quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Liedson é o terceiro «leão naturalizado»


.
Quem pensa que Liedson é o primeiro «estrangeiro» do Sporting a jogar pela Selecção Nacional, está enganado. Liedson, que poderá fazer agora a sua estreia no duplo compromisso da Selecção Nacional, frente à Dinamarca e a Hungria, é o 3º «estrangeiro" do Sporting a vestir a «camisola das quinas».
.
Nos anos 60, o Seleccionador Nacional José Maria Antunes, foi o primeiro a chamar jogadores naturalizados à Selecção. Curiosamente, os dois primeiros, ambos jogadores do Sporting, foram chamados no mesmo jogo, um particular com a Alemanha, realizado em Ludwigshafen e Lúcio Soares e David Júlio, fizeram os dois parte do onze titular. Lúcio Soares, defesa brasileiro, acabou por ser 5 vezes internacional AA, enquanto que o médio David Júlio, de origem sul-africana, contabilizaria 4 internacionalizações.
.
A utilização de jogadores «não nascidos» no País que vão representar, é um tema polémico por todo o Mundo. Na minha humilde opinião não concordo. Agora quando, já nos anos 60 se abriu o precendente, penso que os outros acabam por ter os mesmos direitos. É polémico e fico dividido, concordo e não concordo. Penso essencialmente, que se é para naturalizar alguém que se faça por um jogador mesmo necessário, que vá colmatar alguma falta como foi Deco em 2004 ou até mesmo Liedson hoje. Agora por exemplo um Pepe, penso que o que não nos falta, são defesas centrais ou «trincos» de qualidade.
.
O que é certo, é que Liedson é o 6º «estrangeiro» a representar Portugal, depois dos já referidos Lúcio, David Júlio, Deco e Pepe e do luso-brasileiro Celso, nos anos 70. Vamos ver no que isto dará...

Sem comentários: