domingo, 1 de junho de 2008

Um fim de semana demasiado "a Norte" para o meu gosto...



Este fim de semana tivemos vários confrontos com o FC Porto.

No Sábado empatámos em Juniores. No Domingo, perdemos em juvenis, ganhámos em iniciados e, arrisco dizê-lo, perdemos em transferências...

Dois milhões e meio de euros por 50% do passe de Hélder Postiga, acrescido de 50% do passe de Diogo Viana é demasiado caro. Trocar uma promessa esperada por uma promessa adiada também.

Quando vi a notícia na emissão da SIC comentei para quem estava ao meu lado que não me agradam negócios com o FC Porto. Eu sei que, das últimas vezes, nem nos demos mal. Trocámos o Costinha e o Peixe pelo Rui Jorge e o Bino e penso que ficámos, claramente, a ganhar. Depois trocámos o Ricardo Fernandes pelo Clayton e saldou-se, digamos, num "empate".

Mas, desta vez, para além de me deixar grandes dúvidas que o saldo nos seja positivo (oxalá me engane... mas só o poderemos avaliar daqui por um, dois ou mais anos - independentemente do que faça Postiga para a próxima época) acho que, como em tudo na vida, existe certo tipo de gente com quem nunca devemos negociar um lápis sequer...por muito que queiramos escrever!

Eu sei que o futuro é já hoje e que a próxima temporada está em construção. O FC Porto tem pontas-de-lança de categoria de sobra e Postiga, segundo parece, pouco contava para Jesualdo Ferreira que usa apenas um. Paulo Bento, por outro lado, dispensa extremos como Diogo Viana (e, segundo me contam, dos bons!), juntando-se assim o «útil ao agradável» mas, para além de desconfiar a quem este negócio será mais «útil», estas "sociedades", confesso, não me agradam mesmo nada...

Por um lado, até compreendo que se faça a vontade ao treinador nos jogadores que pede. Mas, por outro, isto quer dizer (mal comparado) que mesmo que os nossos escalões de formação tivessem um Ronaldo ou um Quaresma em potência, eles seriam considerados "dispensáveis".

Numa semana em que os órgãos sociais do Sporting se sentiram legitimados para ceder a Academia à SAD, parece-me preocupante este tipo de consideração e (des)valorização por um dos melhores valores dos escalões de formação actualmente, da qual toda a gente faz gala no Sporting.

Enfim, resta-me aguardar pela «boa alegria» que o presidente do Sporting disse que nos iria dar...

Sem comentários: