terça-feira, 26 de maio de 2009

Balanço da Época 2008/09

.
Este não é mais do que um balanço, feito por um mero adepto, que desde que nasceu que é sócio do clube e que há mais de 18 anos, assiduamente, marca presença em Alvalade.
.
Esta para mim foi uma época algo atípica. A partir de certa altura desmoralizei. Não pelos resultados em si, porque se assim fosse, já há muitos anos que não punha os pés em Alvalade, mas sim por todos os momentos conturbados que se viveu. A exposição desnecessária do treinador, a ausência de um Presidente a defender o clube, jogadores a fazerem constantes birrrinhas, enfim... Algo que não se compadece com a forma que eu vejo, sinto e vivo, o Sporting.
.
O último jogo que vi em Alvalade esta época foi o Sporting-Paços de Ferreira a 7 de Março, porquê? Porque três dias depois em Munique, o Sporting fez a mais vergonhosa exibição que vi com os meus olhos e não lhes perdoei. Vou há cerca de 18 anos, a todos os jogos em Alvalade, de mim nunca ouviram apupos à equipa, assobios a jogadores do Sporting, fosse qual fosse o resultado. Já tinha "desculpado" o 5 do Barcelona, tudo bem é um super equipa. Os 5 do Bayern em Alvalade, já me começaram a "incomodar", agora, 15 dias depois levar 7 e ter a miserável prestação em campo que tiveram? Não lhes perdoei e prometi a mim mesmo, não voltar a Alvalade o resto da época.
.
Custou-me muito. Dei a mão à palmatória em exibições como a que tivemos em Guimarães, mas achei que aqueles 7 foram a maior falta de respeito ao Sporting e aos seus adeptos. Custou-me porque vou sempre. Custou-me porque respiro, vivo, o Sporting. Custou-me porque "ir ao Sporting" é mais que ir ver um jogo, é ir com o meu pai, o meu tio, os meus primos, é viver o clube como poucos vivem. Mas como tenho palavra, mantive-a e tive quase 3 meses sem pôr os pés no estádio. Muitos podem achar estupidez, mas foi assim que marquei a minha posição. Eles (jogadores, equipa técnica, direcção, etc) sabem lá se lá estive ou não, mas estou de consciência tranquila, fiz o que tinha de fazer.
.
Futebolisticamente falando, sou daqueles que acham que o ciclo do Paulo Bento já acabou, se bem que agora coloco uma pequena "nuance", se é para ir para lá outro pior, deixemos o Paulo Bento continuar o seu trabalho. Foi mais uma época que soube a pouco. Títulos conquistámos um, a Supertaça e foi-nos roubado outro, a Taça da Liga. No campeonato, o 4º ano consecutivo no 2º lugar não é motivo de festa, mas mesmo assim, antes isso que gastar milhões em contratações e ordenados e ficar em 3º, 4º, como alguns. Na Taça de Portugal, este ano não estaremos na final. Somos bi vencedores e caímos na lotaria dos penalties, algo que já nos habituamos, o não ter sorte e o não saber marcar penalties (parece impossível). Na Europa, bem isso já falei um pouco. Tivemos a nossa melhor/pior prestação de sempre. Chegámos aos oitavos-de-final mais rapidamente que outra qualquer equipa portuguesa na história, mas também tivemos a pior das humilhações europeias.
.
Não me alargando e estando para aqui a falar de tácticas, de médios volantes e pressão alta, queria destacar como melhor jogador da época, inevitavelmente o Liedson. Fantástico como sempre, mesmo vindo de uma lesão, mesmo não começando a época a 100%, foi o Liedson do costume, a correr, a jogar e fazer jogar e a resolver. Como melhores jogos, destaco a excelente exibição em Guimarães e o baile de bola que demos ao Benfica em Alvalade. A grande revelação para mim foi o Daniel Carriço. Este puto faz-se, já começa a ser um grande jogador e não duvido que no futuro será um central de nível mundial. Como desilusões, achei que o Abel está cada vez pior, o Tonel -apesar da lesão - não foi o mesmo, e o Miguel Veloso com os seus choradinhos constantes, ou muda de atitude - parece ter começado a mudar - para mim bem pode "ir de carrinho". Perdeu-se muito tempo com as birras Paulo Bento/Vukcevic, Rochemback teve demasiadas lesões e o Romagnoli, bem esse, só mesmo para marcar penalties. O final de época foi penoso, muitas foram as lesões, mas mesmo assim, com maioritariamente jovens da nossa formação, com portugueses, alcançámos o 2º lugar. Não é motivo de festa, mas também temos de ter consciência, de que temos muito menos orçamento que outros. Uma palavra ainda para miúdos como o Pereirinha, o Adrien, e para o Derlei. Grande Ninja! Para mim continuavas!
.
Enfim, mais uma época, mais um ano sem sermos campeões. O Sporting já não é o mesmo, mas espero que agora com eleições, possamos ter quem volte a trazer o espírito do Sporting para cima! Quem sempre teve estádio cheio mesmo sem ganhar? Nós! Quem sempre teve uma forma de estar e ver futebol diferente do resto? Nós! Quem sempre viveu não só o futebol, mas o ciclismo, o atletismo, o andebol, o basquetebol, o hóquei em patins, de forma apaixonada? Nós! Vamos a acordar sportinguistas, vamos a acordar Sporting!
.
Para a próxima época voltarei. Cumpri o meu "exílio" e lá estarei no sector B18, Fila 11, Lugar 22. Hoje, amanhã e sempre... SPORTING ATÉ MORRER!

Sem comentários: