segunda-feira, 30 de junho de 2008

No Sporting, o “crime” compensa…

De acordo com esta notícia, o Sporting vai conceder uma “amnistia” para os sócios com quotas em atraso.

Assim, o clube decidiu perdoar as quotas em atraso dos seus associados até ao mês de Dezembro de 2007, pelo que, pagando as quotas em atraso desde o início do ano, à razão de 12 euros por mês no caso dos sócios efectivos, os sócios relapsos voltarão a readquirir os seus plenos direitos de associados, inclusive a antiguidade.

Posso parecer muito pouco politicamente correcto, mas acho mal. Acho mesmo muito mal.

Acho mal para aquela percentagem de sócios (cerca de metade, segundo dizem) que se mantêm fiéis ao clube e pagam, religiosamente, a quota a que estão obrigados e nos quais me incluo.

Sinto-me mesmo enganado e mal tratado por parte do clube enquanto associado com quase 30 anos de ligação ininterrupta ao Sporting Clube de Portugal.

No nosso clube, o justo paga pelo pecador! E paga quotas mensais tal como pagou, na altura, quotas extraordinárias.

Não quero parecer injusto com quem queria ter pago e não conseguiu por não ter possibilidades (com os outros posso ser à vontade) e até compreendo que se queira recuperar aqueles sócios (não são tão poucos quanto isso) que se “perderam”. Mas, fazendo-o assim, de uma maneira “ad-hoc”, sem se saber ou procurar saber o motivo do afastamento, poderemos apenas adiar o problema, receber um (mais um!) “balão de oxigénio” e daqui por mais uns anos voltamos ao mesmo.

Não é assim que se cativa a “massa associativa”, mas sim tentando trazer os sócios para perto do clube, cativando-os, acarinhando-os, mostrando que eles são importantes e não meros “clientes”

Por outro lado, no que respeita à questão da justiça, apetece-me perguntar: é justo tal medida perante todos aqueles que sempre pagaram? É justo recompensar quem deixou de pagar em detrimento daqueles que sempre foram fiéis? É justo que passem a ter os mesmos direitos daqueles que sempre pagaram? E como se recompensa (se é que se pensa fazê-lo) estes sócios por nunca terem abandonado o clube?

Se tal medida incentiva a algo é ao incumprimento!

Eu, pela minha parte, confesso que estou a ponderar não renovar a Gamebox e deixar de pagar quotas à espera de uma futura amnistia…

Sem comentários: