quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Será que é preciso muito para ver?


.
Será que é preciso muito para ver como o Barcelona joga? Todos nós somos "treinadores de bancada", cá fora é tudo mais fácil, mas sinceramente, acho que isto é matemático. Qualquer miúdo de 13 anos, até a jogar na PlayStation, sabe como o Barcelona actua.
.
Paulo Bento parece ser um grande estudioso, parece analisar profundamente as equipas adversárias, o nosso azar (nosso e do Sporting) é que a conclusão final é sempre a mesma: Losango, losango, losango.
.
O Barcelona é muito superior, o Barcelona tem muitas mais e melhores individualidades, tudo certo. Mas facilitar completamente a vida a quem já é superior? Por amor de Deus! Todos sabemos que o Barcelona prima pela posse de bola, por extremos bem abertos na frente, por laterais que sobem. Podemos estar nós a jogar em losango com um médio que na ponta atacante não defende? Logo aí é menos um homem. Os interiores (Ontem Pereirinha e Moutinho) se fecham ao meio para ajudar o trinco (ontem Miguel Veloso), abrem completamente os flancos para os laterais adversários subirem (ontem Cáceres até nem subia) e os nossos laterais "levarem" com dois "em cima". Se por outro lado os interiores fecham as laterais, a "manta" não chega no centro e o trinco fica a levar com três homens na sua zona. Isto porque além de termos um médio atacante que não ajuda a defender, o losango não é táctica que se aplique a qualquer adversário.
.
Eu não sei, não sou treinador, não tenho curso, não sou um iluminado, mas isto para mim é claro como a água!
.
Depois para ajudar à festa... é uma displicência total, uma falta de atitude, uma falta de entrega, um treinador que ao invés de incutir garra, só parece incutir medo. Se um Messi por exemplo, marcado em cima já é muito dificíl de segurar, se então lhe dão espaço, se o marcam à distância dá no que dá. E o Barcelona não é só Messi, é Xavi, é Hleb, é Henry, etc, etc, etc...
.
Bem, mas isto sou eu, que cada vez acho que percebo menos de futebol.

Sem comentários: