
.
.
«Leões» assistiram a um momento de sportinguismo puro. O Sporting entregou a baliza sul do Estádio José Alvalade, de forma perpétua, à guarda de Vítor Damas.
O Sporting Clube de Portugal, nas pessoas de José Eduardo Bettencourt (presidente do Conselho Directivo), Eugénio Dias Ferreira (presidente da mesa da Assembleia Geral) e Agostinho Abade (presidente do Conselho Fiscal) levaram a cabo uma bonita homenagem ao antigo guarda-redes «leonino», Vítor Damas, no relvado do Estádio José Alvalade. A cerimónia consistiu em baptizar a Baliza Sul de Vítor Damas, o guarda-redes que mais vezes representou o Sporting, efectuando 743 jogos entre 1955 e 1988.
Damas esteve representado pela sua família: A esposa Doroteia Damas, os filhos, Ana Rita Oliveira e Vítor Damas, o irmão Miguel Damas, a nora Elsa, o sobrinho Miguel, os netinhos António, Vítor, Guilherme, Afonso e Carolina e a sobrinha neta Matilde.
Foi um momento de grande emoção. Para José Eduardo Bettencourt que disse crescer a aplaudir o grande guarda-redes e para a família porque considerou que Vítor Damas mereceu esta sentida homenagem.
José Eduardo Bettencourt começou por dizer que foi "Este foi um momento muito importante e de grande simbolismo para o Sporting. Tivemos grandes guarda-redes, como o Azevedo, Carlos Gomes, Carvalho, mas o Damas foi aquele que mais vezes defendeu as balizas do Sporting. Ele trouxe muitos sportinguistas para a nossa família. Muitos tornaram-se sportinguistas porque o idolatravam. Portanto, a baliza do topo sul, a partir deste dia, passa a chamar-se Vítor Damas".
O dirigente contou ainda que "até hoje não houve ninguém que fizesse mais de 700 jogos pelo Sporting. Vítor Damas conquistou dois campeonatos nacionais e três Taças de Portugal. A sua dedicação e devoção ao Sporting marcou-me bastante. Tive a sorte de o ver jogar e admirava-o bastante. Onde ele estiver, estará certamente a fazer uma força para que as bolas não entrem na nossa baliza. Ele vai estar sempre ao lado dos nossos guarda-redes".
A representar o pai, Ana Rita Oliveira disse "ser uma homenagem emocionante. O meu pai esteve na inauguração deste Estádio, já muito doente, e também esteve na despedida do velhinho Estádio. Ele adorava o Sporting, ensinou-nos a ser sportinguistas. Sei também o que a minha mãe sofreu e torceu por ele quando o via na baliza. Portanto, ele merece esta bonita homenagem, tal qual os sportinguistas que sempre o adoraram. A nossa família está feliz. Somos todos sportinguistas e, claro, que é muito bom saber que o Sporting tem uma baliza com o nome do meu pai".
O equatoriano Felipe Caicedo foi hoje apresentado. Irá herdar a camisola 11, usada no passado por jogadores tão ilustres como Jordão, Acosta e mais recentemente Derlei.
Felipe Caicedo afirmou-se nesta segunda-feira agradecido pela oportunidade que o Sporting lhe deu. O avançado equatoriano falou durante a apresentação à imprensa e manifestou ter uma dívida para pagar. «Estou com 20 anos, em idade de despontar, e por isso estou agradecido por esta oportunidade», disse.
O jogador, recorde-se, deixa para trás o Manchester City. Abandona um dos clubes mais ricos e uma das ligas mais competitivas, mas garante que sai a ganhar da mudança. «É um passo em frente na carreira, a possibilidade de jogar numa grande equipa, que está sempre a lutar pelos primeiros lugares e pela Champions.»
Pelo meio, Caicedo falou ainda da possibilidade de jogar ao lado de Liedson. Uma possibilidade que o deixa muito entusiasmado, garante. «É motivador ter ao lado jogadores assim, com tanta experiência e currículo em Portugal», referiu. «Para mim, não é um problema, é óptimo poder tê-lo ao meu lado.»
A conferência de imprensa de Felipe Caicedo foi mais curta do que o normal. A presença de vários associados na sala, que também queria intervir e fazer perguntas, obrigou a que a cerimónia fosse interrompida pró falta de condições. Ficaram por isso duas respostas do avançado equatoriano e uma do presidente.
José Eduardo Bettencourt não quis falar da possibilidade do Sporting contratar mais reforços, limitando-se a elogiar a contratação de Caicedo. «Vem porque achamos que pode ajudar e vem porque quis vir para o Sporting», frisou. «Recusou propostas, se calhar mais vantajosas, é meio caminho andado para ter sucesso.»
Felipe Caicedo está a um curto passo de ser o segundo reforço do Sporting para a temporada 2009/10. O clube participou, há instantes, um princípio de acordo à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) relativo ao empréstimo do avançado equatoriano do Manchester City por uma época desportiva. O avançado, que estava com o City na África do Sul, terá ainda de realizar os habituais exames médicos antes de formalizar a sua ligação ao clube de Alvalade.
Caicedo pode, inclusive, ser opção para os jogos com o Twente, nos próximos dias 29 de Julho e 4 de Agosto, mesmo que até ao final desta quinta-feira (prazo limite para a inscrição na primeira eliminatória) não tenha, ainda, assinado contrato com os leões. Isto porque a UEFA, explicou um porta-voz ao Maisfutebol, não questiona os 25 nomes enviados pelos clubes participantes. Se, depois, qualquer dos jogadores inscritos não tiver a sua situação regularizada com o clube, este último verá a sua lista reduzida.
Não deixe de visitar o Site Oficial de Felipe Caicedo, aqui!