segunda-feira, 31 de maio de 2010

Sporting histórico!


.
O Sporting fez história ao vencer a Taça Challenge, perante o MMTS Kwindzyn, por 27-26. O encontro foi realizado no Pavilhão Municipal de Almada e muitos, mas muitos adeptos e sócios sportinguistas se uniram para ir apoiar os «leões».
.
Foi uma maré de verde e branco, de cânticos, de puxar pela equipa. Foi, de facto, uma tarde histórica para todos os que viram ao vivo e a cores o Sporting vencer este troféu, o primeiro ganho por uma equipa portuguesa na Europa.
.
Aproveitamos, para deixar uma lista dos feitos conseguidos pelo nosso clube, ao que se juntará agora, esta vitória na Taça Challenge:

- O Sporting é o único clube no Mundo que neste momento tem dois Museus oficiais, um em Lisboa, outro em Leiria. Em Portugal, actualmente, mais nenhum clube tem Museu e alguns nem sala de troféus têm.

- O primeiro futebolista português a jogar numa selecção da Europa foi José Travassos (o saudoso José da Europa) em 13 de Agosto de 1955, quando a selecção da Europa ganhou à Inglaterra por 4-1.

- O Sporting é neste momento o clube da Europa com mais troféus no seu ecletismo. Tem 20 mil troféus, todos catalogados, arrumados e devidamente estruturados.

- O jornal do Sporting, denominado nos primeiros anos de Boletim do Sporting (primeiro número datado de 31 de Março de 1922) e que na altura saía quinzenalmente, é o jornal mais antigo de todos os clubes do Mundo.

- O Sporting é actualmente o único clube do Mundo que se pode orgulhar de ter dois futebolistas formados em Alvalade e eleitos melhores do Mundo pela FIFA: Luís Figo e Cristiano Ronaldo.

- O Sporting, o Real Madrid e o Barcelona são os clubes na Europa com mais participações nas Taças Europeias de futebol. Os «leões» apenas por uma vez falharam a presença nas competições internacionais.

- O Barcelona tem actualmente 41 títulos europeus em todas as modalidades, o Real Madrid tem 23 e o Sporting tem 21. O Sporting tem 15 títulos em atletismo, 5 em hóquei em patins e um em futebol.

- Em qualquer dos títulos europeus conquistados, o Sporting ainda hoje tem recordes vigentes. No atletismo, o Sporting tem três feitos notáveis: é o único clube europeu que até ao momento ganhou a Taça dos Campeões Europeus de Pista e a Taça dos Campeões Europeus de Crosse. O Sporting ganhou por duas vezes, seis Taças dos Campeões de Crosse (Corta-Mato) consecutivas; É o Clube com mais títulos europeus na modalidade de atletismo: 14 de crosse e 1 de pista.

No hóquei em patins, tem dois feitos ainda vigentes: o Sporting é neste momento único o clube na Europa que ganhou as três competições europeias: uma Taça dos Campeões Europeus, três Taças das Taças e uma Taça CERS.

O Sporting possui ainda o recorde de goleadas nas taças europeias: 33-1 ao H. Gujan, de França, nos quartos-de-final da Taça CERS de 1983/84, que os «leões» haveriam de conquistar frente ao Voltregá.

No futebol o Sporting tem ainda dois recordes vigentes: a maior goleada de sempre nas competições europeias (16-1 ao Apoel); o recorde de golos num só jogo - seis - de Mascarenhas, também no encontro da Taça das Taças de 1963/64 frente ao Apoel de Chipre.

- O Sporting é o clube da Europa que tem mais atletas com títulos de campeão europeu, campeão mundial e medalhados em Jogos Olímpicos.A seguir ao Barcelona, o Sporting é o clube europeu com mais atletas olímpicos: 109 atletas.

- A Academia Sporting é a melhor Academia de futebol do Mundo, seguindo-se a Academia do Ol. Lyon e a do Ajax de Amesterdão.

Agradecimento ao amigo Hugo Amaro, que nos fez chegar esta informação.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Paulo Sérgio apresentado


.
O novo treinador do Sporting Clube de Portugal, Paulo Sérgio falou pela primeira vez enquanto «leão», dizendo que vem para o Clube para ser campeão.
.
"Em primeiro lugar, quero agradecer as palavras do nosso presidente. Muito claramente, quero dizer a toda a gente que venho para o Sporting para procurar coisas grandes, ou seja, vencer, ser campeão e lutar pelos títulos. Digo-o de peito aberto, pois é desta forma que, todos os dias, eu quero o meu grupo de trabalho a pensar, e todos quantos nos rodeiam. Na minha forma de ser, no meu carácter, não existem meias-palavras; quero risco, quero arrojo e quero um grupo – no qual vamos trabalhar seriamente na sua construção – a trabalhar todos os dias, com o claro intuito de chegarmos ao título de campeões nacionais. Esse é o nosso grande objectivo e é para esse grande objectivo que daremos o nosso empenho máximo em cada dia de trabalho.
.
Gostaria de dizer também que compreendo e respeito os mais cépticos sportinguistas que gostariam de outro nome, com mais visibilidade e curriculum; respeito-os e percebo o seu sentimento, mas quero deixar claro que isso não me inibe na confiança que tenho na minha capacidade de trabalho e na minha equipa técnica, no grupo com que irei liderar, como também não me ponho em «bicos de pés» devido àqueles que nos têm elogiado. Tenho forte convicção naquilo que somos capazes de fazer e, todos juntos – e quando digo todos, é todos mesmo – vamos certamente conseguir atingir os objectivos a que nos propomos. E como eu não faço nada sozinho, acho que devo apresentar a minha equipa técnica".
.
Fonte: Site Oficial do Sporting.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Três «leões» nos eleitos de Queiroz para o Mundial


À imagem do Euro '08, o Sporting dá 3 jogadores à Selecção Nacional para o próximo Mundial. Miguel Veloso, Pedro Mendes e Lideson estão incluídos na lista do seleccionador nacional. De salientar - entre outras - as ausências de por exemplo João Moutinho, Nuno Gomes e Quim, que também ficou fora dos eleitos.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo (Sp, Braga), Beto (FC Porto) e Daniel Fernandes (Iraklis).

Defesas: Duda (Málaga), Miguel (Valência), Paulo Ferreira (Chelsea), Ricardo Carvalho (Chelsea), Bruno Alves (FC Porto), Rolando (FC Porto), Pepe (Real Madrid), José Castro (Deportivo), Ricardo Costa (Lille) e Fábio Coentrão (Benfica).

Médios: Tiago (At. Madrid), Deco (Chelsea), PEDRO MENDES (SPORTING), Raul Meireles (FC Porto) e MIGUEL VELOSO (SPORTING).

Avançados: Simão (At. Madrid), Danny (Zenit), LIEDSON (SPORTING), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Nani (Manchester United) e Hugo Almeida (Werder Bremen).

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Iordanov allez allez! Iordanov allez allez!



Não posso deixar de voltar a falar de Iordanov. Bonita festa a de ontem, pena não estar mais público, para saudar este que, apesar de nascido na Bulgária, se tornou um verdadeiro símbolo do Sporting.

Numa partida em que o resultado era o que menos interessava, o marcador ficou em 7 para o Sporting e 6 para os amigos de Iordanov. Muitas foram as estrelas que se juntaram a esta festa, antigos colegas como: Rui Jorge, André Cruz, Naybet, Beto, Oceano, Vidigal, Pedro Barbosa, Sá Pinto, Acosta e Stoichkov e adversários como: Vítor Baía, Fernando Couto, Paulinho Santos, Pauleta, Domingos Paciência e muitos outros. Não posso deixar de salientar, a excelente forma apresentada por Beto Acosta, o nosso "Matador" e André Cruz, que classe mesmo hoje, aos 41 anos.

Iordanov iniciou a partida jogando pelos "adversários" mas no último quarto de hora, entrou com a camisola do Sporring e, depois de muitas tentativas, lá acabou por marcar o último e decisivo golo. No final o "Mochilas", como era carinhosamente tratado pelos sportinguistas, visivelmente emocionado, agradeceu o apoio de todos os presentes e deixou ainda o pedido, de os sportinguistas nunca deixarem de apoiar o clube.
.
De minha parte, que sou sócio desde que nasci, deixo o meu obrigado ao "Iorda" por tudo o que sempre fez pelo Sporting. Um verdadeiro "leão", que não sendo um prodígio, compensava tudo o resto na sua dedicação pelo clube. Um dos jogadores que mais admirei e aprendi a respeitar.
.
Obrigado Iorda! Nunca te esqueceremos!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Uma época que nunca mais acaba!

.
Surreal esta época de 2009/10! Desde 1998/99, quando o Sporting era comandado por Mirko Jozic, que a classificação não era tão má! Um 4º lugar e pior, a quase 30 pontos de atraso do 1º classificado. Mesmo nessa época de Jozic, o Sporting em 4º lugar ficou a "apenas" 16 pontos do campeão FC Porto.
.
O povo diz e bem: "O que nasce torto jamais se endireita". Uma época que começou aos sobressaltos, com um treinador que nunca devia ter ficado, um Presidente que nunca correspondeu às expectativas nele colocadas, um novo treinador que apesar de todo o seu esforço, não é treinador para a grandeza do nosso clube, contratações completamente falhadas, boatos, rumores, fugas de comunicação, agressões, enfim, um verdadeiro fiasco!
.
Pior do que isso tudo é, que para o futuro não se vê melhores perspectivas. Surreal o último jogo de ontem, onde se festejavam mais os golos do FC Porto do que, se apoiava a equipa. Mas ao fim ao cabo, em parte já entendo... como é possível apoiar uma "equipa" que parece ter feito falta de comparência?
.
Não auguro nada de bom para o futuro, porque continuo a ver que a filosofia do clube não vai mudar. Vamos continuar a ter um Presidente passivo, uma equipa sem "rei nem roque" e sem fazer um verdadeiro investimento no futebol, pelo menos assim o indica com o treinador que foi contratado. Espero enganar-me...
.
Para a próxima época lá estarei, aliás como sempre estou consecutivamente todos os anos. A fé, não é muita. Muita coisa tinha de mudar e, pelo que vejo nada vai mudar. Mas não deixo de ter fé e de lá marcar presença, porque o Sporting, o Sporting que eu conheço (ou conhecia) é superior a tudo!
.
Duas notas para finalizar:
.
1) Quarta-feira, Iordanov tem finalmente o jogo de homenagem que bem merece! Espero que todos os verdadeiros sportinguistas compareçam, pois este foi um homem e um atleta que tudo deu ao nosso clube! É triste como o nosso clube, que se diz diferente em tantas coisas, continuar a escorraçar aqueles que foram (e são) verdadeiros símbolos.
.
2) Parabéns ao nosso Andebol. Um clube como o nosso, que em tempos já foi eclético, tem novamente uma equipa das chamadas "modalidades amadoras" num final europeia.