sexta-feira, 27 de março de 2009

Congresso "vs" Futuro


Aproxima-se mais uma data importante para o nosso clube. Algumas decisões difíceis marcam os tempos do Sporting. O passado recente tem sido penoso, o presente está algo sombrio, mas o futuro é exclusivamente nosso, pois claro, é verde, que como todos sabem é a cor da esperança, que creio ser a única coisa que não nos podem alienar.

Mas, pessimismos à parte, chegou a hora de olharmos objectiva e pragmaticamente para os verdadeiros desafios dos próximos anos do e no Sporting. Não esquecendo uma das grandes premissas da gestão “pensar global para/e agir local”.

Congresso como grande e, de alguma forma inovadora, oportunidade para se debaterem ideias e estratégias com inteligência e elevação intelectual. Cabe-nos a nós dar o exemplo, em todas as circunstâncias, como prossecutores de atitudes dignas e medidas inovadoras no “país desportivo”.

Já todos sabemos que as decisões dos últimos (muitos/demasiados) anos têm sido catastróficas para a saúde financeira do clube e que, sem a qual, é difícil a sobrevivência de um espírito ganhador e competitivo. No entanto, a capacidade de regeneração do ser humano permite-nos continuar a ter confiança na história que ainda falta escrever sobre o SCP. AS ORGANIZAÇÕES SÃO AS PESSOAS (que as compõem/representam).

Os grandes homens da história da humanidade foram responsáveis pelas mais inesperadas transformações, e a sua “valentia/inteligência” consubstanciava-se essencialmente em ultrapassar os momentos complicados e mais difíceis, transformando-os em janelas de oportunidade, enfrentando desta forma, com grande coragem, (muitas vezes) o dificil e o desconhecido. Até hoje, estes exemplos podem ser considerados como actuais, sendo que o desconhecido nos nossos dias já não existe da mesma forma, os problemas dos nossos dias são outros, no entanto se incluirmos a inovação e o empreendorismo à tal coragem dos destemidos do passado, podemos ultrapassar desta forma dificuldades conjunturais ou até problemas estruturais.

Mas, nem só da economia e das finanças, actividades de suporte à decisão política, vive o Sporting. O potencial humano que é representado por toda a massa associada e simpatizante, conferem-nos algumas boas garantias no sentido da resolução dos mais complicados problemas e da execução das mais árduas tarefas.

Como todos sabemos, grosso modo, os diagnósticos estão feitos. As receitas podem ser mais ou menos facilmente comparadas, adaptadas e ministradas. Haja uma cultura moderna, actual e com visão direccionada para as verdadeiras expectativas dos “consumidores” do Sporting, que os resultados (em sentido amplo) começarão paulatinamente a aparecer e a deixar-nos com um sorriso mais aberto.

Haja sangue novo, descomprometido, imaginativo. Haja criatividade. Haja vontade e energia. Haja tempo para dedicar ao cube. Haja capacidade para motivar as “massas”. Haja coragem, caras e nomes novos. Haja responsabilidade. Haja verdade! Haja confiança! Haja futuro! Haja razão, mas também paixão.

O que eu espero deste congresso, onde não vou estar presente mas onde certamente me sentirei representado (espero!), é que signifique em si mesmo um olhar sereno, equilibrado, com muita criatividade e imaginação na apresentação de propostas, com a sempre importante paixão, mas com uma boa dose de razão que nos permita não cometer erros do passado. Essa terá de ser a nossa inteligência.

Que exista a assunção de responsabilidades em doses qb, que nos permita sustentar as nossas teses, mas que não se queimem demasiadas energias com o passado, porque essas fazem mais falta no encontrar de soluções presentes e futuras.

É importante encontramos em conjunto os temas e agenda para debate interno no universo Sporting dos próximos tempos, para que o próximo projecto seja sustentável a todos os níveis, nomeadamente no coração de todos quantos sofrem por esta causa desportiva e que ao mesmo tempo sirva para alavancar (palavra da moda:)) o futuro. Que esta oportunidade seja aproveitada e que não seja contra-producente.

Que haja civismo e que no final do congresso, todos os sportinguistas se sintam orgulhosos na sua instituição e em todos os seus “representantes”.


Saudações leoninas, mas acima de tudo desportivas,

Afiando Garras

Sem comentários: