joaquim Agostinho, Carlos Lopes, Prof. Moniz Pereira, entre tantos outros.
.
Hoje, não temos pavilhão, não temos sequer nave. Campos de treino ficam lá atrás do sol posto e às vezes quase que é preciso uma recomendação do presidente para lá entrar. Símbolos? Símbolos cada vez há menos, ou são os do passado ou os potenciais do futuro só pensam em dinheiro, só pensam que está na hora de saír, que deviam jogar aqui em vez de ali. Não há amor ao clube, não há respeito ao que foi e é (ou devia ser) o Sporting e os seus valores! E não são só os atletas, os próprios dirigentes nada têm em consideração, nada fazem, nada se preocupam, não respeitam valores do nosso passado e muito menos respeitam os sócios e adeptos.
.
A última vez que vi viverem verdadeiramente o Sporting, foi a 16 de Abril deste ano, no célebre jogo da Taça frente ao Benfica e isso foi um caso pontual, um caso excepcional, uma vitória num jogo completamente louco e ao qual ninguém podia ficar indiferente.
.
Cada vez menos conheço o Sporting. Não vou estar para aqui com dados, números e estatísticas, falo directamente do coração e cada vez menos conheço este Sporting, por isso pergunto: Sporting... onde andas tu?

Sem comentários: